O que são aflatoxinas qual a sua ação em determinados alimentos que danos causam ao organismo?

Perguntado por: Anna Violeta Vicente  |  Última atualização: 25. April 2025
Pontuação: 4.6/5 (43 avaliações)

Resumo: As aflatoxinas são um grupo de compostos tóxicos produzidos pelos fungos Aspergillus flavus e A. parasiticus, os quais ingeridos através de produtos alimentícios podem levar ao desenvolvimento de câncer em humanos.

O que a aflatoxina causa no organismo?

As aflatoxinas consumidas pelos seres humanos podem levar a diferentes formas de doenças como o câncer, cirrose e outras doenças do fígado, aborto espontâneo e interferência de imunossupressão com metabolismo de micronutrientes e crescimento atrofiado.

O que são as aflatoxinas?

As aflatoxinas são um grupo de compostos tóxicos produzidos por certas cepas dos fungos Aspergillus flavus e A. parasiticus. Em condições favoráveis de temperatura e umidade, estes fungos crescem em certas rações e alimentos, resultando na produção das aflatoxinas.

O que são aflatoxinas cite alimentos em que elas podem estar?

As aflatoxinas são metabólitos secundários, produzidos por algumas cepas de fungos do gênero Aspergillus, principalmente das espécies A. flavus e A. parasiticus, os quais desenvolvem-se naturalmente em produtos alimentícios, como amendoim, milho, feijão, arroz e trigo, entre outros31.

Quais os riscos associados à ingestão de aflatoxinas?

As aflatoxinas representam um grave problema de saúde. A aflatoxina B1 (AFB1) é considerada a mais tóxica desta grupo, sendo que a infecção por esta pode ocasionar hemorragias, danos ao fígado, icterícia, edema, alterações na digestão, no metabolismo, e possivelmente a morte.

AFLATOXINA - CUIDADO

30 questões relacionadas encontradas

Quais danos As micotoxinas podem causar?

Problemas hepáticos: podem causar danos ao fígado, como hepatite, cirrose e necrose hepática. Problemas renais: algumas micotoxinas podem afetar a função renal, causando insuficiência renal e outros problemas renais.

Qual fungo produz aflatoxinas?

As aflatoxinas são produzidas por fungos do gênero Aspergillus e relatadas como hepatotóxicas, mutagênicas, imunossupressoras e neoplásicas.

Quais alimentos tem aflatoxinas?

Aflatoxinas são um tipo de micotoxinas produzidas pelos fungos do gênero Aspergillus flavus, A. parasiticus e A. nomius. Esses fungos podem ser encontrados em uma diversidade de cultivos de alimentos, como amendoim, trigo, nozes, milho e algodão.

Quais são os tipos de aflatoxinas?

As principais aflatoxinas podem ser diferenciadas por meio de suas fluorescências. A aflatoxina B1 (AFB1) e a aflatoxina B2 (AFB2) emitem fluorescência azul (blue), e as aflatoxinas G1 (AFG1) e G2 (AFB2) emitem fluorescência verde (green).

Como eliminar aflatoxinas dos alimentos?

ALGUMAS MEDIDAS PREVENTIVAS PARA ELIMINAR AS AFLATOXINAS

Remova e descarte os grãos quebrados durante a colheita. Colha o grão sem condições de alta umidade. Minimize o tempo entre a colheita e a secagem.

Como detectar aflatoxinas em alimentos?

Como Testar as Aflatoxinas

Uma tira de teste LFD é uma maneira simples, rápida e econômica de realizar um teste de micotoxina com resultados quantitativos ou qualitativos.

Como evitar a aflatoxina?

O ponto-chave para prevenir contaminação por aflatoxina durante o armazenamento é evitar a reidratação dos grãos.

Como identificar se o amendoim está contaminado com aflatoxina?

I – mais de 5% (cinco por cento) de grãos mofados e ardidos; II – mau estado de conservação; III – odor estranho, impróprio ao produto que inviabilize a sua utilização para o uso proposto; IV – presença de sementes tóxicas ou sementes tratadas; e.

Como saber se estou com aflatoxina?

Aflatoxinas são toxinas produzidas por algumas espécies de fungos, como Aspergillus flavus e Aspergillus parasiticus, que podem contaminar alimentos e provocar sintomas, como náusea, icterícia, dor no abdome ou convulsões, quando ingerida em grandes quantidades.

Quais as principais toxinas?

As micotoxinas aflatoxinas B1, zearalenona, toxinas T-2, desoxinivalenol, ocra toxina A, fumonisina e patulina são consideradas as mais importantes em alimentos. Essas toxinas são classificadas de acordo com especificidade junto aos órgãos, apesar de poderem causar danos em mais de um órgão.

O que é aflatoxina no amendoim?

Micotoxinas e resveratrol

Uma das principais micotoxinas é a aflatoxina. A aflatoxina é responsável pela contaminação dos grãos de milho, trigo e, principalmente, do amendoim e seus derivados.

Quais as principais micotoxinas envolvidas na contaminação de alimentos?

TIPOS DE MICOTOXINAS

Atualmente, são descritas cerca de 300 micotoxinas, sendo a maioria produzida por fungos do gênero Aspergillus, Fusarium, Stachybotrys, Penicillium e Alternaria.

Tem aflatoxina na castanha de caju?

As aflatoxinas ocorrem principalmente em produtos oleaginosos e ricos em proteínas, tendo sido encontradas em castanhas de caju, uma noz produzida abundantemente no Brasil, país que apresenta condições climáticas propícias para o desenvolvimento de tais micotoxinas.

Qual o fungo do amendoim?

A infecção do amendoim pelos fungos produtores da aflatoxina pode ocorrer em qualquer estágio do processamento, até mesmo nos produtos industrializados. Com umidade dos grãos acima de 8%, o Aspergillus e outros fungos podem se desenvolver e produzir a toxina.

O que é aflatoxina no milho?

As aflatoxinas são um grupo de micotoxinas de intensa importância em alimentos e rações.

Como eliminar a aflatoxina do amendoim?

Processamento térmico: O aquecimento do amendoim a altas temperaturas pode ajudar a reduzir a presença de aflatoxina. Portanto, é recomendado torrar ou cozinhar o amendoim antes de consumi-lo.

Como são chamadas as doenças causadas por fungos?

Micose: conheça 7 tipos da infecção causada por fungos
  1. Candidíase. Causada na maioria das vezes pelo fungo Candida albicans, normalmente presente na pele e em regiões como boca, garganta, intestino e vagina, podendo infectar adultos e bebês. ...
  2. Ptiríase versicolor. ...
  3. Onicomicose. ...
  4. Frieira. ...
  5. Tinea do couro cabeludo. ...
  6. Tinea corporis.

Quais danos As micotoxinas podem causar para os animais e seres humanos?

Estudos mostram que as micotoxinas, já no passado, vinham levantando questões quanto a seu efeito tóxico em humanos e animais, e nos dias atuais já se sabe que o efeito crônico de algumas delas é carcinogênico, podendo também interferir na replicação do DNA: as aflatoxinas B1, B2, G1, G2, patulina, ocratoxina A, ...

O que causa fungos nos alimentos?

É importante ressaltar que alimentos com alto teor de umidade são vulneráveis a contaminação microbiana, sobretudo fúngica, podendo ser contaminados abaixo da superfície, por isso é recomendado o descarte de todo o produto.

Quais os sintomas da intoxicação leve por micotoxinas?

Os principais sinais clínicos são relacionados ao sistema cardio-respiratório, como aumento da freqüência respiratória, respiração abdominal e cianose. Em aves a fumonisina causa aumento do consumo de água e ração, bem como diarréia escura e pegajosa com diminuição no ganho de peso.

Artigo anterior
Quanto tempo demora a vir um cartao multibanco santander?
Artigo seguinte
O que é a vontade permissiva de Deus?