O que são as figuras de linguagem incluindo sua finalidade no texto?

Perguntado por: Iara Bianca Carneiro  |  Última atualização: 29. Oktober 2024
Pontuação: 4.3/5 (11 avaliações)

Figuras de linguagem são formas de expressão que destoam da linguagem comum ou denotativa. Elas dão ao texto um significado que vai além do sentido literal, portanto permitem uma plurissignificação do enunciado.

Quais são as figuras de linguagem no texto?

As principais Figuras de Linguagem são Metáfora, Símile, Analogia, Metonímia, Perífrase, Sinestesia, Hipérbole, Elipse (ou Zeugma), Silepse, Hipérbato (ou Inversão), Polissíndeto, Antítese, Paradoxo, Gradação (ou Clímax) e Personificação (ou Prosopopeia).

Quais são as 7 figuras de linguagem?

Nestes exemplos de figuras de linguagem, a comunicação se torna mais expressiva por meio do uso das palavras.
  • Metáfora. Provavelmente esta é uma das figuras de linguagem mais conhecidas e usadas em nosso dia a dia. ...
  • Comparação. ...
  • Metonímia. ...
  • Catacrese. ...
  • Sinestesia. ...
  • Hipérbole. ...
  • Eufemismo. ...
  • Litote.

O que é figuras de linguagem e seus objetivos?

As figuras de linguagem são usadas para exprimir de formas e objetivos diferentes os pensamentos da pessoa que escreve, a fim de comover, surpreender, fazer o leitor rir ou refletir sobre algo. Veremos, separadamente, cada uma das figuras de linguagem mais usadas em textos literários, jornalísticos e publicitários.

Quais são as 10 figuras de linguagem?

Quais são as principais figuras de linguagem?
  • Metáfora. Essa é uma das, senão a figura de linguagem mais conhecida. ...
  • Comparação. Quando usamos essa figura de linguagem em uma produção textual, estamos buscando atribuir semelhanças entre dois elementos. ...
  • Metonímia. ...
  • Sinestesia. ...
  • Catacrese. ...
  • Eufemismo. ...
  • Hipérbole. ...
  • Ironia.

Alexandre de Moraes fala pela 1ª vez sobre ataques de Elon Musk

44 questões relacionadas encontradas

Quais são as principais funções da linguagem?

Emotiva, referencial, conativa, fática, metalinguística e poética: São seis as funções da linguagem, sempre inseridas em nossos atos comunicativos.

O que é metáfora de um exemplo?

O pelo do meu cachorro é macio como um tapete felpudo. No enunciado fica evidente a comparação por meio da expressão “como”. O meu cachorro é um verdadeiro tapete felpudo. Nesse outro enunciado, ocorre uma metáfora, pois não se compara explicitamente o pelo do cachorro à maciez do tapete.

Quando usar as figuras de linguagem?

Você pode usar figuras de linguagem ao estabelecer comparações entre os argumentos e os fatos expostos ao longo do texto, ou até mesmo para introduzir uma citação que esteja relacionada com o tema abordado.

Quais são as 58 figuras de linguagem?

Ora vamos ver então quais as principais figuras gramaticais: imagem, comparação, interrogação, apóstrofe, prosopopeia, reticência, hipérbole, perífrase (todas de pensamento); elipse, anacolutia, anacoluto pleonástico, pleonasmo, anástrofe, zeugma, assíndeto (estas de sintaxe); metáfora, ironia, sinédoque, metonímia ( ...

O que é figuras de linguagem em português?

Figuras de linguagem são palavras ou expressões conotativas, portanto, apresentam um sentido que ultrapassa a linguagem comum, literal ou denotativa. Então, se, por exemplo, escrevemos que “Artur é um doce”, não queremos dizer que ele tem gosto de açúcar, mas que é uma pessoa delicada.

O que é ironia na figura de linguagem?

Ironia é uma figura de linguagem que consiste em sugerir o contrário do que se afirma. Pode também ser entendida como uma zombaria. Em ambos os casos, para ser identificada, ela depende do contexto (da situação) e do conhecimento do interlocutor.

Como saber se é eufemismo?

Eufemismo é uma figura de linguagem, ou de pensamento, caracterizada por suavizar a informação de um enunciado. Portanto, é usado, principalmente, em contextos formais ou nas situações em que o enunciador pretende ser agradável, preocupado em não ofender interlocutores ou ouvintes.

Como identificar funções da linguagem em um texto?

Resumo sobre as funções da linguagem

Função referencial ou denotativa: apresentar mensagem objetiva. Função fática ou de contato: manter o canal de comunicação ativo. Função metalinguística: colocar em evidência a própria linguagem utilizada. Função conativa ou apelativa: convencer ou instruir o receptor da mensagem.

O que é função fática exemplo?

É função fática quando também o emissor testa o canal de comunicação, por exemplo: Alô! Você me ouve? Compreende o que eu falei?

O que é o código na linguagem?

Código: é o meio pelo qual se passa a mensagem: gestos, figuras, fala, escrita. Canal: é o meio pelo qual a mensagem circula. Contexto: é o meio no qual o receptor e emissor estão inseridos: situação, lugar.

Como identificar a função poética?

A função poética é uma das seis funções da linguagem. Caracteriza-se pelo foco na mensagem, buscando construí-la de modo expressivo, sendo comum em obras artísticas. A função poética é comum em textos literários. Neles, palavras e imagens podem ter múltiplos significados ou interpretações.

O que é função poética exemplo?

A função poética é aquela voltada para a construção estética do texto, muito comum em poemas. A função poética é um recurso voltado para a construção estilística do texto. Ela está presente em uma diversidade de gêneros textuais, sendo mais comum em produções literárias, como os poemas, ou em anúncios publicitários.

Como identificar a perífrase?

A perífrase é uma figura de linguagem da língua portuguesa, sendo comum em textos literários, poemas, músicas e outros gêneros textuais que são menos rígidos em forma e linguagem. Ela é usada quando temos um apelido ou alcunha para algum objeto ou lugar, que acaba sendo bem conhecido no senso comum.

Como saber si está escrito bien?

Para representar adequadamente os fonemas, a ortografia utiliza as notações léxicas, sinais gráficos utilizados em alguns vocábulos que nos indicam a pronúncia ou a escrita exata da palavra. São exemplos de notações léxicas: acento (agudo, grave ou circunflexo), til, apóstrofo, cedilha e hífen.

Qual a diferença entre a metáfora é a comparação?

Comparação: apresenta explicitamente palavras que marcam a comparação que está sendo feita: “como”, “tal qual”, “feito” etc. Metáfora: é uma comparação implícita e em sentido figurado, ou seja, sem usar palavras que marquem a comparação e sem poder ser entendida literalmente.

Artigo anterior
Quanto ganha 2 Tenente do Exército?
Artigo seguinte
Quais os principais tipos de trabalhadores em regime CLT?