O que quer dizer sentença procedente em parte?

Perguntado por: Diego Ricardo Simões  |  Última atualização: 12. Oktober 2024
Pontuação: 4.1/5 (2 avaliações)

Significa que um juiz ou uma juíza aceitou apenas uma parte do pedido feito pelo autor do processo. Ou seja, a pessoa que entrou com o processo ganhou a causa, mas não ganhou exatamente tudo o que pediu.

O que significa sentença procedente em parte?

Se o judiciário julgar PROCEDENTE nosso pedido, significa que PROCEDE, ou seja, que GANHAMOS. Se julgar IMPROCEDENTE, significa que perdemos. Se julgar PARCIALMENTE PROCEDENTE significa que ganhamos em parte, ou seja, ganhamos parte do que pedimos.

O que vem depois de julgado procedente em parte o pedido?

“Julgado procedente em parte”, significa que o juiz acolheu apenas em parte o pedido do autor do processo. “Autos conclusos para julgamento” quer dizer que o processo está com o juiz para proferir a decisão final.

O que vem depois de parcialmente procedente?

A ação será procedente, parcialmente procedente ou improcedente. A decisão procedente é aquela que estabelece que o trabalhador tem direito a tudo que foi pedido no processo.

É possível recorrer de sentença procedente?

Prazo para recursos: Geralmente, as partes envolvidas no processo têm a possibilidade de recorrer da sentença proferida. Os prazos para interposição de recursos podem variar de acordo com a legislação aplicável e devem ser respeitados para que as partes não percam o direito de contestar a decisão.

PROCEDENTE EM PARTE | O QUE É

29 questões relacionadas encontradas

Quando o juiz dá a sentença quanto tempo demora para receber?

Depois de publicada a sentença, a empresa processada deve pagar a causa trabalhista de 48 horas até 15 dias úteis. Logo, em média, após a sentença, a parte vencedora espera receber os valores de sua causa trabalhista nesse intervalo de tempo.

O que acontece depois que o juiz dá a sentença?

Acórdão é o julgamento colegiado proferido pelos tribunais. Art. 205. Os despachos, as decisões, as sentenças e os acórdãos serão redigidos, datados e assinados pelos juízes.

Como saber se o processo está chegando ao fim?

Para tal, a primeira coisa que você deve fazer é se direcionar ao site do tribunal. Ao fazer isso, você irá se deparar com a página inicial, onde haverá um espaço escrito “consulta processual”. Bem ao lado desses dizeres, basta digitar o número do seu processo, contendo o dígito, ano, vara etc.

Como saber o valor da sentença de um processo?

Resposta: No caso de processo eletrônico, sem sigilo, é possível visualizar a sentença por meio da consulta pública do processo. Caso o processo tramite em meio físico ou esteja protegido por sigilo, entre em contato com a vara ou juizado para ter acesso aos autos ou solicite a texto da sentença a seu advogado.

Quantas vezes se pode recorrer de uma sentença?

Quantas vezes se pode recorrer de uma sentença? É possível recorrer tantas vezes porque no Direito, toda e qualquer pessoa é considerada inocente até o trânsito em julgado da decisão (até ser julgado pelas 3 instâncias, caso recorrida). Isso é chamado de “princípio da presunção de inocência”.

O que fazer depois que saiu a sentença?

Possibilidade 1: Recorrer da parte procedente da sentença (Embargos de Declaração ou Recurso Ordinário). Recolher as custas e o depósito recursal. Possibilidade 2: Aguardar o trânsito em julgado e pagar a execução. Possibilidade 3: Fazer um acordo.

O que acontece depois do recurso provido em parte?

O significado de "conhecido o recurso e provido em parte" é que o tribunal reconheceu a validade do recurso apresentado, mas decidiu modificar ou anular apenas parte da decisão original. Isso indica que o recurso foi parcialmente aceito e que houve uma alteração na decisão anterior.

O que é uma parte no processo?

A lei prevê a existência de outras partes no processo além de autor e réu. São terceiros que não fizeram parte da formação original do processo, e que, de uma forma ou de outra, têm interesse na lide, devendo ingressar de forma voluntária ou obrigatória.

Quando a pessoa ganha o primeiro processo na primeira instância pode perder na segunda?

Sim, você pode perder na segunda instância, mesmo após ter ganho na primeira. Inclusive, existem 37% de chance de haver mudança na decisão judicial, segundo um levantamento da Folha.

O que é conhecido o recurso é provido em parte?

Significa que o recurso foi analisado e que o pedido contido nele foi parcialmente aceito por um juiz ou uma juíza.

Quanto tempo o INSS têm para recorrer de uma sentença 1 grau?

A Lei n. 9.784 /99, que regula o processo administrativo no âmbito federal, dispôs, em seu art. 49 , um prazo de trinta dias para a decisão dos requerimentos veiculados pelos administrados, prazo esse prorrogável por igual período mediante motivação expressa, o que não ocorreu no caso.

Quanto tempo demora para ser pago o dinheiro ganho em um processo?

Esse período pode variar de 48 horas até 15 dias úteis, pois o tempo de compensação do valor é de até 10 dias. A causa trabalhista ganha através da justiça será paga pela empresa, que por sua vez deve indicar bens para garantia da compensação.

Como saber que o processo foi ganho?

Uma das maneiras mais óbvias de descobrir se você ganhou o processo é analisar a sentença ou decisão final emitida pelo tribunal. Esta é uma etapa crucial, pois fornecerá informações claras sobre o resultado do caso.

Como saber se o dinheiro já foi depositado em um processo?

É muito simples consultar precatórios, para buscar as informações por conta própria, basta acessar o site do Tribunal responsável pelo processo. Nas plataformas de cada um, através de consulta online, é possível verificar o status do processo, a lista e ordem de pagamento, além do valor inicial a ser recebido.

Qual é a fase final de um processo?

Do Julgamento

A decisão final é a principal decisão do processo, ainda que não chegue a efetivamente apreciar o mérito da causa, como as decisões de não conhecimento, de prejudicialidade, de homologação de desistência e de negativa de seguimento.

Como é feito o pagamento de uma causa ganha na justiça?

O depósito judicial funciona como uma garantia de pagamento durante o andamento do processo judicial. Desse modo, o juiz determina que a quantia seja depositada em uma conta específica para garantir o pagamento à parte vencedora do processo.

Quando chega o fim de um processo?

O processo tem seu fim quando a sentença é definitivamente cumprida.

Quando o juiz dá a sentença pode recorrer?

O prazo para a interposição do recurso é de 15 dias a partir da data da intimação da sentença proferida. Seu objetivo é o reexame da decisão judicial.

Qual a diferença entre sentença e decisão?

Tanto a sentença quanto o acórdão marcam o fim do processo, ao menos na instância em que se encontra. Decisões interlocutórias – As decisões são atos pelos quais o juiz resolve questões que surgem durante o processo, mas não são o julgamento dele por meio de sentença.

Quais são as fases do cumprimento de sentença?

  • REQUERIMENTOS DIVERSOS.
  • FASE INICIAL DO PROCESSO.
  • FASE AUDIÊNCIA DE CONCILIAÇÃO.
  • FASE CONTESTAÇÃO.
  • FASE PÓS-SENTENÇA JUDICIAL.
  • FASE CUMPRIMENTO DE SENTENÇA.
  • FASE FINAL E ARQUIVAMENTO.

Artigo anterior
Como emitir uma nota de devolução de venda?
Artigo seguinte
Como saber se a minha TV é uma Smart TV?