O que são argumentos dentro de um texto científico acadêmico?

Perguntado por: Laura Marta Gomes Fonseca  |  Última atualização: 13. März 2022
Pontuação: 4.4/5 (64 avaliações)

O argumento, por sua vez, é a explicitação dessa conclusão, explicando as razões (justificativas) que guiaram o processo de inferência.

O que é um argumento científico?

Um argumento científico faz uso de evidência para tentar demonstrar que uma certa ideia científica é correta ou incorreta.

O que são argumentos em um texto?

Argumentação é um conjunto de afirmações, premissas ou suposições que defendem um ponto de vista e que tem por objetivo convencer o leitor sobre algo. Argumentar não é necessariamente atacar ou criticar alguém. Os argumentos também podem ser usados para apoiar os pontos de vista de outras pessoas.

Como saber qual é o argumento de um texto?

Os argumentos devem ter um embasamento, nunca deve-se afirmar algo que não venha de estudos ou informações previamente adquiridas. Os exemplos dados devem ser coerentes com a realidade, ou seja, podem até ser fictícios, mas não podem ser inverossímeis.

Quais são os tipos de argumentos?

TIPOS DE ARGUMENTOS
  1. Argumento de Autoridade: ...
  2. Argumento por Causa e Consequência: ...
  3. Argumento de Exemplificação ou Ilustração: ...
  4. Argumento de Provas Concretas ou Princípio: ...
  5. Argumento por analogia (ou a simili): ...
  6. Argumento de Senso Comum: ...
  7. Argumento de fuga:

Construção de Argumento no discurso acadêmico ou científico: sabe o que significa isso?

30 questões relacionadas encontradas

Quais são os 5 tipos de argumentos?

5 tipos de argumento que você precisa conhecer
  • Argumento de autoridade. ...
  • Argumento histórico. ...
  • Argumento de exemplificação. ...
  • Argumento de provas concretas. ...
  • Argumento de comparação.

Como classificar um argumento?

Os argumentos podem ser válidos com premissas verdadeiras e conclusão verdadeira. Os argumentos podem ser válidos, com premissas falsas e conclusão falsa. Os argumentos podem ser válidos com premissas falsas e conclusão verdadeira. Os argumentos podem ser inválidos com premissas verdadeiras e conclusão verdadeira.

O que é um argumento exemplo?

No estudo de lógica matemática, argumento é uma sequência de premissas que leva a uma conclusão. Antes de chegar à definição de argumento, vejamos um exemplo. Considere a seguinte afirmação: “A cidade de São Paulo pertence ao Brasil”.

Quais são os tipos de argumentos e exemplos?

Tipos de argumentos
  1. Argumentos de autoridade. A temática da redação é sobre ciência? ...
  2. Argumento por comprovação. Já ouviu a máxima que diz que contra fatos não há argumentos? ...
  3. Argumentação por comparação. ...
  4. Argumento por causa e consequência. ...
  5. Argumento por exemplificação. ...
  6. Argumento por enumeração.

O que são argumentos em uma redação?

Argumentar na redação é uma forma de validar a tese – ou seja, a ideia principal defendida pelo autor do texto. Sendo assim, existem algumas maneiras de construir esses argumentos de forma que eles contribuam para a validação da tese.

Como argumentar um texto científico?

Ainda sobre as observações e dada a ideia de evidência, para escrevermos bons argumentos científicos precisamos ter alguns conhecimentos técnicos como: observar e descrever fenômenos, ou coletar dados a partir de experimentos; identificar variáveis, dados e evidências, diferenciando um do outro; interpretar tabelas, ...

Qual a importância da argumentação no trabalho científico?

A argumentação é imprescindível na linguagem científica, vários pesquisadores propõem que o ensino e a aprendizagem das ciências devem ser estruturados a partir da argumentação, pois isso contribuiria para o desenvolvimento de competências como relacionar os dados, avaliar afirmações teóricas e/ou empíricos, modificar ...

Como argumenta um artigo?

O artigo de opinião é um tipo de texto dissertativo-argumentativo onde o autor apresenta seu ponto de vista sobre determinado tema e, por isso, recebe esse nome. A argumentação é o principal recurso retórico utilizado nos textos de opinião, que tem como característica informar e persuadir o leitor sobre um assunto.

Como dar um exemplo na redação?

Muito utilizados na redação para dar credibilidade aos seus argumentos, os exemplos podem ser inseridos em seu texto através de conectivos que apresentam essa ideia, como:
  1. exemplificando;
  2. por exemplo;
  3. isto é;
  4. tal como;
  5. em outras palavras.

Como usar um exemplo em uma redação?

Assim como as referências, os exemplos podem ser muito úteis em seus textos, mas não se esqueça que um ou dois exemplos já são mais suficientes para sua redação. Não use exemplos em partes de seu texto que já são bastante compreensivas, não é necessário exemplificar algo que o examinador facilmente entenderá.

O que é Contra-argumento exemplos?

Argumento a favor do aborto: "o aborto é uma solução para a gravidez indesejada que evita que uma criança nasça em meios a graves problemas familiares, evitando que ela não seja criada por pessoas que não quiseram concebê-la". Contra-argumento: "o aborto realmente pode parecer uma solução para a gravidez indesejada.

Como se forma um argumento?

Todo argumento é formado por uma ou mais premissas (que são um tipo de declaração) e por UMA ÚNICA conclusão.

Como fazer um bom argumento?

Como construir bons argumentos?
  1. Tenha sempre em mente o que você quer provar. Quando vamos argumentar, significa que queremos provar algo. ...
  2. Tenha embasamento. ...
  3. Use exemplos. ...
  4. Use citações. ...
  5. Pense nos contra-argumentos que podem ser usados contra você. ...
  6. Seja coerente sempre. ...
  7. Evite ser subjetivo. ...
  8. Use comparações.

Como escrever um bom argumento?

Todo argumento deve ser escrito em prosa e no tempo presente. Ele é um texto corrido com sua história como se estivesse sendo contada para alguém, com os detalhes que são importantes para a compreensão geral, apresentação dos personagens, as situações que eles enfrentam, tudo com começo, meio e fim.

Como caracterizar um argumento?

Um argumento será válido se, e somente se, for impossível que sua conclusão seja falsa quando se assume que todas as premissas são verdadeiras. Com essa caracterização, fica claro que somente argumentos do tipo lógico podem, estritamente, ser válidos.

Qual é a estrutura de um argumento?

Segundo o modelo de Toulmin (1958), os elementos que compõem a estrutura de um argumento são o dado (D), a conclusão (C), a justificativa (J), os qualificadores modais (Q), a refutação (R) e o conhecimento básico (B).

Como saber se um argumento é válido ou inválido?

Verdade e validade

Pois bem, quando a conclusão é uma consequência necessária das premissas, dizemos que o argumento é válido. Quando a conclusão não é uma consequência necessária das premissas, dizemos que o argumento é inválido.

O que é argumento 1?

Apenas falar sobre um tema, no entanto, não basta: deve-se ir além da exposição de informações e argumentar sobre a temática abordada. Argumentar: significa apresentar dados, ideias, provas que fundamentem um ponto de vista sobre o tema, ou seja, defender uma tese.

O que é argumento 2?

2. Enumeração. A enumeração é o segundo dos tipos de argumentos que abordaremos aqui. Nela, você deverá citar os vários argumentos que possui sobre o assunto, um a um, de modo a, literalmente, enumerar uma série de fatos que comprovam a relevância do que você está defendendo.

Como começar o argumento 1?

O primeiro parágrafo do texto dissertativo-argumentativo deve conter duas partes – a apresentação do tema e a explicitação da tese. Tese é o mesmo que ponto de vista, ou seja, uma opinião do autor do texto acerca do tema proposto.

Artigo anterior
Como amolecer uma seringa?
Artigo seguinte
O que é declaração de Simples Nacional?