O que são agroquímicos?

Perguntado por: Diana Sofia Martins Almeida  |  Última atualização: 10. Februar 2022
Pontuação: 4.6/5 (20 avaliações)

A agroquímica consiste na aplicação da química na agricultura. A sua ação, objeto de estudo e meios técnicos não incide somente na produção de agroquímicos, mas também na análise e prevenção de efeitos danosos de substâncias químicas tanto nas culturas como nos seres humanos.

O que é um Agroquimico?

Conhecidos também como agroquímicos ou defensivos agrícolas, os agrotóxicos são produtos químicos utilizados, em especial, no setor de produção agrícola, para proteger plantas e grãos de pragas e doenças que possam, em questão de poucos dias, comprometer o desenvolvimento de plantações inteiras.

Quais os principais tipos de agroquímicos?

Alguns deles são:
  • fungicidas (atingem fungos);
  • herbicidas (atingem plantas);
  • inseticidas (atingem insetos);
  • acaricidas (atingem ácaros);
  • rodenticidas (atingem roedores).

Quais os problemas dos agroquímicos?

Os principais problemas relacionados ao uso dos agroquímicos estão associados à saúde humana, ao meio ambiente e ao aparecimento de resistência de pragas. O uso inadequado dos produtos afeta negativamente o sistema produtivo, deixando mais resíduos e atuando muitas vezes onde não devia.

O que é agroquímicos e contaminação?

A contaminação ambiental por agrotóxicos causa consequências graves ao meio ambiente e também aos seres humanos. Os agrotóxicos são produtos utilizados na agricultura para matar pragas, eliminar doenças e acabar com plantas invasoras que podem prejudicar o desenvolvimento de uma plantação.

Agrotóxicos

29 questões relacionadas encontradas

O que o agrotóxico pode causar à saúde do ser humano?

Além do linfoma de Hodgkin, os agrotóxicos também podem causar: problemas neurológicos, dificuldades respiratórias, irritações na pele, manifestações gastrointestinais, alterações no sistema reprodutor masculino e feminino, além de cânceres como no cérebro, mama, esôfago, de pele e sistemas digestivo e de reprodução.

Quais são os problemas que o agrotóxico causa ao ambiente?

O uso indiscriminado de agrotóxicos pode levar à contaminação da água e do solo e causar efeitos drásticos em espécies não alvo, afetando a biodiversidade, as redes alimentares e os ecossistemas aquáticos e terrestres.

Quais os problemas enfrentados pelo uso de agrotóxicos no Brasil?

Os agrotóxicos são considerados ainda desreguladores endócrinos e causam alterações comportamentais, falência ovariana, entre outros problemas de saúde. Um dos problemas enfrentados no estado tem relação com os municípios considerados silenciosos e o registro de intoxicações por agrotóxicos.

Quais são as desvantagens dos agrotóxicos?

O uso de agrotóxicos está associado a diversos problemas crônicos, como alterações cromossômicas, câncer, doenças hepáticas, doenças respiratórias, entre outros. O uso incorreto dos agrotóxicos pode provocar danos ao meio ambiente, como contaminação do solo e dos recursos hídricos.

Quais os principais tipos de agroquímicos como estão enquadrados e seus respectivos defensivos?

De acordo com a praga alvo que controlam

Acaricidas: defensivos que controlam ácaros. Fungicidas: agentes físicos, químicos ou biológicos que combatem fungos causadores de doenças nas plantas. ... Herbicidas: são produtos que servem para eliminar ou impedir o crescimento de plantas daninhas.

Quais são os tipos de pesticidas?

Pesticidas
  • bactericidas são pesticidas usados no controle de bactérias nocivas ao plantio;
  • inseticidas, no controle de insetos;
  • herbicidas, no controle de ervas daninhas;
  • fungicidas, no controle de fungos;
  • acaricidas, no controle de ácaros.
  • entre outros.

Quais são os principais agrotóxicos utilizados no Brasil?

O glifosato é o agrotóxico mais popular do Brasil. Ele representa 62% do total de herbicidas usados no país e, em 2016, as vendas desse produto químico em milhares de toneladas foram superiores à soma dos sete outros pesticidas mais comercializados em território nacional.

O que é feito o agrotóxico?

Os agrotóxicos, defensivos agrícolas, pesticidas ou agroquímicos, são substâncias químicas sintéticas utilizadas para matar pragas, insetos, bactérias, fungos e outras plantas. O uso desses produtos na agricultura se torna muito importante visto que impedem danos nas plantações.

Como é o uso de agrotóxicos no Brasil?

O Brasil é campeão mundial de uso de agrotóxico, embora não seja o campeão mundial de produção agrícola. O País ainda é o principal destino de agrotóxicos barrados no exterior.

Como os agrotóxicos podem ser classificados?

Os agrotóxicos podem ser classificados, de acordo com a praga a que se destinam, como inseticidas (contra insetos em geral), larvicidas (contra larvas de insetos), formicidas (contra formigas), acaricidas (contra ácaros de plantas) carrapaticidas (contra Garrapatos de animais), nematicidas (contra nematóides parasitas ...

Quais as vantagens do uso dos agrotóxicos para a economia?

O controle de pragas e doenças na lavoura é uma das principais vantagens do uso de agrotóxicos, pois o resultado de uma plantação saudável garante a produtividade dos produtos cultivados. Além disso, o preço dos alimentos cultivados com agrotóxicos costuma ser menor quando comparados aos produtos orgânicos.

Quais são as vantagens e desvantagens da agricultura orgânica?

As principais vantagens da agricultura orgânica são:
  • Preservação dos recursos naturais;
  • Produção de alimentos saudáveis e de maior qualidade;
  • Sustentabilidade e baixo impacto ambiental;
  • Manutenção da biodiversidade;
  • Uso de adubos naturais (compostagem, minhocultura, etc.);
  • Rotatividade de culturas (policultura);

Como os agrotóxicos podem alterar a sua cadeia alimentar Quais as vantagens e desvantagens para o meio ambiente e para os seres vivos?

Os agrotóxicos produzem inúmeros impactos ambientais, como a poluição da água e do solo. ... Além disso, ao combater-se pragas daninhas, os agrotóxicos impactam o ecossistema local, como a cadeia alimentar e a reprodução dos seres vivos, contribuindo, assim, para a extinção de espécies de plantas e animais.

É possível reduzir ou acabar com o uso de agrotóxicos?

Para o secretário estadual de Agricultura, Covatti Filho, não é possível deixar de utilizar agrotóxicos. “É muito difícil produzir em escala sem o uso de defensivos agrícolas.

Em qual situação os agroquímicos podem ser maléficos ao meio ambiente?

111) a contaminação de alimentos, poluição de rios, erosão de solos e desertificação, intoxicação e morte de agricultores e extinção de espécies animais, são algumas da mais graves conseqüências da agricultura química industrial e do uso indiscriminado de agrotóxicos largamente estimulados nos últimos 25 anos.

Quanto tempo o agrotóxico fica no solo?

A avaliação do poder do inseticida em prejudicar a natureza é feita baseada em quanto tempo eles persistem nos locais contaminados. Alguns mais simples se evaporam com um curto espaço de tempo, enquanto outros levam mais de 30 anos para sumirem por completo.

Quais os riscos relacionados ao uso de agrotóxicos para a saúde humana e aomeio ambiente?

As publicações produzidas no período de 2011 a 2017 sobre o impacto dos agrotóxicos no meio ambiente, encontradas no presente estudo, evidenciam o prejuízo causado sobre os insetos, a água, o solo e os peixes pelo uso dessas substâncias, muitas vezes, por alterarem seu habitat natural 12.

O que é o agrotóxico?

Agrotóxicos são produtos químicos sintéticos usados para matar insetos, larvas, fungos, carrapatos sob a justificativa de controlar as doenças provocadas por esses vetores e de regular o crescimento da vegetação, tanto no ambiente rural quanto urbano (BRASIL, 2002; INCA, 2021).

Quais são os pontos positivos e negativos da revolução verde?

Revolução Verde: pontos positivos e negativos

Esse processo de desenvolvimento tecnológico voltado para a agricultura trouxe pontos positivos e negativos. Se de um lado a produção de alimentos aumentou, por outro lado, o uso de produtos químicos tóxicos trouxe o aumento de doenças e até a morte.

Artigo anterior
Quais são os insetos Fitofagos?
Artigo seguinte
Qual é o sentido original do termo filosofia?