O que são as doenças periodontais?

Perguntado por: Gil Pacheco  |  Última atualização: 14. Februar 2022
Pontuação: 4.1/5 (18 avaliações)

A doença periodontal é caracterizada pela inflamação e destruição dos tecidos de proteção (gengiva) e suporte (osso, cemento e ligamento periodontal) dos dentes. A principal causa é a higiene bucal insuficiente associada à suscetibilidade do sistema imunológico.

Quais são as doenças periodontais?

Os três tipos de doenças periodontais mais recorrentes são a gengivite, a periodontite e a periodontite avançada, e afetam a saúde bucal dos pacientes de formas diferentes.

Qual a causa de doenças periodontais?

Causas e fatores de risco da periodontite
  • Gengivite.
  • Obesidade.
  • Histórico familiar.
  • Tabagismo.
  • Medicamentos que reduzem a produção de saliva.
  • Consumo excessivo de bebidas alcoólicas.
  • Doenças que afetam o sistema imunológico, como a aids.
  • Diabetes.

Como é feito o tratamento de periodontite?

Um método de tratamento para a doença periodontal é realizado através de raspagem e alisamento radicular ou terapia periodontal não cirúrgica, que remove a placa bacteriana e o cálculo dentário (tártaro) das superfícies radiculares por meio de procedimentos utilizando instrumentos manuais, sônicos e ultrassônicos.

Quanto tempo dura o tratamento de periodontite?

A recuperação da periodontite está ligada ao tipo de procedimento realizado. Sendo tratamento clínico demora até 48 horas e tratamento cirúrgico demora até 07 dias.

O que são doenças periodontais?

37 questões relacionadas encontradas

Porque a periodontite não tem cura?

“A periodontite tem cura. Entretanto, as consequências resultantes da sua presença não são reversíveis”, revela. Ou seja: a perda óssea e o rompimento de ligamentos periodontais já ocorridos não se regeneram. Nesse caso, o tratamento consiste em remover e controlar a placa bacteriana e o tártaro.

O que causa a Piorreia nos dentes?

A periodontite – conhecida popularmente como piorréia – é uma inflamação crônica que acomete gengiva, osso e ligamentos de suporte dos dentes que se dá, principalmente, pelo acúmulo de bactérias nestas regiões. Ela é uma das principais causas de perda de dentes em adultos e a principal causa em pessoas idosas.

Quais são as complicações da doença periodontal?

A Doença Periodontal e suas complicações
  • sangramento gengival;
  • mau hálito persistente (halitose);
  • gengivas vermelhas, inflamadas e sensíveis;
  • retração gengival;
  • presença de secreção purulenta entre o dente e a gengiva;
  • mobilidade dentária.

O que podemos fazer para evitar a doença periodontal?

Para se conservarem os dentes e prevenir a doença periodontal é indispensável eliminar a placa bacteriana diariamente dos dentes e gengivas com a escova e com algum outro instrumento de higiene interdentária (fio de seda, escova interproximal, jato de água).

Qual o fator etiológico primário da doença periodontal?

O acúmulo de biofilme dental é o fator etiológico primário da doença periodontal5. Entretanto, existem fatores etiológicos secundários, que se classificam em locais ou predisponentes, facilitando a retenção do biofilme e dificultando sua remoção e modificadores, alterando a resposta imunológica do organismo6-1.

Como tratar periodontite avançada?

Como é feito o tratamento para a periodontite. A maior parte dos casos de periodontite tem cura, mas seu tratamento varia de acordo com o grau de evolução da doença, podendo ser feito através de cirurgia ou de técnicas menos invasivas, como curetagem, aplanamento da raiz ou uso de antibióticos, por exemplo.

O que é periodontite avançada?

A periodontite avançada é um termo popular dado à doença periodontal comum que já encontra-se em estado avançado. É quando as perdas ósseas já expõem boa parte das raízes de alguns dentes e também podem aparecer outros sinais como a mobilidade dos dentes e a perda de alguns dentes.

Como prevenir a gengivite?

Você pode prevenir a gengivite da seguinte maneira:
  1. Escovação correta e uso apropriado do fio dental para remover placa e restos de alimentos, e do controle do aparecimento de tártaro;
  2. Alimentação correta para garantir nutrição adequada;
  3. Evitar cigarros e outras formas de tabaco;
  4. Ir ao dentista regularmente.

São características da lesão avançada da doença periodontal?

Lesão avançada

Extensão da lesão ao osso alveolar e ligamento periodontal com perda óssea significativa caracterizando o quadro clínico de periodontite; contínua perda de colágeno subjacente ao epitélio da bolsa; formação de bolsas periodontais; presença de plasmócitos alterados e períodos de quiescência e exacerbação.

Quando a periodontite é grave?

Periodontite avançada: neste estágio final da doença, as fibras e os ossos de sustentação dos dentes estão destruídos, o que faz com que os dentes migrem ou mudem de lugar ou se tornem abalados ou com mobilidade. Isto pode afetar sua mordida e, se o tratamento não for eficaz, você corre o risco de perder seus dentes.

Quais são as sequelas da doença periodontal como podemos Tratá-las?

Tratamento da periodontite.

De qualquer forma, procedimentos como a raspagem das raízes dentárias, medição da extensão da retração gengival e bolsas periodontais (periograma) e adoção de técnicas mais eficientes de escovação dos dentes e uso de instrumentos de higienização oral fazem parte de todas elas.

Qual o nome da doença que faz cair os dentes?

Periodontite. Essa é a principal causa de perda de dentes. A doença periodontal é uma infecção bacteriana crônica que atinge as gengivas e os ossos que sustentam os dentes. À medida que ela avança, destrói o tecido e o osso da gengiva e, com isso, os dentes ficam soltos.

Qual Bactéria causa periodontite?

As principais bactérias da doença periodontal são Prevotella intermédia, Tannerella forsythia, Treponema denticola, Porphyromonas gingivalis. Essas bactérias em desequilíbrio com a microbiota da gengiva sinalizam inflamação para o sistema imune inato (neutrófilos e o sistema complemento).

O que acontece se o paciente não procurar o dentista para tratar a doença periodontal?

Ela infecciona a gengiva e, se não for tratada a tempo, pode se deslocar para os tecidos de suporte, como o osso e o ligamento periodontal.

Como tratar naturalmente a periodontite?

A solução de água morna com sal é uma boa opção de remédio caseiro para a gengivite pois a água salgada ajuda a cicatrizar e acalmar a gengiva inflamada, aliviar a dor, além de ser um antisséptico natural reduzindo a quantidade de bactérias que causam a gengivite e o mau hálito.

Quem tem periodontite pode extrair dente?

Infecções, cáries, inflamações e periodontite

Cáries profundas ou infecções podem comprometer ossos, dentes e ligamentos. Se elas não forem tratadas rapidamente e da maneira correta, podem abrir espaço para contaminações e necrose do nervo. Nessas situações, a extração do dente é necessária.

Quais os cuidados com gengivite?

Anote essas dicas dos especialistas para evitar a gengivite e garantir a sua saúde bucal.
  1. 2.1. Mantenha uma boa rotina de higiene bucal. ...
  2. 2.2. Invista nos produtos certos para limpeza dos dentes. ...
  3. 2.3. Faça visitas regulares ao dentista. ...
  4. 2.4. Opte por uma alimentação saudável e equilibrada.

O que pode causar gengivite?

A principal causa da gengivite é a formação da placa bacteriana, uma camada de bactérias que se desenvolvem ao redor, em cima e entre seus dentes de modo contínuo, principalmente em áreas de difícil acesso. Essas bactérias irritam a gengiva e podem causar a inflamação do tecido gengival.

O que faz ter gengivite?

A gengivite é uma inflamação nas gengivas provocada, na enorme maioria dos casos, por uma limpeza bucal inadequada.

Como é o tratamento da doença periodontal?

Periodontia é a especialidade odontológica que trata dos tecidos do periodonto, ou seja, aqueles que dão sustentação para os dentes. Seus procedimentos visam prevenir, diagnosticar e tratar problemas e doenças que atingem a gengiva, o ligamento periodontal e o osso alveolar. O especialista dessa área é o periodontista.

Artigo anterior
Quanto tempo demora para gatos desmame?
Artigo seguinte
O que é a prova de aptidão profissional?