O que quer dizer núcleo reagente?
Perguntado por: Hugo Frederico Matos | Última atualização: 22. März 2025Pontuação: 4.8/5 (23 avaliações)
Núcleo reagente significa que foram identificados anticorpos contra componentes do núcleo celular. O título 1/1280 representa a "concentração" do anticorpo. Quanto maior o segundo número (1280, no seu caso), mais "concentrado" está o anticorpo. Valores acima de 640 são considerados altos.
O que é núcleo reagente no exame de sangue?
Quando o FAN é positivo, é feita a observação do padrão de positividade, que é baseado na fluorescência vista no microscópio. O teste positivo sugere a presença de alguma doença autoimune, mas não define o diagnóstico.
O que significa núcleo reagente 1 80?
O menor título divulgado pelos laboratórios é 1/80 (significa que o a diluição é uma parte de soro do paciente para 80 partes de volume total em soro fisiológico). Neste título, a maioria dos exames de FAN positivos na verdade aparecem em pessoas saudáveis!
Quando o FAN é preocupante?
Entendendo o resultado do FAN
No caso de valores acima de 1/320, pode haver a possibilidade de uma doença auto-imune, mas o exame por si só não é suficiente para o diagnóstico, por isso a importância do médico.
Que tipo de doenças O exame FAN detecta?
O exame é realizado através da coleta de uma amostra de sangue, que é enviada para análise laboratorial. Lúpus eritematoso sistêmico, artrite reumatoide, psoríase, hipotireoidismo, síndrome de Guillain-Barré e Síndrome de Sjögren estão entre as doenças que podem ser identificadas através da realização do FAN.
fator antinuclear núcleo reagente
Quais os sintomas de quem tem FAN positivo?
Por isso, é comum que as especialidades sejam os que desconfiem e solicitem a análise mais específica da possível doença. Os sintomas que costumam chamar atenção incluem inchaços, dores nas articulações, febre, cansaço ou manchas vermelhas.
O que pode ser FAN reagente?
O FAN positivo não indica exatamente uma doença reumatológica específica, mas sim pode ajudar na investigação de inúmeros tipos de doenças autoimunes, como lúpus, artrite reumatoide, esclerose múltipla, psoríase, vitiligo e esclerodermia, entre outras.
Quais doenças podem dar FAN positivo?
- Lúpus eritematoso sistêmico.
- Síndrome de Sjögren.
- Esclerose sistêmica.
- Síndrome dos anticorpos antifosfolípide.
- Miopatias autoimunes sistêmicas.
- Doença mista do tecido conectivo.
Quais doenças altera o FAN?
Nucleolar pontilhado: esclerose sistêmica; Nuclear pontilhado fino: indica síndrome de Sjögren ou lúpus; Nuclear pontilhado grosso: lúpus, artrite reumatoide ou esclerose sistêmica; Nuclear pontilhado centromérico: indica esclerodermia.
Como tratar FAN positivo?
Então, se o seu exame de FAN tem resultado positivo, não se desespere! Procure um reumatologista para uma avaliação completa e análise individual do seu caso.
O que significa exame FAN núcleo reagente 1 640?
Esse resultado é fortemente associado com ausência de doença reumática, mas é necessária uma avaliação para descartar por completo alguma doença autoimune.
O que significa FAN reagente 1 160?
Pode acontecer em pessoas saudáveis, este exame deve ser solicitado se houver sinais que indiquem doenças associadas ao FAN, além do lúpus várias outras doenças podem ter FAN positivo. Procure um Reumatologista para avaliar o seu caso, mas o exame pode ser positivo em pessoas sem qualquer doença.
Qual resultado do FAN para lúpus?
Sensibilidade do exame FAN
Por exemplo, o exame FAN apresenta alta sensibilidade para o lúpus eritematoso sistêmico, sendo positivo em mais de 95% dos pacientes. Ou seja, a cada 100 pacientes que possuem a doença e realizam o exame, 95 deles apresentarão um resultado positivo.
Qual exame de sangue detecta doença autoimune?
A forma mais comum de investigar a presença de doenças autoimunes é com base no quadro clínico e na realização do exame FAN (Fator Antinuclear). É importante informar que esse exame pode dar resultado positivo em várias doenças autoimunes, mas não em todas.
O que é padrão nuclear pontilhado?
O padrão nuclear pontilhado fino denso é um padrão encontrado principalmente na população saudável, mesmo em títulos elevados. Sua positividade em um contexto em que o paciente não tem sintomas ou alterações laboratoriais, mesmo em títulos elevados, não deve gerar preocupação ou indicar aprofundar a investigação.
Quais são as crises de lúpus?
Os surtos do lúpus podem variar de leves para graves, dependendo dos órgãos afetados e da intensidade da inflamação. As partes do corpo mais frequentemente acometidas são as articulações, a pele, os rins, os pulmões, o coração e o sistema nervoso.
Quem tem FAN positivo tem lúpus?
Um teste de fator antinúcleo (FAN) positivo numa pessoa sem evidência convincente de lúpus eritematoso sistêmico (LES) ou de outra doença autoimune sistêmica frequentemente gera dúvida diagnóstica para o médico e angústia para o paciente. Esse fato é particularmente relevante quando o FAN tem altos títulos.
Qual o tipo de exame de sangue que detecta câncer?
Não existe nenhum exame de sangue para detectar câncer no corpo inteiro. O que existe, além do hemograma completo, são exames de sangue específicos, que ajudam no rastreamento de determinados tipos de neoplasias. É o caso de uma série de marcadores tumorais circulantes.
Como saber se tenho alguma doença autoimune?
Diagnóstico de doenças autoimunes
Várias análises laboratoriais são realizadas para ajudar a confirmar o diagnóstico. Análises sanguíneas que indicam a presença de inflamação podem sugerir uma doença autoimune.
Para que serve o exame de sangue chamado FAN?
O fator antinuclear (FAN), também chamado de anticorpos antinúcleo (ANA), é um ensaio comumente utilizado para detectar autoanticorpos humanos, principalmente nos casos em que há suspeita de doenças autoimunes.
Qual o médico que trata doença autoimune?
As doenças autoimunes não órgão-específicas costumam acometer múltiplos órgãos e sistemas, tendo uma multiplicidade de apresentações clínicas e, por essa razão, o médico mais indicado para o manejo e cuidado com o paciente é o reumatologista.
O que significa a sigla FAN?
Para começar, o exame FAN se refere à sigla para Fator Antinuclear. Ela diz respeito aos anticorpos em mau funcionamento que atacam o próprio organismo do paciente.
Quem tem fibromialgia pode ter FAN positivo?
SOBRE A FIBROMIALGIA
Exame de FAN positivo não é sinônimo de Lúpus. esse exame pode ser positivo em várias outras doenças reumáticas. A luz ultravioleta pode exacerbar a doença, tanto cutânea como de órgãos internos.
Qual o melhor exame para detectar lúpus?
Embora não exista um exame que seja exclusivo do LES (100% específico), a presença do exame chamado FAN (fator ou anticorpo antinuclear), principalmente com títulos elevados, em uma pessoa com sinais e sintomas característicos de LES, permite o diagnóstico com muita certeza.
Quem tem lúpus pode ter o FAN negativo?
É muito pouco provável que você tenha lúpus com FAN negativo.
Qual a origem das lutas no Brasil?
Como fazer uma carta empresarial?