O que são as monocotiledôneas?

Perguntado por: Kyara Reis Fonseca  |  Última atualização: 22. Februar 2022
Pontuação: 4.5/5 (70 avaliações)

As Monocotiledôneas são um grupo de seres angiospérmicas que se caracteriza taxonomicamente na botânica como categoria de planta cujo embrião tem, tipicamente, um só cotilédone, raiz fasciculada e folhas paralelinérveas.

O que são as monocotiledôneas?

As monocotiledôneas são um grupo de angiospermas que se destacam pela presença de semente com um cotilédone, folhas com nervação paralela e raízes fasciculadas.

O que são as dicotiledôneas?

As dicotiledôneas são plantas angiospermas que possuem dois cotilédones na semente. Em plantas dicotiledôneas, os cotilédones armazenam as substâncias necessárias para o seu desenvolvimento.

O que são plantas monocotiledôneas e dicotiledôneas?

As monocotiledôneas são uma classe de plantas que têm apenas um cotilédone em sua semente. Já as dicotiledôneas são uma classe de plantas que se caracteriza pela presença de dois cotilédones laterais em cada semente. As duas classes possuem diferenças também em suas flores, caule, folhas e outras características.

Quais são as características das monocotiledôneas?

As monocotiledôneas apresentam características peculiares, tais como folhas com venação paralela, feixes vasculares esparsos no caule e a presença de um cotilédone. ... As monocotiledôneas são plantas herbáceas geralmente sem crescimento secundário e com folhas de venação paralela e bainha.

Monocotiledôneas e Dicotiledôneas - Aula 07 - Módulo V: Botânica | Prof. Guilherme

26 questões relacionadas encontradas

Quais são as características das dicotiledôneas?

As dicotiledôneas são angiospermas caracterizados, em suma, por apresentarem dois ou mais cotilédones em sua região embrionária (semente). Elas se caracterizam, além disso, por apresentarem folhas reticulares, bem como flores tetramêras ou pentâmeras.

São exemplos de monocotiledôneas?

Há cerca de 90.000 espécies no grupo das monocotiledôneas. Essas plantas receberam este nome por apresentarem apenas um cotilédone no interior das sementes, tendo como exemplo as palmeiras, orquídeas, milho, trigo, arroz e grama.

Qual a diferença de dicotiledôneas e eudicotiledôneas?

Eudicotiledôneas são um grupo de angiospermas também conhecido como dicotiledôneas verdadeiras. Esse grupo apresenta como principal característica a presença de pólen tricolpado (com três aberturas longas e sulcadas) ou de tipos derivados.

O que é dicotiledôneas basais?

- Dicotiledôneas basais: dois cotilédones, e traços primitivos. Ex: magnólia e vitória-régia. Os dois primeiros grupos correspondem a 97% das angiospermas, e as dicotiledôneas basais são responsáveis pelos 3% restantes.

O que são cotilédones e qual a sua função?

O cotilédone (do grego kotyledon, concavidade em forma de concha) é a primeira ou cada uma das primeiras folhas de um embrião. Para a maioria das plantas, sua função é o armazenamento de reservas que serão utilizadas na germinação.

O que são plantas angiospermas dê exemplos?

As angiospermas são plantas que apresentam flores e frutos. As angiospermas são plantas que se caracterizam por apresentar flor e fruto. ... Entre exemplos de angiospermas, podemos citar: a roseira, a mangueira, o arrozeiro, o feijoeiro, a grama, os lírios, as orquídeas, o coqueiro, entre várias outras.

Como podemos classificar as monocotiledôneas?

As Monocotiledôneas são um grupo de seres (plantas) angiospérmicas (angiospermas ou magnoliófitas) que se caracteriza taxonomicamente na botânica como categoria de planta cujo embrião tem, tipicamente, um só cotilédone, raiz fasciculada (raízes ramificadas) e folhas paralelinérveas.

O que significa liliopsida?

Poaceae é uma família de plantas das angiospermas da classe Liliopsida (Monocotiledôneas), subclasse Commelinidae, também conhecidas como capins, gramas ou relvas.

Quais são as angiospermas basais?

As angiospermas basais compreendem um grupo de plantas que se caracterizam por apresentar pólen uniaperturado ou monossulcado.

Por que não se utiliza mais o termo dicotiledôneas?

Atualmente utilizamos o termo eudicotiledôneas, pois a botânica percebe que o grupo das dicotiledôneas não era monofilético, que significa com apenas um ancestral em comum. Assim, este grupo foi desmembrado e renomeado para eudicotiledôneas (o prefixo “eu” significa verdadeiro).

Qual é a função da flor?

A flor é uma estrutura exclusiva das angiospermas.

Elas podem ser definidas como ramos altamente modificados que apresentam como função garantir a reprodução do vegetal. Além de produzir os gametas, as flores têm estruturas que garantem a atração de polinizadores.

Quem são as eudicotiledôneas?

Eudicotiledôneas é um grudo de angiospermas que se destaca por englobar cerca de 170 mil espécies, o que corresponde a mais de dois terços das espécies de angiospermas. Denominamos de eudicotiledôneas o grupo que apresenta como característica principal a presença de um pólen com três aberturas (pólen tricolpado).

Como saber se uma flor e Dicotiledônea?

Características principais das dicotiledôneas:

- Existência de dois ou mais cotilédones na semente. - Presença de nervuras reticuladas nas folhas. - Presença de pecíolo (parte que liga o caule ao limbo) na folha. - Presença de flores tetrâmeras (4 elementos) ou pentâmeras (5 elementos).

São exemplos de hortaliças dicotiledôneas?

São exemplos de angiospermas dicotiledôneas: feijão, amendoim, soja, ervilha, lentilha, grão-de-bico, pau-brasil, ipê, peroba, mogno, cerejeira, abacateiro, acerola, roseira, morango, pereira, macieira, algodoeiro, café, jenipapo, girassol e margarida.

Como podemos classificar os angiospermas?

As angiospermas, em sua maioria, podem ser classificadas em dois grandes grupos: monocotiledôneas e eudicotiledôneas. Cerca de 90.000 espécies fazem parte do grupo das monocotiledôneas, e as eudicotiledôneas apresentam, em média, 200.000 espécies.

Como podem ser classificadas as flores das angiospermas?

Em relação ao número de peças florais (sépalas, pétalas, estames e carpelos) presentes em cada verticilo: Trímeras: apresentam as peças em número de três ou seus múltiplos; Tetrâmeras: apresentam as peças em número de quatro ou seus múltiplos; Pentâmeras: apresentam as peças em número de cinco ou seus múltiplos.

Quais são as plantas briófitas?

As briófitas são plantas avasculares (não possuem vasos condutores de seiva) que crescem em solos úmidos, pedras ou troncos de árvores, sendo os musgos seus principais representantes. ... O esporófito das briófitas é diploide (2n) e é menos desenvolvido e de curta duração.

Quais as principais características angiospermas?

Características das angiospermas

são vascularizadas; têm raiz, caule e folhas; têm sementes (que são óvulos fecundados e desenvolvidos); têm frutos (estrutura que envolve e protege a semente, além de ser o ovário desenvolvido da planta);

Artigo anterior
O tempo disse ao tempo quanto tempo o tempo tem?
Artigo seguinte
Quais são os 4 ciclos da água?