O que retrata o livro A Arte da Guerra?
Perguntado por: Eduarda Henriques de Borges | Última atualização: 6. März 2022Pontuação: 4.5/5 (8 avaliações)
A arte da guerra: o maior manual de estratégia já produzido pela humanidade. ... O livro, dividido em 13 capítulos, discute temas ligados à estratégia militar, sobre como se posicionar no campo de batalha, como identificar pontos fortes e fracos do inimigo, dentre muitos outros.
Qual a moral do livro A Arte da Guerra?
Toda guerra é baseada no engano. Por isso, quando capazes de atacar, devemos parecer incapazes; ao utilizar nossas forças, devemos parecer inativos; quando estamos perto, devemos fazer o inimigo acreditar que estamos longe, quando longe, devemos fazê-lo acreditar que estamos perto.
Qual o verdadeiro objetivo da guerra segundo livro A Arte da Guerra?
A vitória é o principal objetivo na guerra, mas o verdadeiro propósito da guerra é a paz.
Quais são os princípios do livro A Arte da Guerra?
Um dos pontos iniciais de sua estratégia na Arte da Guerra foi transformar civis em verdadeiros soldados partindo do princípio de que com ordens claras, motivação e disciplina, qualquer um poderia lutar como um herói.
Por que ler arte da guerra?
Muito além da estratégia militar
Apesar de por anos e anos ter sido lembrado por todos apenas como um excelente livro sobre estratégias militares, o fato é que o livro A Arte da Guerra conseguiu mostrar para todos que o que está contido em suas páginas vai muito além dos limites da estratégia e do pensamento militar.
A ARTE DA GUERRA | Sun Tzu | Resumo Animado do Livro
Qual a contribuição de Sun Tzu em seu livro A Arte da Guerra sobre a estratégia militar?
Pois segundo Sun Tzu "Comandar muitos é o mesmo que comandar poucos. Tudo é uma questão de organização." ... Ter disciplina, organização, saber analisar e se preocupar com aspectos internos e externos aos interesses da organização, pois "A estratégia sem tática é o caminho mais lento para a vitória.
Qual o conteúdo do livro A Arte da Guerra sua importância para outras gerações até a atualidade?
Nele o autor tenta sistematizar temas bastante complexos da arte da guerra, tais como: previsão, espírito do povo, probabilidades e criatividade.
Como referenciar o livro A Arte da Guerra?
9. 9 3 Referência Bibliográfica TÍTULO ORIGINAL: SUN ZI BING FA (ARTE DA GUERRA) A arte da guerra: os treze capítulos originais / SUN TZU; adaptação de André da Silva Bueno. Do Chinês para o Português. Publicado em : São Paulo : 2011.
Qual a diferença entre os livros A Arte da Guerra?
A principal diferença do famoso livro “A Arte da Guerra” (Sun Tzu) para o homônimo de Maquiavel está no discurso de pureza e amizade de Sun Tzu contrastando com a crueldade inerente da visão de Maquiavel.
O que o livro A Arte da Guerra ensina aos administradores modernos?
Assim como o comandante de uma guerra, o administrador deve traçar metas que diferenciam a empresa das outras, garantir a qualidade, o prestígio, ser eticamente responsável, buscar conquistar seus clientes, garantindo a preferência e a durabilidade da empresa.
Como usar a arte da guerra no dia a dia?
- O caminho. Seja líder de si mesmo e siga o seu caminho. ...
- O tempo. Um dos principais desafios dos dias atuais é a “falta de tempo”. ...
- O terreno. Conheça o lugar onde você está pisando, movimente-se, abra portas. ...
- Liderança. Seja líder de si mesmo. ...
- Regras. Conheça as regras e estará um passo à frente dos problemas.
Quais são as táticas de guerra?
- Emboscada. Na emboscada, os combatentes se aproveitam da ocultação e do elemento de surpresa para atacar os inimigos desavisados, em posições ocultas.
- Cerco. ...
- Ataque de oportunidade. ...
- Incursão. ...
- Terra arrasada. ...
- Retraimento. ...
- Ação retardadora.
Qual a contribuição de Sun Tzu?
Sun Tzu (544-496 a.C.) foi um general, estrategista de guerra e filósofo chinês, a quem é atribuída a obra “A Arte da Guerra”, um tratado filosófico-militar no qual reuniu estratégias e táticas militares para vencer o inimigo.
Qual a contribuição de Sun Tzu e de Maquiavel para a administração?
Assim como Sun Tzu pode ser considerado um dos precursores da Ciência Militar, Maquiavel é considerado o pai da Ciência Política. ... Considerado por muitos um fracasso como político, a sua verdadeira contribuição foi entender como a política realmente acontecia, sem utopias.
Qual a importância dos princípios de Sun Tzu nas competências do planejamento estratégico?
Os princípios de Sun Tzu são adequados às situações das competições empresariais, tanto no gerenciamento quanto nas estratégias de marketing. Assim como na guerra, um planejamento inadequado na empresa, resulta em perdas e este impacto pode levar a falência da organização.
Quais as 3 fases da 1 guerra Mundial?
A Primeira Guerra Mundial pode ser dividida em três fases. A primeira fase é conhecida como Guerra de Movimento (1914), a segunda fase é a Guerra de Trincheiras (1915 – 1917) e, por fim, a Segunda Guerra de Movimento ou Fase Final (1918).
O que é tática no esporte?
Tática é conhecido como o conjunto de métodos utilizados para conseguir a realização de um objetivo. ... Assim mesmo, no esporte, a tática resulta ser um aspecto fundamental quando você quer impor-se ao adversário em algum jogo ou partida.
O que é estratégia de guerra?
Estratégia militar é uma designação abrangente para o planejamento de atuação em uma guerra. Deriva do grego estratego, a estratégia era vista como a arte do general. A estratégia militar lida com o planejamento e condução de campanhas, o movimento e divisão de forças, e a burla do inimigo.
Como aplicar a arte da guerra nas empresas?
Hoje em dia, por exemplo, podemos prontamente aplicar a arte da guerra ao mundo dos investimentos, no qual os princípios fundamentais são, primeiramente, não perder dinheiro; depois, tentar obter ganhos escolhendo os momentos adequados para agir.
Como atacar seu inimigo?
- Crie um senso de urgência e desespero. Você é seu pior inimigo. ...
- Conheça as estratégias de dissuasão. ...
- Conheça o seu inimigo. ...
- A estratégia de turnos. ...
- Dê corda suficiente aos seus rivais para eles se enforcarem.
Como ser um estrategista de guerra?
...
Como se tornar um bom estrategista
- Conheça bem a situação. ...
- Identifique seus limites. ...
- Otimização de recursos. ...
- Invista em apenas uma meta possível. ...
- Saiba delegar. ...
- Faça autocrítica.
Em que aspectos os conceitos do livro A Arte da Guerra podem ser aplicados em sua vida carreira ou empresa?
“Pode-se fazer a metáfora da guerra para o ambiente de mercado competitivo, dentro do qual a empresa precisa ter conhecimento de três elementos essenciais”. Nesta comparação, o exército seria a própria empresa, o inimigo seriam os competidores, e o terreno seriam o mercado, os fornecedores e os acionistas.
Qual melhor livro da arte da guerra?
A arte da guerra: o maior manual de estratégia já produzido pela humanidade. O livro “A arte da guerra” foi escrito pelo general chinês Sun Tzu por volta de 500 a.C., sendo apontado como o mais antigo de estratégia já escrito.
Quantos livros tem a arte da guerra?
A Arte da Guerra - Os 13 Capítulos Originais - Ed. Completa - Saraiva.
Quais são os gatilhos para enxaqueca?
Quanto Juliette ganha em dinheiro no Instagram?