O que quer dizer o verbo falar?

Perguntado por: Francisco Nunes Pinho  |  Última atualização: 7. März 2022
Pontuação: 4.4/5 (27 avaliações)

Significado de Falar
verbo regência múltipla Expressar-se através das palavras; dizer: falou mentiras; falou mentiras aos pais; quase nunca falava; não se falavam. ... Expressar-se em uma outra língua: fala espanhol com perfeição. verbo transitivo indireto Falar mal de algo ou de alguém; criticar: fala sempre da vizinha.

Quando usar o verbo falar?

Pode atuar como verbo transitivo direto, transitivo indireto, transitivo direto e indireto, intransitivo e pronominal.
...
Falar como verbo transitivo direto
  1. Falar bobagem;
  2. Falar mentiras;
  3. Falar a verdade;
  4. Falar inglês;
  5. Falar alemão;
  6. Falar coisas estranhas.

Qual a predicação do verbo falar?

Aqui, semelhantemente a uma situação antes mencionada, o verbo em questão (falar) possui predicação incompleta, ou seja, precisa de algum termo que lhe complete o sentido. Como tal, classifica-se como transitivo direto, sendo que “bobagens” representa o objeto direto.

Qual é a diferença entre falar e fala?

O verbo falar ou é intransitivo ou se utiliza com preposição (falar de, falar em, falar com, falar a, falar sobre). Ex.: Ele fala muito bem. (intransitivo). ... O verbo dizer exige complemento directo sem preposição (predominantemente) ou regido da preposição "de".

Quem vos fala ou que vos fala?

A primeira pessoa é a que fala: eu e nós. A segunda é a pessoa com quem se fala: tu e vós. A terceira é a pessoa de quem se fala: ele/ela e eles/elas.

VERBO FALAR PRESENTE SIMPLES | VERBO HABLAR (T. PRESENTE/ INDICATIVO)

34 questões relacionadas encontradas

Como se escreve falar ou fala?

Expressar-se em uma outra língua: fala espanhol com perfeição. verbo transitivo indireto Falar mal de algo ou de alguém; criticar: fala sempre da vizinha. verbo pronominal Permanecer em contato com alguém: os pais não se falam. substantivo masculino Ato de se expressar, de conversar: não ouço o falar do professor.

O que é verbo transitivo indireto exemplos?

São verbos que se ligam ao complemento por meio de uma preposição. Por exemplo, o verbo obedecer exige a preposição a, pois “quem obedece, obedece A algo/ A alguém”. ... Quando, porém, for usado um pronome oblíquo átono como objeto indireto, ela desaparecerá: “Obedeço a eles” = “Obedeço-lhes”.

São exemplos de verbos transitivos?

Verbos transitivos são verbos que precisam de complementos verbais para completar o seu sentido. Têm um significado incompleto.
...
Exemplos de verbos transitivos
  • Verbo comer;
  • Verbo querer;
  • Verbo acreditar;
  • Verbo lembrar;
  • Verbo emprestar;
  • Verbo agradecer.

Como identificar um verbo transitivo indireto?

O verbo é transitivo indireto quando o complemento está ligado ao verbo de forma indireta. Neste caso, o uso da preposição é obrigatória. São aqueles que necessitam de um objeto indireto para dar sentido a uma frase. Sem o objeto indireto ela fica incompleta.

Precisa de falar ou precisa falar?

"Preciso de falar contigo" ou "Preciso falar contigo"? ° Vejamos: . ° O verbo "Precisar" só rege a preposição "de" quando o seu objecto ou complemento for um substantivo ou pronome, logo, se o seu objecto ou complemento for um verbo, dispensa-se esta preposição (de).

Tem falado ou tem falo?

“Olá! O correto é 'eu tinha falo' ou 'eu tinha falado'?” (Natália Marques) O verbo “falar” não tem particípio irregular, Natália. Deve-se dizer “eu tinha falado”.

Para que serve os 4 tipos de porquês?

Por que: utilizado em perguntas. Exemplo: Por que não voltamos para a casa? Porque: utilizado em respostas. ... Por quê: utilizado em perguntas no fim das frases.

Qual é verbo?

O verbo é a palavra que indica ação, movimento, estado ou fenômeno meteorológico. Pode sofrer variações de acordo com suas flexões. O verbo possui as flexões de: modo (indicativo, subjuntivo e imperativo), tempo (presente, pretérito e futuro), número e pessoa (singular e plural) e voz (ativa, passiva e reflexiva).

Como se conjuga o verbo?

Como conjugar verbos

Para conjugar um verbo, use a barra de conjugação verbal no topo da página. Digite o verbo no infinitivo e clique o botão "conjugar" para ver o seu verbo conjugado em todos os tempos verbais e todos os modos verbais. O Conjugação.com.br tem todos os verbos da Língua Portuguesa.

Quais são os verbos?

Verbos são palavras que indicam ações, estados, processos ou fenômenos, ou seja, que indicam acontecimentos representados no tempo. Existem verbos regulares, irregulares, anômalos, defectivos, impessoais, unipessoais, abundantes, de ligação, auxiliares, pronominais, reflexivos, transitivos e intransitivos.

O que é verbo transitivo Cite 5 Exemplos?

Os verbos transitivos diretos e indiretos são aqueles que exigem dois complementos, um dos quais sem e outro com preposição obrigatória. Exemplo: Carlos ofereceu chocolates à Milena. ... À Milena é um complemento, por sua vez, com preposição, logo, indireto.

O que é transitividade exemplos?

Exemplo de transitividade verbal

O verbo da frase é repartir. Quem reparte, reparte alguma coisa, então o verbo necessita de um complemento. ... A transitividade, portanto, acontece quando esse verbo significativo necessita de um complemento, que é um objeto, que poder ser direto, indireto ou direto e indireto.

Quais são verbos Intransitivos?

Verbos que não precisam de complemento

Os verbos intransitivos têm a capacidade de apresentar o sentido completo de uma ação. As ações propagadas pelos verbos intransitivos têm início e fim no próprio sujeito, não sendo necessário complementos verbais para completar o seu sentido.

O que é objeto indireto exemplos?

O objeto indireto é um tipo de Complemento Verbal. Diferentemente do Objeto Direto, o qual vincula-se ao Verbo diretamente, o Objeto Indireto integra-se aos sentidos dos Verbos Transitivos Indiretos através de uma Preposição. Veja o exemplo: Ricardo gosta de cerveja.

Como identificar o objeto direto e indireto?

O objeto indireto necessita de uma preposição para concluir o sentido de um verbo transitivo. O objeto direto pode usar preposição para completar o sentido de um verbo transitivo de forma facultativa. Isso acontece para que não tenha ambiguidades ou por questões linguísticas.

Quais são os pronomes pessoais?

Os pronomes pessoais designam diretamente uma das pessoas do discurso, seja no singular (eu, tu, ele) ou no plural (nós, vós, eles). Dessa maneira, podemos definir: PRONOMES PESSOAIS são aqueles que indicam as três pessoas do discurso.

Como usar o pronome pessoal vós?

Vós (na expressão com vós) e convosco são pronomes pessoais oblíquos tônicos indicativos da 2. ª pessoa do plural. São sempre precedidos de uma preposição – neste caso com – e devem ser usados quando, na frase, o substantivo que substituem tem função de objeto indireto.

Como usar vós e vós?

No português, a pessoa a quem se fala no discurso pode ser expressa pelos pronomes de 2. ª pessoa tu (singular) e, mais raramente, vós (plural), ou ainda por pronomes de tratamento como você (singular) / vocês (plural), que concordam com o verbo na 3. ª pessoa.

Por que exemplos?

“O 'por que' separado sempre pode embutir a palavra 'razão' ou a palavra 'motivo'”, explica o professor. Isso vale para perguntas diretas - “Por que você não foi?" vira "Por que razão você não foi?" e "Por que você não pagou a conta?" vira "Por que motivo você não pagou a conta?".

Artigo anterior
Qual a finalidade da análise de mercado?
Artigo seguinte
Como é o processo de terraplanagem?