O que reprova no exame médico do Exército?

Perguntado por: Raquel Núria Marques de Melo  |  Última atualização: 7. April 2025
Pontuação: 4.3/5 (13 avaliações)

Doenças como imunodeficiência, chagas ou doenças sorológicas, deixam o candidato inapto. Problemas de varizes, pressão arterial e cicatrizes que podem ser afetadas pelo exercício militar, causando perturbação funcional ou possibilidade de úlcera, o candidato não entra.

Como é feito o exame médico no exército?

O exames estão sendo realizados no período da manhã, das 07h00 às 11h00, e à tarde, das 13h00 às 17h00. A avaliação consiste na realização de entrevista para verificar as aptidões pessoais e de exames de saúde, incluindo avaliação médica e exame odontológico.

Quais são as doenças que não pode entrar no exército?

Os portadores de deficiência física, doenças crônicas, como asma e bronquite, e problemas psicológicos ou mentais estão dispensados do serviço militar, assim como condenados que cumprem sentença por crime doloso.

O que acontece na inspeção de saúde do exército?

A Inspeção de Saúde é uma etapa eliminatória comumente presente em concursos militares. Assim como o TAF, o objetivo dessa etapa é o de garantir que o candidato será capaz de lidar com as exigências físicas durante o curso de formação e também no exercício da função.

O que mais reprova no alistamento militar?

O que pode reprovar no alistamento militar?
  • altura menor do que 1,60 para homens e 1,55 para mulheres;
  • problemas no pé, como pé chato;
  • imunodeficiências e doenças sorológicas, como doença de chagas, sífilis e hepatite;
  • problemas de varizes;
  • algumas cicatrizes;
  • problemas de pressão;

TUDO SOBRE INSPEÇÃO DE SAÚDE do SERVIÇO MILITAR 2022

23 questões relacionadas encontradas

Quais doenças reprovam no alistamento militar?

Doenças como imunodeficiência, chagas ou doenças sorológicas, deixam o candidato inapto. Problemas de varizes, pressão arterial e cicatrizes que podem ser afetadas pelo exercício militar, causando perturbação funcional ou possibilidade de úlcera, o candidato não entra.

Quais exames médicos são feitos no alistamento militar?

5.3.4.8 - hemograma completo, Tipagem Sanguínea, Fator RH e coagulograma. 5.3.4.9 - glicemia em jejum.

Quem tem cárie não pode servir o Exército?

Cárie não é motivo para reprovar candidato em concurso público.

É feito exame de sangue no alistamento militar?

O exame colhido no sangue é obrigatório para os homens com idade igual ou acima de 45 (quarenta e cinco) anos de idade.

Quais são as 5 etapas do alistamento militar?

O processo de recrutamento do brasileiro para prestação do Serviço Militar Inicial obrigatório é precedido pela convocação e compreende 5 (cinco) fases distintas e sucessivas:
  • 1ª Fase - Alistamento. ...
  • 2ª Fase - Seleção Geral. ...
  • 3ª Fase -Designação. ...
  • 4ª Fase -Seleção Complementar. ...
  • 5ª Fase – Incorporação.

Como ser rejeitado no alistamento?

Os notoriamente incapazes, portadores de deficiência física ou psicológica são dispensados do serviço militar no ato do alistamento. Para isso basta informar à Junta de Serviço Militar a deficiência do alistado.

Qual é o peso mínimo para entrar no Exército?

Em tal cenário, o cidadão que possuir altura maior que 1,70 m e peso maior que 60 kg e, ainda, no teste realizado pelo dinamômetro, aferir força muscular superior a 127 kg, será considerado tipo físico "A".

Porque filho único não vai pro Exército?

QUEM É O ÚNICO SUSTENTO DA FAMÍLIA (ARRIMO), PODE SER DISPENSADO DO SERVIÇO MILITAR? Sim, porém para isso deve apresentar na Junta de Serviço Militar documentos que comprovem essa situação, tais como: certidão de nascimento dos filhos, certidão de casamento, comprovante de renda e outras provas que julgar necessárias.

Qual exame faz no quartel?

Hemograma Completo, Grupo Sanguíneo e Fator RH (serve carteira de doador de sangue ou documento equivalente), Colesterol Total, Triglicérides, Creatinina, Glicemia de Jejum, TGO (AST), TGP (ALT), Gama – GT.

Quais perguntas são feitas na entrevista do exército?

Entrevista para Recrutador

Perguntou dados pessoais, se eu queria entrar no exército, e se eu queria por quê eu queria. Também perguntou dados dos meus pais e a nossa renda familiar, se eu queria entrar por necessidade, por sonho ou por algum outro motivo. Se eu estudo ou trabalho.

O que levar no dia a seleção geral do exército?

17 Quais documentos devem ser levados à Seleção Geral? Carteira de identidade ou prova equivalente, conforme disposto no artigo 2º da Lei 12.037, de 1º de outubro de 2009. Recomenda-se que o brasileiro evite comparecer usando chinelo, bermuda ou camiseta cavada.

O que acontece se der positivo no exame toxicológico do Exército?

2.2.1.6 O militar da reserva prestador de tarefa por tempo certo, que apresentar resultado positivo no exame toxicológico, será dispensado ex officio de suas atividades e submetido a tratamento médico.

O que levar na 3 fase do alistamento?

Deve levar os seguintes documentos:
  • documento oficial com fotografia (carteira de identidade; carteira de trabalho; carteira profissional; passaporte; carteira de identificação funcional; ou outro documento público que permita a identificação); e.
  • comprovante de residência.

Tem teste físico no alistamento militar?

Seleção Complementar: essa seleção é semelhante à Geral, mas possui maior grau de especificidade. Exames Médicos, Testes de Aptidão Física e Entrevista são alguns dos itens que compõem essa etapa; e. Incorporação: é a etapa final.

Quantos dentes tem que ter para passar no exército?

Ainda, o Apêndice III prevê no que consiste os Padrões Psicofísicos Admissionais, e, no seu item "1", quais as condições mínimas exigidas, onde consta, entre outras: "o mínimo exigido é de vinte (20) dentes naturais, dez (10) em cada arcada, hígidos ou Tratados.

Pode entrar no exército sem dente?

Por mais inusitado que pareça, a presença de todos os dentes — ou pelo menos da maioria deles — é algo obrigatório para a aprovação nos concursos militares. Caso o candidato tenha menos do que 20 dentes naturais, ele estará inapto.

Quem tem dente torto pode servir o exército?

Frisa-se que, em que pese previsão editalícia, não pode ser considerado inapto o candidato que possui dentes tortos, pois tal fato não dificulta, inviabiliza ou impede o exercício da função nem compromete a sua honra e/ou da corporação”, posicionou-se o relator.

Quem tem rinite pode ir para o Exército?

NÃO ESTABELEÇA PROIBIÇÕES DESCABIDAS. ALÉRGICO BEM ORIENTADO PODE TER UMA VIDA NORMAL, SEM GRANDES RESTRIÇÕES, DESDE QUE ORIENTADO PELO MÉDICO ESPECIALISTA.

O que fazer para ser dispensado do exército?

Para requerer a dispensa por esse processo, é necessário apresentar os documentos comprobatórios exigidos pela Junta de Serviço Militar durante o Alistamento Militar. Após a solicitação ser aceita o cidadão receberá o Certificado de Dispensa de Incorporação (CDI).

O que pode reprovar no exame de urina?

Elementos anormais podem estar relacionados a algum tipo de doença do sistema urinário ou doenças sistêmicas, a exemplo de infecções urinárias, problemas renais, diabetes, desidratação, nefrites, tumores, hipertensão arterial, entre outras.

Artigo anterior
Como comprar pacote de internet da oi por sms?
Artigo seguinte
Como mostrar fotos do WhatsApp na galeria?