O que são as escusas absolutórias?

Perguntado por: Ema Ema Leite  |  Última atualização: 25. Februar 2022
Pontuação: 5/5 (70 avaliações)

Escusa absolutória é uma expressão jurídica usada no Código Penal Brasileiro para designar uma situação em que houve um crime e o réu foi declarado culpado, mas, por razões de utilidade pública, ele não está sujeito à pena prevista para aquele crime.

O que é uma escusa absolutória?

As escusas absolutórias são causas excludentes da punibilidade previstas no Código Penal brasileiro, é o caso, por exemplo da absolvição de um filho que furta coisa móvel pertencente ao seu pai.

Quando se aplica a escusa absolutória?

O artigo 181 do Código Penal Brasileiro prevê a existência de uma escusa absolutória para os crimes contra o patrimônio, quando praticados pelo agente contra cônjuge, ascendentes ou descendentes.

É crime roubar o pai?

Mas, se o criminoso for meu filho, ficarei isento de pena em razão da escusa absolutória prevista. Portanto, nota-se que, a pessoa que furta o pai: Em regra: não responde por crime algum, pois trata-se de escusa absolutória.

O que é causa de isenção de pena?

O artigo 181 do Código Penal estabelece que é isento de pena quem comete qualquer um dos crimes contra o patrimônio em prejuízo de seu cônjuge, na constância da sociedade conjugal, ou de ascendente ou descendente, seja o parentesco legítimo ou ilegítimo, seja civil ou natural.

Escusas absolutórias, relativas e inaplicáveis (arts. 181, 182 e 183 do CP)

20 questões relacionadas encontradas

Qual excludente isenta o réu de pena?

É importante apontar que o excludente de culpabilidade age sobre o ato penal mediante a reprovação social do ato praticado, podendo a situação isentar o sujeito de pena ou diminuir a sua pena, de acordo com a estipulação da lei.

O que exclui a pena?

Excludente de culpabilidade é a circunstância que afasta ou exclui a culpa. Assim, deixa de estar caracterizado o delito e de ser cabível a sanção. ... Como tal, a culpa é definida por um princípio de culpabilidade que rege o direito de o Estado punir um sujeito por um ato.

O que acontece com quem bate no pai?

"Dar uma palmada não é crime, não acontece nada com os pais, como punição. ... "Mas a palmada é uma violência, é o início de qualquer agressão. A essência da lei é proteger a criança de qualquer agressão." O projeto de lei pode modificar relações como a de Júlia*, 14 anos, e a mãe, Norma*, 33.

O que é o artigo 183?

Artigo 183 do Decreto Lei nº 2.848 de 07 de Dezembro de 1940

I - se o crime é de roubo ou de extorsão, ou, em geral, quando haja emprego de grave ameaça ou violência à pessoa; II - ao estranho que participa do crime.

O que diz o artigo 181 do Código Penal?

- É isento de pena quem comete qualquer dos crimes previstos neste título, em prejuízo: I - do cônjuge, na constância da sociedade conjugal; II - de ascendente ou descendente, seja o parentesco legítimo ou ilegítimo, seja civil ou natural.

Quando se aplica o perdão judicial?

O perdão judicial está previsto no art. 121, em seu § 5º, que assim dispõe: na hipótese de homicídio culposo, o juiz poderá deixar de aplicar a pena, se as consequências da infração atingirem o próprio agente de forma tão grave que a sanção penal se torne desnecessária.

Qual a natureza jurídica da escusa absolutória prevista no art 181 do Código Penal?

Qual a natureza jurídica da escusa absolutória do Art. 181 do Código Penal? Segundo a Doutrina encontrada seria causa equivalente a extinção de punibilidade, ou mais precisamente, causa de isenção de pena. ... Inexiste interesse de agir não se delineando justa causa para ação penal.

Qual a natureza jurídica das escusas absolutórias?

Como exemplo podemos citar as escusas absolutórias dos crimes contra o patrimônio e a retratação do agente no crime de falso testemunho.As Escusas absolutórias tem natureza jurídica de causa pessoal de exclusão de punibilidade.

O que é o arrependimento eficaz?

Já o arrependimento eficaz, também chamado de arrependimento ativo, ocorre “quando o agente, tendo já ultimado o processo de execução do crime, desenvolve nova atividade impedindo a produção do resultado” (JESUS, 2006, p. 343/344).

O que é escusa relativa?

O Código Penal também prevê escusas relativas, conforme o Art. 182, supracitado. Naquelas hipóteses, para que haja processo criminal que possa culminar na responsabilização do agente criminoso, a lei estabelece que é necessária a representação por parte da vítima.

O que é um crime de estelionato?

Trata-se do famoso crime do “171”, infração penal contra o patrimônio que pode ser praticado por qualquer pessoa que tenha a intenção de enganar alguém para lhe tirar vantagem... Alguns golpes comuns que são enquadrados como estelionato são o golpe do bilhete premiado e o golpe do falso emprego. ...

O que significa o artigo 182?

Ação penal pública condicionada a partir da Lei 13.964/2019 (pacote anticrime) . ... Lei 13.964/2019. Lei 9.099/1995, art.

O que é o artigo 184?

"Art. 184. Violar direitos de autor e os que lhe são conexos: Pena – detenção, de 3 (três) meses a 1 (um) ano, ou multa.

O que é o artigo 155?

Art. 155 - Subtrair, para si ou para outrem, coisa alheia móvel: Pena - reclusão, de um a quatro anos, e multa. ... § 2º - Se o criminoso é primário, e é de pequeno valor a coisa furtada, o juiz pode substituir a pena de reclusão pela de detenção, diminuí-la de um a dois terços, ou aplicar somente a pena de multa.

Qual a pena para pai que agride filho?

No entendimento dos desembargadores: "O exercício regular do direito de correção, do pai para com os filhos, deve ser exercido nos limites da lei sob pena de configurar crime, em havendo abuso. ...

Pode denunciar um pai por agressão?

As agressões podem ser feitas por meio do “Disque Direitos Humanos - Disque 100", um serviço nacional, mantido pelo governo federal e que pode ser acionado de qualquer parte do país. Não há necessidade de identificação do denunciante.

É crime pais baterem nos filhos?

A Câmara dos Deputados aprovou nesta quarta-feira (14) o projeto de lei que proíbe os pais de baterem nos filhos. ... Teresa Surita destacou que não há, no texto, qualquer previsão de multa, prisão ou perda da guarda dos filhos. "Dar uma palmada não é crime, não acontece nada com os pais como punição.

Quais são as excludentes de culpabilidade penal?

A legítima defesa, o estado de necessidade, o estrito cumprimento do dever legal e o exercício regular de direito consistem em causa excludentes da ilicitude. A coação moral irresistível e a obediência hierárquica são causas excludentes da culpabilidade.

O que exclui a potencial consciência da ilicitude?

A causa que exclui a potencial consciência da ilicitude (elemento da culpabilidade), é o ERRO DE PROIBIÇÃO. Vejamos o que diz o Código Penal: Art. 21 – O desconhecimento da lei é inescusável.

Quais são as excludentes?

As excludentes de ilicitude estão previstas no artigo 23 do Código Penal brasileiro. São elas: o estado de necessidade, a legítima defesa, o estrito cumprimento do dever legal e o exercício regular de direito.

Artigo anterior
Quais as desvantagens das redes sociais?
Artigo seguinte
O que é laranja?