O que saber antes de ser fiador?

Perguntado por: Ema Vanessa Assunção de Batista  |  Última atualização: 27. Juli 2024
Pontuação: 4.8/5 (21 avaliações)

Pode ser um fiador de aluguel qualquer pessoa física ou jurídica, desde que possua renda líquida superior a 3 vezes o aluguel mais os encargos da locação, como condomínio e IPTU. Além disso, ao menos um dos fiadores deve possuir patrimônio que deve ser, de preferência, um imóvel quitado.

O que você precisa saber antes de ser fiador?

O que precisa para ser fiador?
  1. tenha mais de 21 anos;
  2. possua um imóvel quitado e livre de ônus, comprovando essa situação;
  3. não possua pendências financeiras junto ao SERASA ou SPC;
  4. possua renda três vezes maior do que o valor do aluguel.

Quais são os riscos de ser fiador?

Então, se você está pensando em se tornar fiador, saiba que existe SIM o risco de que o seu imóvel seja penhorado caso o aluguel não seja pago. É claro que, em primeiro lugar, o locador, ou seja, o dono do imóvel, deve cobrar o valor do locatário, que é o inquilino. Existe uma coisa chamada Benefício de Ordem.

O que impede a pessoa de ser fiador?

Segundo Marta Duarte, “em circunstâncias normais, uma pessoa só consegue deixar de ser fiador em duas situações. Uma delas é pelo pagamento da dívida garantida pela fiança, o que faz com que a fiança se extinga automaticamente. A outra é com o consentimento do credor”.

Como o fiador pode se proteger?

O fiador tem como se defender, mas ele não pode se negar a uma obrigação que ele assumiu lá no princípio. O que acontece, na maioria dos casos de fiança, é que o fiador: “não se preocupa – na realidade, ele” não tem nem consciência do tamanho da obrigação que ele assumiu.

Aluguel com fiador Como funciona e quem pode ser fiador?

43 questões relacionadas encontradas

Quais as regras para ser um fiador?

ser maior de 18 anos; ter um imóvel quitado; não ter pendências de crédito em birôs como a Serasa, por exemplo; no caso de fiadores casados, o cônjuge deve concordar com a fiança e precisará assinar o contrato também.

O que exigir do fiador?

Fiador
  • cópia do RG e CPF do fiador;
  • cópia do RG e CPF do cônjuge, se houver;
  • comprovante de residência;
  • cópia atualizada do registro de imóvel;
  • certidão atualizada de estado civil;
  • comprovante de renda na forma de holerite ou Imposto de Renda próprio e de seu cônjuge.

Precisa ter o nome limpo para ser fiador?

As imobiliárias também exigem que a pessoa escolhida para ser fiadora tenha o nome limpo. A principal obrigação para ser um fiador é que a pessoa escolhida tenha um imóvel quitado no seu nome.

Quando o fiador é obrigado a pagar?

Afinal, o fiador tem de pagar a dívida? Sim. Quando assina o contrato, o fiador se compromete a pagar a dívida caso o devedor principal deixe de cumprir com o pagamento. Assumindo esse compromisso, o fiador pode sofrer as mesmas consequências do devedor principal se não pagar a conta.

Quais as desvantagens de ser fiador de aluguel?

Custo adicional: o principal ponto negativo é o custo envolvido. O locatário precisa pagar uma taxa pelo serviço, o que pode encarecer o aluguel. Risco de inadimplência: caso o locatário não pague a taxa mensal ao fiador profissional, ele corre o risco de inadimplência, o que pode gerar problemas legais.

É bom ser fiador?

Vantagens do fiador para o proprietário

Não há limite no valor da garantia. O fiador é responsável por todos os débitos decorrentes da locação; Como é uma garantia pessoal, os fiadores exercem uma influência positiva para que o inquilino cumpra integralmente o contrato e não fique inadimplente.

Qual a vantagem de ser um fiador?

Segurança. A segurança é, sem dúvida, uma das vantagens mais significativas que o fiador de aluguel oferece ao proprietário. Essa garantia assegura que, mesmo em situações de inadimplência do inquilino, os pagamentos do aluguel continuarão sendo efetuados.

O que acontece com o fiador se não pagar a dívida?

Caso o fiador não disponha de valores suficientes no momento para dar quitação a sua dívida, o locador terá o direito de exigir a penhora de seus bens particulares, como veículos, móveis e eletrodomésticos não essenciais, bens de luxo e ações em bolsa de valores, desde que sejam compatíveis com o descumprimento ...

O que a Bíblia fala sobre ser fiador?

Provérbios 22:26-27 Nova Almeida Atualizada (NAA)

Não esteja entre os que se comprometem e ficam por fiadores de dívidas, pois, se você não tiver com que pagar, vão acabar lhe tirando até mesmo a cama em que costuma se deitar!

Como funciona o processo de fiador?

O fiador de aluguel é a pessoa – física ou jurídica – responsável por arcar com todos os custos do imóvel, caso o inquilino não os pague. Com isso, a sua utilização estratégica proporciona a garantia da quitação completa de todas as despesas referentes ao imóvel.

Qual é o valor do seguro fiança?

O seguro-fiança custa o equivalente a um aluguel e meio a cada ano. Em um contrato de R$ 1.500 mensais, por exemplo, somado o valor do seguro diluído em 12 meses, o inquilino paga R$ 1.687,50.

Sou fiador posso perder meu imóvel?

A recente decisão do Supremo Tribunal Federal (STF), que foi notícia veiculada em vários meios de comunicação, colocou fim à discussão se seria possível penhorar o único imóvel do fiador em contrato de locação. E o STF decidiu que sim, pode haver o perdimento desse bem para que a dívida da locação seja paga.

Quando vc é fiador o que acontece?

É a pessoa que garante o pagamento da dívida, caso o devedor principal não pague ao credor. Portanto, o fiador também se torna devedor e, em caso de inadimplência, ele assume a dívida do devedor principal. Em razão disso, é requisitado que esse garantidor tenha patrimônio para garantir o cumprimento do contrato.

Quanto tempo o fiador pode ser cobrado?

De acordo com a nova redação da Lei 8.245/91, o fiador fica obrigado por todos os efeitos da fiança durante 120 dias após a notificação do credor. Neste caso, o locador notifica o locatário para apresentar nova garantia locatícia no prazo de 30 dias, sob pena de desfazimento da locação.

Qual documento fiador precisa apresentar?

Caso o locatário opte por ter um fiador como garantia, este deverá apresentar os seguintes documentos: Carteira de Identidade e CPF do fiador. Caso seja casado, incluir também os documentos do cônjuge. Certidão de nascimento ou casamento atualizada e em bom estado.

Pode sujar o nome do fiador?

Todo consumidor deve ser notificado previamente da negativação do seu nome nos órgãos de proteção ao crédito (SPC, Serasa) ou por qualquer outro cadastro de inadimplentes. Atente-se que o credor, inclusive, pode negativar fiadores e avalistas em caso de inadimplência.

Pode colocar o fiador no Serasa?

Independentemente da condição que o devedor ostenta - idôneo ou não, fiador ou avalista - tem direito de ser informado a respeito da negativação de seu nome.

O que a imobiliária consulta?

Avaliação de crédito: a imobiliária irá examinar o passado financeiro dos interessados, incluindo a pontuação do Score e os comprovativos de rendimentos. Verificação de documentação: documentos pessoais e comprovantes também são analisados para confirmar a identidade dos interessados.

Pode ter fiador e caução ao mesmo tempo?

Não, não pode pedir fiador mais caução em dinheiro, por exemplo. É expressamente proibido pelo Artigo 37, parágrafo único, da Lei do Inquilinato.

Pode exigir fiador e caução?

Podem ser exigidas duas formas de garantia? Não. Imobiliária e locador só podem exigir uma única modalidade de garantia. Estas podem ser o imóvel próprio e quitado de um fiador, o seguro-fiança (feito em seguradoras), o depósito em dinheiro (caução) ou fundo de investimento.

Artigo anterior
Em que consiste a vigilância em saúde de trabalhadores expostos a agrotóxicos?
Artigo seguinte
Estou urinando muito escuro o que pode ser?