O que são as deduções?

Perguntado por: Matheus Francisco Batista de Esteves  |  Última atualização: 13. März 2022
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E as deduções de imposto devido diminuem diretamente o valor do imposto a ser pago. Os gastos dedutíveis têm a finalidade de reduzir consideravelmente a base de cálculo do IR. Entre esses gastos podemos citar gastos com saúde, educação, pensão alimentícia e dependentes.

O que é uma dedução?

Significado de dedução

Diminuição; ação ou efeito de deduzir, de subtrair, de retirar: conseguiu dedução do valor do seguro. Inferência; o resultado ou conclusão que se consegue chegar.

O que são as deduções na contabilidade?

As deduções sobre vendas são valores calculados sobre o faturamento bruto dos produtos e serviços vendidos pela empresa. Geralmente são percentuais aplicados sobre a receita bruta (Receita Bruta * Dedução / 100), mas podem ser também valores fixos a serem pagos a cada venda realizada.

O que são deduções no IR o que pode ser deduzido?

Gastos dedutíveis

São gastos que a Receita Federal considera realmente despesas por necessidade . Assim, você consegue pagar menos imposto. Os gastos que você pode abater no seu Imposto de Renda são: gastos com saúde, educação, previdência privada, dependentes e contribuição ao INSS.

Quais despesas são dedutíveis do Imposto de Renda?

Agora, dê uma olhada em 7 despesas dedutíveis.
  1. Educação. Valores investidos em educação podem ser informados na declaração de IRPF. ...
  2. Saúde. ...
  3. Pensão alimentícia. ...
  4. Previdência social. ...
  5. Previdência privada. ...
  6. Dependentes. ...
  7. Despesas em livro-caixa.

LÓGICA - AULA 2: O QUE É DEDUÇÃO OU RACIOCÍNIO DEDUTIVO | PROFESSOR CRISTIANO

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Quais são as deduções do Imposto de Renda em 2022?

Deduções
  • as deduções com dependentes estão limitadas a R$ 2.275,08 por dependente;
  • as despesas com educação têm limite individual anual de R$ 3.561,50;
  • limite de dedução do desconto simplificado de R$ 16.754,34,
  • dependentes, de qualquer idade, deverão estar inscritos no CPF.

Quais as deduções na DRE?

De modo resumido, alguns dos tópicos que devem constar na DRE são: a receita bruta das vendas e serviços, as deduções das vendas, os abatimentos e os impostos; as despesas com as vendas, as despesas financeiras, deduzidas das receitas, as despesas gerais e administrativas; as participações de debêntures, empregados, ...

O que são deduções de Vendas?

As Deduções sobre Vendas são valores calculados sobre o faturamento bruto dos produtos e serviços vendidos pela empresa. Geralmente são percentuais aplicados sobre a receita bruta (Receita Bruta * Dedução / 100), mas podem ser também valores fixos a serem pagos a cada venda realizada.

Como contabilizar abatimentos de vendas?

A conta contábil Abatimentos sobre Vendas é uma dedução da receita bruta. O abatimento não provoca ajustes no estoque, nem no Custo das mercadorias vendidas (CMV), uma vez que as mercadorias não retornam ao estabelecimento do vendedor.

Quais itens devem ser considerados como deduções e abatimentos sobre vendas na DRE?

Deduções da receita bruta

Já nos abatimentos devem ser considerados os valores deduzidos da venda contidos na NF-e, ou seja, os descontos incondicionais. Os descontos incondicionais podem ser vistos como aqueles que não dependem de algum fator para acontecer. O seu fornecedor já dá o desconto no momento da compra.

Como calcular valor de deduções?

Os valores das deduções são geralmente percentuais aplicados sobre a receita bruta (Receita Bruta * Dedução /100), mas podem ser também valores fixos a serem pagos a cada venda realizada. Alguns exemplos de deduções de vendas mais comuns: Impostos: podem ser federais, estaduais ou municipais.

Qual é o cálculo do IR e CSLL na DRE?

Parece complicado, mas é simples.

Alíquota nada mais é do que o valor do imposto. Para o IRPJ, a alíquota é de 15% para todo lucro até R$ 20.000,00 por mês e 10% para todo lucro que passar esse limite. E para a CSLL, a alíquota é sempre 9% sobre a base de cálculo.

O que deve constar no DRE?

O que uma DRE deve conter

Segundo o artigo 187 da lei, a Demonstração do Resultado do Exercício deve conter: A receita bruta das vendas e serviços, as deduções das vendas, os abatimentos e os impostos. A receita líquida das vendas e serviços, o custo das mercadorias e serviços vendidos e o lucro bruto.

O que compõe a DRE?

A estrutura da DRE segue o seguinte esquema:

Do Lucro Bruto, subtraem-se todas as despesas operacionais, financeiras, operacionais, gerais e administrativas. Inversamente, acrescentam-se aí as receitas operacionais e, então, chega-se ao Lucro (ou Prejuízo) Operacional Líquido.

Quais os itens que são calculados na DRE que não podemos Esquecer-nos de levar para o BP?

São todos as entradas e saídas relacionadas à manutenção da atividade da empresa, como luz, internet, aluguel, folha salarial dos demais funcionários, despesas administrativas, juros sobre o capital próprio ou de terceiros, entre outros.

Como Elaborar um DRE passo a passo?

Quais são os passos para elaborar uma DRE?
  1. Montar sua estrutura. Em primeiro lugar, é preciso montar a estrutura da DRE. ...
  2. Calcular a Receita Líquida. ...
  3. Descobrir o Resultado Bruto. ...
  4. Obter o Resultado Antes do IR e CSLL. ...
  5. Conhecer o Lucro Líquido. ...
  6. Conseguir o Resultado do Exercício.

Como se calcula a DRE?

Como se calcula a DRE?
  1. A partir da Receita Líquida de Venda/Serviços. » Deduzir CUSTO DAS MERCADORIAS VENDIDAS/CUSTO DOS SERVIÇOS PRESTADOS. » O resultado será o LUCRO BRUTO.
  2. A partir do Lucro Bruto. » Deduzir DESPESAS OPERACIONAIS; » Deduzir DESPESAS COM VENDAS; » Deduzir DESPESAS FINANCEIRAS.

Como calcular o IR no balanço?

Para fins de cálculo da contribuição social s/ o lucro por estimativa deverá somar o percentual sobre a receita bruta do mês, acrescidos do ganho de capital e demais receitas, variando os percentuais de acordo com as seguintes atividades: I- 12% na venda de mercadorias, produtos (art.

Como calcular o IR e CSLL no lucro real?

· IRPJ: 25% para Lucro acima de R$ 20.000,00/mês; · CSLL: 9% sobre qualquer Lucro apurado. Em resumo, no Lucro Real os dois tributos variam de 24% (9% + 15%) a 34% (9% + 25%), aplicados sobre o Lucro e não sobre o faturamento. A apuração pelo Lucro Real pode ser trimestral ou anual.

Como calcular desconto IRRF 2021?

Para calcular o IRRF em 2021, é necessário usar a base do salário bruto do funcionário e descontar o valor do INSS com base na tabela do IRRF 2021. Além disso, itens como a quantidade de dependentes e de pensões alimentícias também incidem no valor irrf.

Como calcular IRRF 2021 na folha de pagamento?

Para isso, devemos subtrair os dois descontos do salário bruto de Roberto:
  1. 4.500 (salário bruto) – 495 (INSS) – 300 (pensão) = 3.705 (base de cálculo) ...
  2. 3.705 x 0,15 = 555,75. 555,75 – 354,80 = R$ 200,95. Sendo assim, o valor do Imposto de Renda a ser retido na folha de pagamento do funcionário é de R$ 200,95.

Como calcular a dedução do imposto de renda retido na fonte?

Como exemplo temos um trabalhador com 1 dependente e salário mensal bruto de R$ 2.900,00. 1 - Subtrair a quantia destinada ao INSS calculada progressivamente: (R$ 2.900,00 - R$ 2.203,48) x 12% + (R$ 2.203,48 - 1.100,00) x 9% + 1.100,00 x 7,5% = R$ 265,39. Base de Cálculo para o IRRF: R$2.900,00 - R$ 265,39 = R$ 2.634, ...

São deduções do resultado do exercício as participações e as despesas financeiras?

São deduções do resultado do exercício as participações e as despesas financeiras. ... Os componentes da DRE são: Prêmio na emissão de debêntures, Juros sobre o capital próprio, Ajuste a valor presente e Doações e subvenções para investimentos.

Quais são as despesas com vendas?

Despesas Comerciais

Neste grande grupo estão todas aquelas despesas relacionadas à vendas. Ou seja, comissões , salário dos vendedores, propaganda e publicidade, embalagens, brindes, fretes e seguros, viagens, despesas com PDD, depreciação e gasolina dos veículos de venda e entrega.

Quais os critérios básicos para apresentação da DRE previstos na Lei 6404 76 Art 187?

O art. 187 da Lei das Sociedades por Ações (Lei 6.404/76) estabelece a ordem de apresentação das receitas, custos e despesas, nessa demonstração. b) os custos, despesas, encargos e perdas, pagos ou incorridos, correspondentes à essas receitas e rendimentos.”

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