O que quer dizer o artigo 187?

Perguntado por: Luísa Leal Vieira  |  Última atualização: 16. Mai 2025
Pontuação: 4.2/5 (34 avaliações)

187 ao dizer que exerce abusivamente um direito aquele que “excede manifestamente os limites impostos pelo seu fim econômico ou social, pela boa-fé ou pelos bons costumes”.

Qual é o crime 187?

Esse código se refere aos crimes de morte e assassinato, de forma semelhante ao Artigo 121 do Código Penal Brasileiro. Nos Estados Unidos, o termo "187" é comumente usado pelas gangues como um sinônimo de assassinato, algo comum também em canções de rap.

O que diz o artigo 186 e 187 do Código Civil?

186 e 187), causar dano a outrem, fica obrigado a repará-lo”. Assim, o abuso de direito é configurado pelo Código Civil como ato ilí- cito, em que a culpa não figura como elemento integrante, mas sim os limites impostos pela boa-fé, bons costumes e o fim econômico ou social do direito.

O que é abuso de direito exemplos?

“chama-se abuso do direito ao exercício, pelo seu titular, de um direito subjetivo fora de seus limites”. São inúmeros exemplos possíveis de abuso de direito. Podemos citar como exemplo, o abuso de direito de visitas.

O que diz o artigo 188?

Art. 188. Não constituem atos ilícitos: I - os praticados em legítima defesa ou no exercício regular de um direito reconhecido; II - a deterioração ou destruição da coisa alheia, ou a lesão a pessoa, a fim de remover perigo iminente. Parágrafo único.

O abuso do direito no Código Civil (art. 187, CC) - Prof. Daniel Ustárroz

20 questões relacionadas encontradas

O que diz o artigo 927 do Código Civil?

927. Aquele que comete ato ilícito (arts. 186 e 187) fica obrigado a repará-lo. § 1º Haverá obrigação de reparar o dano, independentemente de culpa, nos casos especificados em lei, ou quando a atividade normalmente desenvolvida pelo autor do dano implicar, por sua natureza, risco para os direitos de outrem.

Qual o significado do artigo 189?

A prescrição, segundo o artigo 189 do Código Civil, é a extinção da pretensão (ação judicial para assegurar um direito) pelo tempo. O texto do mencionado artigo descreve que quando um direito é violado, nasce uma pretensão, ou seja, o direito de ingressar com uma ação para assegurar o direito violado.

Quais são os 3 tipos de abuso?

Assim pode estar atrelada a outras formas de violência: abuso sexual; negligência violência física e psicológica, etc.

Quais atos são considerados abuso?

Pode incluir desde carícias, manipulação dos genitais, mama ou ânus, voyeurismo, exibicionismo ou até o ato sexual com ou sem penetração. Muitas vezes o agressor pode ser um membro da própria família ou pessoa com quem a criança convive, ou ainda alguém que frequenta o círculo familiar.

Quando há abuso de direito?

O abuso do direito de ação é caracterizado pela utilização exagerada ou desvirtuada desse direito, com o objetivo de prolongar, atrasar ou impedir o andamento de processos. Há ainda os que ajuízam ações com conflitos forjados ou fictícios, pretendendo obter alguma vantagem de forma ilegítima.

O que é artigo 186?

186. Aquele que, por ação ou omissão voluntária, negligência ou imprudência, violar direito e causar dano a outrem, ainda que exclusivamente moral, comete ato ilícito.

Qual é o valor de um processo por danos morais?

As alterações na CLT fixaram que a indenização será de até três vezes o último salário contratual do ofendido nos casos de ofensa de natureza leve. Para ofensas de natureza média, o valor pode chegar a cinco vezes o último salário. Se o dano moral tiver natureza grave, o trabalhador poderá receber até 20 vezes.

O que é abuso de direito?

334º do Código Civil português (“Abuso do direito. É ilegítimo o exercício de um direito, quando o titular exceda manifestamente os limites impostos pela boa fé, pelos bons costumes ou pelo fim social ou econômico desse direito“).

O que é 171 na cadeia?

O famoso crime do artigo 171 do Código Penal consiste basicamente na prática de golpes, nos quais o criminoso engana a vítima para obter algum tipo de vantagem, na maioria da vezes em dinheiro.

Porque 171 não dá cadeia?

Contudo, a grande novidade presente no artigo 171 do Código Penal fica por conta do §5º, incluído através da Lei 13.964 de 2019[3], conhecida como Lei Anticrime, estabelecendo que o crime de estelionato não é mais de ação penal pública incondicionada, mas sim pública condicionada à representação.

Qual é o crime que é 171?

Trata-se do famoso crime do “171”, infração penal contra o patrimônio que pode ser praticado por qualquer pessoa que tenha a intenção de enganar alguém para lhe tirar vantagem...

O que pode ser considerado violência psicológica?

Por exemplo, podem caracterizar violência psicológica atos de humilhação, desvalorização moral ou deboche público, assim como atitudes que abalam a auto-estima da vítima e podem desencadear diversos tipos de doenças, tais como depressão, distúrbios de cunho nervoso, transtornos psicológicos, entre outras.

Qual é o pior tipo de abuso?

O abuso sexual é uma das piores formas de abuso, porque as consequências desses atos íntimos podem nunca desaparecer. O abuso desse tipo pode ser de duas maneiras: exercitando esse tipo de violência diretamente na vítima ou através da exploração sexual. Abuso emocional ou psicológico.

O que é um abuso sutil?

Uma manipulação sutil, na qual o abusador enfraquece a autoestima, o amor próprio e a confiança da vítima, fazendo com que ela se coloque cada vez mais submissa, dependente e, se anulando a tal ponto que, não consiga ter a clareza destes atos perversos e coloque em dúvida suas próprias emoções e seus medos.

Como identificar uma situação de abuso?

Afastar-se ou não querer estar perto de outras pessoas. Perder interesse em atividades que antes apreciava. Apresentar lesões físicas inexplicáveis. Ficar mais temperamental (irritado, deprimido, triste) do que o normal.

O que significa 178 no crime?

178 - Emitir conhecimento de depósito ou warrant, em desacordo com disposição legal: Pena - reclusão, de um a quatro anos, e multa.

O que é ART 183?

“Art. 183. Deixar de apresentar-se o convocado à incorporação, dentro do prazo que lhe foi marcado, ou, apresentando-se, ausentar-se antes do ato oficial de incorporação: Pena – Impedimento, de três meses a um ano.”

Quanto tempo leva para prescrever um processo criminal?

Atualmente, um crime pode prescrever em três anos, se o máximo da pena for menor que um ano, ou em 20 anos, se o máximo da pena for superior a 12 anos, por exemplo. Pela proposta de Alê Silva, esses prazos passariam, respectivamente, para 23 e para 40 anos.

O que diz o artigo 99 do Código Civil?

Bens de uso especial (art. 99, II, do CC) – São os edifícios e terrenos utilizados pelo próprio Estado para a execução de serviço público especial, havendo uma destinação especial, denominada afetação. São bens de uso especial os prédios e as repartições públicas.

O que diz o artigo 876 do Código Civil?

Artigo 876

876. Todo aquele que recebeu o que lhe não era devido fica obrigado a restituir; obrigação que incumbe àquele que recebe dívida condicional antes de cumprida a condição.

Artigo anterior
Como o Madara salvou o óbito?
Artigo seguinte
Como fazer o telefone parar de vibrar?