O que representa a DVA demonstração de valor adicional qual sua importância e a quem se torna obrigatória sua apresentação?

Perguntado por: Cláudio Araújo de Monteiro  |  Última atualização: 13. März 2022
Pontuação: 4.9/5 (34 avaliações)

1- O que é DVA e qual a sua importância
A Demonstração do Valor Adicionado é a demonstração contábil que apura o valor da riqueza gerada pela companhia, bem como a sua distribuição entre os agentes responsáveis pela geração dessa riqueza, como empregados, acionistas, governo, dentre outros.

O que é DVA e qual a sua importância?

A DVA presta informação econômico-financeira que evidencia a circulação do patrimônio, mostra o valor econômico que foi gerado por uma entidade em determinado período de tempo e fornece informações sobre os benefícios obtidos por cada um de seus fatores de produção: acionistas, trabalhadores, credores e governo.

Qual é a definição para valor adicionado na DVA?

O que é a Demonstração de Valor Adicionado (DVA)?

A Demonstração do Valor Adicionado (DVA) é o demonstrativo contábil que evidencia, de forma sucinta, o valor gerado por uma empresa em determinado período, bem como a sua distribuição entre todos aqueles que participaram de sua produção.

Qual a utilidade da DVA para os usuários das demonstrações contábeis?

A DVA fornece informações relativas à riqueza criada pela entidade em determinado período e a forma como a mesma foi distribuída. Ela proporciona aos usuários das demonstrações contábeis saber, por exemplo, qual a parcela do resultado da empresa distribuída em determinado período aos funcionários ou ao governo.

Qual o foco da DVA?

( ) A DVA tem por foco a demonstração do lucro dos acionistas, uma vez que todas as empresas possuem como finalidade a geração de lucros.

DVA: Demonstração do Valor Adicionado | Aprenda FACILMENTE!

17 questões relacionadas encontradas

Qual o objetivo do balanço social?

O Balanço Social é um conjunto de informações que demonstra as atividades de uma entidade privada com a sociedade que a ela está diretamente relacionada, com objetivo de divulgar sua gestão econômico-social, e o seu relacionamento com a comunidade, apresentando o resultado de sua responsabilidade social, visando à ...

Qual a diferença entre a DVA e DRE?

A diferenciação básica entre a DRE e a DVA, é que a primeira apresenta o resultado do período e suas informações são voltadas para os sócios e acionistas.

Pode-se afirmar que a finalidade da DVA Demonstração do Valor Adicionado e?

Pergunta 10 0,5 em 0,5 pontos Pode-se afirmar que a finalidade da DVA (Demonstração do Valor Adicionado) é: Resposta Selecionada: a. Evidenciar a riqueza formada e distribuída pela empresa. Respostas: a. Evidenciar a riqueza formada e distribuída pela empresa.

Qual o objetivo da Demonstração do Valor Adicionado de acordo com Santos 2009?

A Demonstração do Valor Adicionado (DVA) é um componente do Balanço Social que tem por objetivo demonstrar a capacidade de geração da riqueza e sua consequente distribuição para os elementos que contribuíram para a sua formação.

Para que serve a demonstração do resultado abrangente?

O que é a Demonstração do Resultado Abrangente (DRA)?

Dessa forma, a Demonstração do Resultado Abrangente, também conhecida como DRA, tem como objetivo atualizar o que é patrimônio da empresa e o capital dos sócios, para que os investidores consigam fazer esta diferenciação ao analisar os dados do empreendimento.

O que é o valor adicionado?

Na economia, denomina-se “valor adicionado em determinada etapa da produção a diferença entre o valor bruto produzido nessa etapa (igual a vendas mais acréscimos de estoques) e os consumos intermediários” (SIMONSEN; CISNE, 1995, p.

O que é o valor adicionado ICMS?

O Valor Adicionado (VA) corresponde à diferença entre o valor das mercadorias saídas de uma empresa, acrescido do valor das prestações de serviços e o valor das mercadorias e serviços recebidos na mesma empresa, em cada ano civil (SOARES, GOMES e FILHO, 2010).

Como calcular o valor adicionado?

Para seu cálculo, é necessário contabilizar todas as receitas operacionais e não-operacionais do período. Em seguida, são subtraídas da receita total todas as despesas operacionais do intervalo analisado. Chegamos, assim, ao chamado Valor Adicionado Bruto.

Quando surgiu a DVA?

A DVA surgiu na Europa em virtude do imposto sobre o valor agregado nos países Europeus e teve destaque no Reino Unido, no final dos anos 70, através do relatório Corporate Report (CUNHA, 2002).

Quais os principais stakeholders na distribuição do valor adicionado realizado por uma empresa?

stakeholders (governo, empregados, financiadores e acionistas).

O que mostra o balanço patrimonial?

O que é Balanço Patrimonial? Trata-se de um relatório financeiro que tem por objetivo apresentar a situação contábil e econômica de uma empresa em determinado período.
...
O Balanço Patrimonial é composto por três principais informações de uma empresa:
  • os ativos;
  • os passivos;
  • o patrimônio líquido.

Pode-se afirmar que a finalidade da DVA e?

A Demonstração do Valor Adicionado (DVA) é um demonstrativo contábil que tem como objetivo mostrar a riqueza que foi criada pelo negócio em determinado tempo e a maneira como ela foi dividida entre os vários departamentos que fazem parte de todo processo.

Qual é a finalidade das notas explicativas?

As notas explicativas têm como objetivo esclarecer as demonstrações financeiras e apresentar as práticas e critérios contábeis usados.

Como é dividida a Demonstração do Valor Adicionado?

A estrutura da Demonstração do Valor Adicionado, pode ser dividida em duas partes: como a empresa gerou riqueza e como ocorreu a distribuição. Dessa maneira, a primeira parte deve possuir dois grupos de planilhas. O primeiro grupo deve ser preenchido com os ganhos de capital e a receita bruta de vendas.

O que entra na DRE?

Estrutura da DRE
  • Receita Bruta.
  • (-) Deduções e abatimentos.
  • (=) Receita Líquida.
  • (-) CPV (Custo de produtos vendidos) ou CMV (Custos de mercadorias vendidas)
  • (=) Lucro Bruto.
  • (-) Despesas com Vendas.
  • (-) Despesas Administrativas.
  • (-) Despesas Financeiras.

Como identificar os stakeholders na DVA?

Em outras palavras, Donaldson e Preston (1995) informam que os stakeholders são identificados através dos danos e/ou benefícios reais Page 2 www.congressousp.fipecafi.org ou potenciais que experimentam ou experimentarão como consequência de ações ou omissões da empresa.

O que é valor adicionado recebido em transferência?

I - Valor adicionado recebido em transferência representa a riqueza que não tenha sido criada pela própria entidade, e sim por terceiros, e que a ela é transferida, como por exemplo receitas financeiras, de equivalência patrimonial, dividendos e aluguel.

Quais são os elementos do balanço social?

o Balanço Social tem por objetivo demonstrar o resultado da interação da empresa com o meio em que está inserida. Possui quatro vertentes: o Balanço Ambiental, o Balanço de Recursos Humanos, Demonstração do Valor Adicionado e Benefícios e Contribuições à Sociedade em geral.

Qual a estrutura do balanço social?

A estrutura do Balanço Social representa mais um passo na consolidação de uma cultura empresarial que privilegie a transparência e permita à sociedade conhecer e valorizar os esforços das empresas no sentido de conciliar o sucesso econômico com resultados positivos do ponto de vista social e ambiental, ou seja, em ...

Quais os benefícios do balanço?

Por meio dele, você pode identificar se possui ou não os recursos necessários para realizar um determinado investimento, se é necessário conter gastos, e etc. Outro grande benefício que o Balanço Financeiro oferece, é a demonstração da capacidade financeira da empresa para pagar tudo o que deve atualmente.

Artigo anterior
Como é ser sheik?
Artigo seguinte
Que objetivo você pode atingir ao realizar uma promoção?