O que são armas nucleares?

Perguntado por: Lucas Sandro Brito Macedo Nunes  |  Última atualização: 9. Februar 2022
Pontuação: 4.3/5 (15 avaliações)

Bomba nuclear é um dispositivo explosivo que deriva sua força destrutiva das reações nucleares, tanto de fissão ou de uma combinação de fissão e fusão. Ambas as reações liberam grandes quantidades de energia a partir de quantidades relativamente pequenas de matéria.

O que é uma arma nuclear?

As armas nucleares, também chamadas de bombas atômicas, são armamentos de grande poder destrutivo. Sua força vem de reações nucleares, ou seja, reações que acontecem no núcleo dos átomos, as partículas minúsculas que formam toda matéria existente – objetos, animais, natureza, tudo.

O que as armas nucleares podem causar?

As armas nucleares emitem grandes quantidades de radiação térmica, essas radiações podem ser tão fortes que podem causar queimaduras, o que pode simultaneamente incendiar escombros, o que mata os sobreviventes da explosão, por carbonização.

Quais são os tipos de armas nucleares?

Assim, os dois tipos de bomba são genericamente chamados bombas nucleares.
  • Fissão nuclear.
  • Fusão nuclear.
  • Bomba suja.
  • Bomba de nêutrons (neutrões)
  • Armas nucleares táticas ou de uso tático.
  • Desarmamento.
  • Nações Unidas.

Como funcionam as armas nucleares?

A bomba nuclear funciona pelo princípio da fissão nuclear, que é a divisão de um átomo instável pelo bombardeamento de partículas, como um nêutron. Isso gera uma reação em cadeia que vai provocando a fissão nuclear dos outros átomos presentes.

Armas Nucleares | Nerdologia

29 questões relacionadas encontradas

Como é o processo de explosão de uma bomba nuclear?

O funcionamento das bombas de fissão nuclear é através da divisão de um átomo instável pelo bombardeamento de partículas, como um nêutron. ... Por sua vez, a explosão termonuclear ocorre através da fusão de dois átomos, mas para que isso ocorra é necessário obter energia através da fissão.

Por que o Brasil não tem armas nucleares?

O Brasil é um dos vários países que se recusam a possuir armas nucleares, sob os termos do Tratado de Não Proliferação de Armas Nucleares, mas que possuem muitas das principais tecnologias necessárias para produzir esse tipo de arma.

Quem foi os primeiros a produzir armas nucleares?

O líder soviético Joseph Stalin já havia aprovado um programa nuclear em 1943, e um ano e meio após os bombardeios no Japão, a União Soviética obteve sua primeira reação nuclear em cadeia. Em 1949, a URSS testou o “First Lightening”, seu primeiro dispositivo nuclear.

Quando foram usadas armas nucleares?

As armas nucleares foram utilizadas, pela primeira vez, ao fim da Segunda Guerra Mundial, em 1945.

Quais os perigos das armas nucleares que ainda estão estocadas pelas nações mais poderosas?

Além da imensa perda imediata de vida, uma guerra nuclear poderia causar danos duradouros ao nosso planeta. Poderia interromper severamente o ecossistema e reduzir as temperaturas globais, causando escassez de alimentos no mundo todo.

Qual o perigo da bomba atômica?

Bombas atômicas são dispositivos cujo poder de destruição deriva da fissão de núcleos de átomos como o urânio-235 ou o plutônio-239. A detonação desse tipo de explosivo causa uma grande destruição devido ao intenso calor, deslocamento de ar e radioatividade, além dos efeitos a longo prazo à saúde e ao meio ambiente.

De quem é a responsabilidade pelo uso de armas nucleares?

De acordo com o Artigo 7, os estados devem ajudar-se mutuamente a esses propósitos, com especial responsabilidade das potências nucleares. De maneira mais geral, todos os estados partes devem cooperar para facilitar a implementação do tratado.

Como surgiram as armas nucleares?

Em 1936 a patente da bomba foi entregue em segredo à Marinha Britânica. Em 1938 cientistas alemães informaram a deteção de bário após bombardear urânio com neutrões, o que mais tarde se mostrou que era produto da fissão nuclear. ... Em 1942 o Projeto Manhattan ficou encarregado de construir as bombas.

Quando surgiu a primeira arma nuclear?

Em 16 de julho de 1945, houve a primeira explosão de uma bomba nuclear. Ela aconteceu no âmbito de um projeto secreto dos EUA chamado Manhattan e desenvolvido na área de testes de Trinity, em Los Alamos, no Novo México.

Qual o país que tem mais armas nucleares?

No momento, a Rússia é o país que possui mais ogivas, com 6.375, conforme o último levantamento divulgado pela Associação de Controle de Armas, em agosto de 2020. Reino Unido, França, China, Israel, Paquistão, Índia e Coreia do Norte também possuem armas nucleares.

Quais países podem ter armas nucleares?

Além das formalmente declaradas potências nucleares - EUA, Rússia, China, França e Grã-Bretanha -, quatro outros Estados têm armas atômicas: Índia, Paquistão, Israel e a Coréia do Norte.

Quem construiu a bomba de Hiroxima?

O projeto foi iniciado durante a 2ª Guerra Mundial e estendeu-se entre os anos de 1942 e 1946. Robert Oppenheimer, um físico teórico norte-americano, era o diretor de um dos principais laboratórios responsáveis pela criação das bombas Little boy e Fat man, o laboratório Los Alamos.

Quem ordenou o ataque a Hiroshima?

REUTERS O que aconteceu? No fim da 2ª Guerra Mundial, em agosto de 1945, os EUA lançaram por ordem do presidente Harry Truman uma bomba atômica contra Hiroshima, no inimigo Japão, deixando cerca de 140 mil mortos.

Qual a posição do Brasil sobre as armas nucleares?

O Brasil, aderindo ao Tratado, assume os compromissos constantes do Artigo 1 que proíbe amplamente atividades relacionadas com o desenvolvimento, teste, produção, fabricação, aquisição, posse ou armazenamento de armas ou explosivos nucleares.

Por que motivos o Brasil assinou o Tratado de Não Proliferação de armas nucleares?

A explicação é que o tratado regional não cria diferentes categorias de países e ainda impede que as potências nucleares estacionem armas atômicas na região, o que foi aceito por todos os cinco países nucleares (China, EUA, França, Reino Unido e Rússia), constituindo um privilégio da nossa região.

Por que o Brasil ainda não participa do Tratado de Proibição de armas nucleares?

O Brasil, embora tenha saído à frente no acordo internacional, é um dos signatários que ainda não ratificou o Tratado, por conta das mudanças dos últimos anos na política externa com o governo do presidente Jair Bolsonaro.

O que acontece quando explode uma bomba nuclear?

Ao explodir, uma bomba do tipo libera um "flash" de raios gama e nêutrons, o que já é problemático por si só. A situação piora porque, em decorrência da fissão de elementos como o urânio e o plutônio, há a criação de subprodutos e partículas altamente radioativas.

Qual é a temperatura de uma explosão nuclear?

Após um silencioso clarão, ergueu-se um cogumelo de devastação de 9.000 m de altura provocando ventos de 640 a 970 km/h, espalhando material radioativo numa espessa nuvem de poeira. A explosão provocou um calor de cerca de 5,5 milhões de graus Celsius, similar à temperatura do Sol.

O que é o processo de fissão nuclear?

A reação de fissão nuclear ocorre quando um núcleo atômico pesado e instável é bombardeado por nêutrons, produzindo dois núcleos menores, nêutrons e energia. A palavra fissão significa uma cisão, quebra, fragmentação ou divisão.

Artigo anterior
Como pesquisar por foto celular?
Artigo seguinte
Como calcular bebida por pessoa?