O que são ácidos Cite exemplos presentes no nosso cotidiano?

Perguntado por: Marta Jéssica Moreira de Melo  |  Última atualização: 13. März 2022
Pontuação: 5/5 (39 avaliações)

Os ácidos inorgânicos são substâncias químicas que apresentam diversas aplicações no nosso cotidiano, seja de forma direta, como na ação do ácido clorídrico na digestão de alimentos, seja de forma indireta, como na utilização do ácido sulfúrico na produção de papel.

O que são ácidos e exemplos?

Os ácidos são classificados em orgânicos e inorgânicos: Orgânicos: substâncias que fazem parte da nossa alimentação como o ácido cítrico (laranja, limão, acerola), ácido málico (maçã), ácido tartárico (uva), ácido acético (vinagre), ácido carbônico (bebidas gaseificadas), dentre outros.

O que são ácidos?

Os ácidos são toda substância que, em solução aquosa, sofre ionização, liberando como único cátion o hidrônio (ou hidrogênio). Visto que existe uma infinidade de substâncias em nosso planeta, os químicos decidiram separá-las em grupos cujos membros apresentam propriedades químicas semelhantes.

Como os ácidos atuam na nossa vida?

Os ácidos são muito conhecidos pela capacidade que alguns deles têm de provocar corrosão (desgaste). Essa característica é muito evidente quando eles entram em contato com materiais como um metal ou um mármore. Em contato com órgãos do corpo, como a pele, eles podem causar danos graves.

Onde são utilizados os ácidos?

Fertilizantes e medicamentos: O ácido fosfórico (H3PO4) é muito utilizado na fabricação de fertilizantes e também como medicamento. É um dos vários ácidos que são utilizados na área farmacêutica. Frutas cítricas: possuem o ácido ascórbico (C6H8O6), também conhecido como vitamina C.

7 reações químicas presentes no nosso cotidiano

41 questões relacionadas encontradas

Como os ácidos e as bases podem ser utilizados no nosso Dia-a-dia?

O ácido sulfúrico, usado para fazer fertilizantes, tinturas e medicamentos, é um exemplo. Ele também é usado em certas baterias de automóvel. Quando se dissolve um ácido em água, obtém-se uma solução acídica.

O que são ácidos e bases?

A definição mais tradicional dos ácidos e bases foi dada pelo cientista sueco Svante Arrhenius, que estabeleceu os ácidos como substâncias que - em solução aquosa - liberam íons positivos de hidrogênio (H+), enquanto as bases, também em solução aquosa, liberam hidroxilas, íons negativos OH-.

O que é uma substância ácida ou básica?

De acordo com Arrhenius, ácidos são substâncias que em solução aquosa liberam íons positivos de hidrogênio (H+) através do processo de ionização. As bases, na mesma condição, liberam íons negativos (OH-) por meio da dissociação iônica.

Como se forma um ácido?

São substâncias ternárias compostas pela união de um Hidrogênio, com ametal e Oxigênio. São formados pela reação de um óxido com características ácidas com água.

Como se identifica o ácido?

Qualquer substância com um valor de pH entre 0 até 7 é considerada ácida, enquanto um valor de pH de 7 a 14 é uma base. O valor 7 é o neutro, que corresponde à água. Um ácido é qualquer composto químico que, em solução aquosa, libera íons de hidrogênio (H+).

São exemplos de bases?

Principais bases
  • NaOH: Hidróxido de sódio.
  • Ca(OH)2: Hidróxido de cálcio.
  • Mg(OH)2:Hidróxido de magnésio.
  • NH4OH: Hidróxido de amônio.
  • KOH: Hidróxido de potássio.
  • Ba(OH)2: Hidróxido de bário.
  • Al(OH)3: Hidróxido de alumínio.
  • Zn(OH)2: Hidróxido de zinco.

Qual é o ácido mais forte?

É o fluorantimônico, cuja acidez supera a mais alta encontrada na natureza:o. ácido sulfúrico a 100%. A mistura do fluorídrico com pentafluoreto de antimônio é considerada a mais forte entre os superácidos e foi criada para reagir com materiais que outros não dão conta.

Qual a substância do ácido?

Os ácidos são um tipo de substância bastante presente em nosso cotidiano. Para a Química, são substâncias que liberam íons H+ em uma solução aquosa, diminuindo seu pH. O ácido cítrico encontrado em algumas frutas é um dos exemplos de ácidos presentes no nosso dia a dia.

O que é uma substância básica?

As Bases são substâncias formadas pela união de um cátion e um ânion, que liberam íons hidroxila (ânions OH–) numa solução aquosa em processos chamados de “dissociações iônicas”. Por esse motivo, as solução alcalinas ou básicas são conhecidas como “aceitadoras de prótons”.

Como saber se a substância é ácida ou básica?

A escala de pH varia de 0 a 14, sendo que a solução será ácida se tiver valores de pH abaixo de 7; e, quanto menor o pH, maior será a acidez. As soluções que apresentam valores acima de 7 são básicas e, quanto maior esse valor, mais básica serão. Uma solução é considerada neutra se tiver pH igual a 7.

O que são substâncias ácidas básicas e neutras?

Na escala de pH, as substâncias cujo pH é menor que 7 são classificadas como ácidas, aquelas que apresentam pH maior que 7 são classificadas como básicas, e aquelas que apresentam pH em torno de 7 são consideradas neutras. ...

O que define uma base?

Base é uma substância inorgânica que, segundo o químico sueco Svante Arrhenius, ao ser colocada em água, sofre o fenômeno da dissociação iônica, na qual há a liberação de íons: cátion (Y+) e ânion hidróxido (OH-).

Como classificar ácidos e bases?

Quanto a esses critérios, os ácidos são classificados em:
  1. Fortes: ácidos que se ionizam muito. Exemplos: H4P2O7, H2SO4, HCl e HBr.
  2. Moderados ou semifortes: ácidos que se ionizam de forma razoável, ou seja, mais que um fraco e menos que um forte. Exemplos: H2SO3, H2S2O3 e HF.
  3. Fracos: ácidos que se ionizam pouco.

Como identificar as bases?

Se o meio ficar incolor se trata de um ácido, a cor vermelha indica que a substância se trata de uma base.
...
Existem três aspectos que identificam uma base:
  1. Sofre dissociação iônica parcial na presença de água;
  2. Reage com ácido, originando água e sal; ...
  3. Tornam a fenolftaleína vermelha.

Onde as bases estão presentes no nosso Dia-a-dia?

As bases são substâncias comuns na natureza e em nosso cotidiano. Por exemplo, elas estão presentes em várias frutas como caju, bananas e caquis verdes. Existem também vários produtos fabricados em laboratório e em indústrias que têm as bases inorgânicas como principais constituintes.

Como podemos utilizar as bases em nosso benefício?

Entre as aplicações das bases no cotidiano, temos: a soda cáustica usada na produção de sabões, o amoníaco, em produtos de limpeza; e o leite de magnésia usado como antiácido.

Como podemos em nosso cotidiano diferenciar produtos que possuem caráter ácido ou básico justifique?

Por exemplo, se considerarmos alimentos presentes em nosso cotidiano que são ácidos, veremos que o gosto deles, no geral, é azedo, como ocorre com o limão. Porém, alimentos que são básicos possuem gosto adstringente (que “amarra” a boca), como o de uma banana verde.

Quais são os tipos de ácidos?

Aplicações dos ácidos mais comuns
  • Ácido clorídrico (HCl)
  • Ácido fluorídrico (HF)
  • Ácido sulfúrico (H2SO4)
  • Ácido nítrico (HNO3)
  • Ácido fosfórico (H3PO4)
  • Ácido sulfídrico (H2S)

Quais são os ácidos fortes?

✓ Ácidos Fortes: ionizam-se completamente. Os principais são: HCl, HBr, HI, H2 SO4 , HClO4 e HNO3 . ácidos fracos: HNO2 (ácido nitroso), H3 PO4 (ácido fosfórico), HCN (ácido cianídrico) e H2 CO3 (ácido carbônico).

Artigo anterior
O que causa doença no sangue?
Artigo seguinte
Quanto custa para fazer um balcão?