O que quer dizer o Verbo na Bíblia?

Perguntado por: Maria Esteves Tavares  |  Última atualização: 5. März 2025
Pontuação: 4.5/5 (66 avaliações)

Logos, conhecido em português como Verbo, é um importante conceito na cristologia cristã para estabelecer a doutrina da divindade de Jesus Cristo e sua posição como Deus Filho na Trindade, como declarado no Credo Calcedoniano.

O que a palavra Verbo significa na Bíblia?

No grego, a palavra para Verbo é logos, que significa “palavra”. Por Sua palavra, Deus criou o mundo e tudo que existe (Hebreus 11:3). A Palavra de Deus representa Seu poder e Sua autoridade. O Verbo é Deus agindo no mundo.

O que significa No princípio era o Verbo e o Verbo estava com Deus?

É o que ele diz no versículo 3. Então, as palavras “no princípio” significam: antes que houvesse alguma matéria criada, havia o Verbo, o Filho de Deus. Lembrem-se: “Estes, porém, foram registrados para que creiais que Jesus é o Cristo, o Filho de Deus” (João 20.31).

O que é um Verbo de Deus?

Ele é o verbo, ou seja, o agente criador de tudo que existe, das coisas visíveis e invisíveis. O Deus único e verdadeiro constitui-se em três Pessoas distintas, porém, iguais, da mesma essência e substância. O verbo não é uma criatura, mas o criador. Ele não é um ser inferior a Deus, mas o próprio Deus.

O que quer dizer o Verbo se fez carne e habitou entre nós?

Ao dizer “e o verbo se fez carne e acampou entre nós” (kai ó Logos sarx égéneto kai eskénosen en hémin“), João faz referência ao pedido outrora feito a Moisés, de que fosse construído um tabernáculo em forma de tenda, para que Deus habitasse em meio a seu povo (Cf. Ex 25, 8-9).

O que significa "O verbo se fez carne" (A importância do nascimento de Jesus) | # 280

39 questões relacionadas encontradas

O que significa dizer que Jesus era o Verbo?

Começa com a origem eterna do Verbo, porque é disso mesmo que se tratava: “No princípio era o Verbo, e o Verbo estava junto de Deus, e o Verbo era Deus… E o Verbo se fez carne e habitou entre nós…” (Jo 1,1,14). Entre os evangelistas foi quem mais pôs em destaque a identidade divina de Jesus.

O que significa o Verbo no Evangelho de João?

No Evangelho de João, o termo "Verbo" é empregado de maneira singular para se referir a Jesus Cristo. A compreensão deste termo requer uma imersão no contexto cultural e teológico no qual João estava inserido.

Onde fala na Bíblia sobre Verbo?

No princípio era o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus.

O que significa a palavra o Verbo encarnado?

O Verbo encarnado é simultaneamente o princípio da criação e o fim último para o qual tende a pessoa humana, integrada ao cosmos. Assim, acenamos para a imensidade do mistério do Natal de Jesus Cristo. A Igreja alerta-nos de que devemos nos preparar adequadamente para a celebração de tão grande mistério.

O que significa a palavra Verbo no grego?

A versão grega de origem, porém, traz a expressão logos, no que depois restou traduzido como “verbo”, mas seria, no princípio, a palavra.

Qual é a explicação do Verbo?

O verbo indica uma ação, um estado ou um fenômeno da natureza. O verbo é a classe de palavras que expressa ação, estado ou fenômeno da natureza. Sua conjugação envolve a flexão por pessoa e por número, o tempo, o modo e a voz utilizados.

Quando o Verbo era Deus?

No princípio, era o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus. Ele estava no princípio com Deus. Todas as coisas foram feitas por ele, e sem ele nada do que foi feito se fez. Nele, estava a vida e a vida era a luz dos homens; e a luz resplandece nas trevas, e as trevas não a compreenderam.

O que significa o Verbo encarnado na Bíblia?

O mistério da encarnação equivale a vinda do Reino. No Verbo encarnado resplandece a “glória” divina que é o esplendor da grandeza e da potência de Deus. A encarnação redentora não somente é a manifestação, mas também a oferta aos fiéis desta glória, quer dizer da vida divina.

Qual foi o profeta de Deus que foi zombado por ser careca?

A expressão “sobe, calvo” não quer dizer apenas uma zombaria por Eliseu ser careca. A palavra “sobe” empregada por aquele grupo, zomba do ministério profético de Eliseu, fazendo uma comparação injusta com o profeta Elias que “subiu” ao céu em um redemoinho (2 Reis 2.11).

Como explicar João 1 1?

João ensinou que Jesus Cristo deixou Seu lar celestial para viver na Terra e Se tornar nosso Redentor. O propósito desta lição é ajudá-lo a compreender quem era Jesus Cristo antes de Seu nascimento mortal e a apreciar mais profundamente o amor que Ele demonstrou ao cumprir Sua missão na Terra.

Quem é o Espírito Santo?

O Espírito Santo é o terceiro membro da Trindade. Ele é um personagem de espírito, sem um corpo de carne e ossos. Frequentemente nos referimos a Ele como o Espírito, o Santo Espírito, o Espírito de Deus, o Espírito do Senhor ou o Consolador.

Quem é o Verbo que se fez carne?

O Cristo joanino é o Verbo que se fez carne, feito nosso irmão, em tudo semelhante a nós.

Por que o Verbo se fez carne?

O Verbo se fez carne para que conhecêssemos o amor de Deus. “Nisto manifestou-se o amor de Deus por nós: Deus enviou seu Filho Único ao mundo para que vivamos por Ele” (1 Jo 4,9). “Pois Deus amou tanto o mundo, que deu seu Filho Único, a fim de que todo o que crer nele não pereça, mas tenha a Vida Eterna” (Jo 3,16).

Quem é o Verbo em João 1?

O verbo é Jesus, a segunda Pessoa da Trindade. Isso significa que antes da encarnação do verbo, ele já existia e, isso, desde toda a eternidade e em plena comunhão com o Pai. Jesus como Deus não passou a existir depois que nasceu em Belém. Ele é o Pai da eternidade.

Quem era Jesus antes de encarnar?

Se existiram outros legítimos sacerdotes reconhecidos por Deus na mesma ordem de Melquisedeque em seu tempo e antes do estabelecimento do sacerdócio levítico nós não sabemos. Mas sabemos com toda certeza que Jesus é “sumo sacerdote para sempre, segundo a ordem de Melquisedeque” (Hb 5.10; 6.20).

Quem é o filho da promessa na Bíblia?

Depois de uma espera de 25 anos, chega Isaque, o filho da promessa. É ele que possibilitaria o cumprimento das promessas de Deus a Abraão, de fazer uma grande nação a partir de sua descendência e de abençoar todos os povos da terra.

O que Jesus fez para mostrar que se importava com os homens?

O Salvador deu o exemplo para nós de como Se importava com os outros. Ele nos ensinou: “Amarás ao Senhor teu Deus de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todo o teu pensamento. Este é o primeiro e grande mandamento.

Quais as características de Jesus em Isaías 53?

Segundo a Bíblia, as características de Jesus em Isaías 53 revelam que ele seria desprezado, rejeitado, ferido, moído, afligido e quebrantado por causa dos pecados da humanidade. Ele seria o Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo e traria a salvação pela sua morte e ressurreição.

Quem é o criador de Deus?

A resposta a essa pergunta, porém, é simples: Ninguém criou Deus. Deus existe sem uma causa. Ele sempre existiu e não há como Ele não existir. Só faz sentido a gente perguntar quem criou o universo e as coisas que existem dentro dele.

Artigo anterior
O que passar na madeira para não pegar cupim?
Artigo seguinte
O que é polia movida?