O que quer dizer natureza do documento?
Perguntado por: Mariana Borges de Martins | Última atualização: 16. April 2022Pontuação: 4.1/5 (73 avaliações)
Natureza do assunto: esta classificação informa se a natureza do assunto tratado no documento prejudica a administração ou não quando divulgado. Se sua divulgação não acarreta prejuízo se diz que o documento é “ostensivo” e quando prejudica alguém ele é “sigiloso” e tem restrições de acesso.
O que é a natureza do documento?
CRIAÇÃO OU ADIÇÃO DE DOCUMENTOS
Ao adicionar um documentos deve-se escolher uma "Natureza do Documento" (OSTENSIVO, SIGILOSO ou RESTRITO), se a opção escollhida for RESTRITO ou SIGILOSO é necessário selecionar a "Hipótese Legal", e sendo SIGILOSO, deve selecionar o "Grau de sigilo".
O que significa natureza do documento ostensivo?
Dito isso, o documento ostensivo é aquele que pode ser divulgado sem gerar nenhum ônus para a empresa. Em outras palavras, ele não contém informações que podem comprometer a credibilidade do negócio ou de um colaborador.
Como se classifica um documento?
Existem 4 principais formas de se classificar documentos: por espécie, gênero / formato, assunto e relevância.
Quanto à natureza do assunto os documentos podem ser classificados em Escolha uma?
Quanto à natureza do assunto os documentos podem ser ostensivos ou sigilosos. A classificação de ostensivo é dada aos documentos cuja divulgação não prejudica a institui- ção, podendo ser de domínio público.
Classificação dos Documentos: Natureza do Assunto
Como os arquivos podem ser classificados quanto à sua natureza?
Quanto à extensão de sua atuação, os arquivos podem ser classificados em setoriais, centrais ou gerais. Quanto à entidade mantenedora, os arquivos podem ser classificados em: públicos, institucionais, comerciais e pessoais ou familiares. Textuais, cartográficos e filmográficos são exemplos de arquivos quanto ao gênero.
Quanto à natureza do assunto Denominam-se documentos ostensivos aqueles?
Quanto à natureza do assunto, os documentos podem ser ostensivos ou sigilosos. Consideram-se sigilosos os documentos que devem ser de conhecimento restrito. ... A classificação de ostensivo é dada aos documentos cuja divulgação não prejudica a administração.
O que é classificar um documento?
A classificação arquivística é a atividade que elabora, a partir de uma concepção intelectual, a articulação e identificação dos documentos entre si e estuda a forma como estes foram produzidos, para que sua existência seja determinada e, a partir daí, se materializar no instrumento Plano de Classificação, que espelha ...
Quais são os métodos de classificação?
Existem seis principais métodos de classificação: as classificações supervisionadas e não supervisionadas (Supervised Classification and Unsupervised Classification), a interpretação visual (Visual Observation), as redes neurais artificiais (Artificial Neural Network), classificação baseada no conhecimento ( ...
Como classificar os documentos na contabilidade?
Classificar os documentos conforme o assunto e por ordem alfabética. Todos os documentos devem ser identificados e separados de acordo com sua natureza (contábil, fiscal ou trabalhista/previdenciária) e, em seguida, organizados alfabeticamente.
Qual é a natureza do RG?
Por lei o documento não possui prazo de validade ou expiração. A cédula de identidade, carteira de identidade, identidade ou RG (registro geral) é o documento nacional de identificação civil no Brasil.
O que significa ostensivo em um processo?
adjetivo Que se mostra exageradamente; feito para chamar atenção.De intervenção instantânea; de ação imediata, sem demoras: policiamento ostensivo.
O que é um documento ostensivo ou sigiloso?
No Brasil, um documento pode ser classificado como ostensivo ou sigiloso. Um documento é ostensivo quando a ele não foi atribuído nenhum grau de sigilo, tendo em vista que o acesso ao seu conteúdo não põe em risco direitos individuais ou coletivos. Documentos ostensivos devem estar plenamente acessíveis.
Quais as naturezas dos documentos e como podem ser organizados?
Assim, os documentos podem ser textuais (quando a informação está escrita), cartográficos (quando o documento representa uma área maior, como em plantas e mapas), iconográfico (quando o documento possui a informação em forma de imagem estática, como em fotografias, partituras, e cartazes), filmográficos (quando a ...
Quais as características dos documentos?
Os documentos podem ser caracterizados segundo seu aspecto formal, ou seja, as espécies documentais são definidas tanto em razão da natureza dos atos que lhes deram origem, quanto à forma de registro de fatos.
Quanto à natureza dos arquivos em relação às instituições como podemos chamar os arquivos?
Os arquivos são divididos de acordo com as instituições que os mantêm, ou seja: Arquivos públicos: são originários das esferas municipais, estaduais e federais. Arquivos privados: referem-se aos arquivos originários de empresas, arquivos pessoais, escolas, igrejas, clubes dentre outros.
Quais os métodos de classificação dos arquivos?
- Arquivamento por assunto. Uma das técnicas mais utilizadas para a gestão de documentos é o arquivamento por assunto. ...
- Método alfabético. ...
- Método numérico. ...
- Método eletrônico. ...
- Método geográfico. ...
- Método temático.
O que é classificação exemplos?
Significado de Classificação
Colocação de algo seguindo uma ordem: organização alfabética dos livros. [Popular] Avaliação de um conteúdo que determina seu público ou a faixa etária para qual ele é sugerido: programa de classificação livre.
O que é classificar exemplos?
Significado de Classificar
Pôr em ordem (papéis, documentos etc.); arrumar: classificar livros na prateleira. Fazer a seleção de alguma coisa, tendo em conta uma ou várias de suas características:. classificar roupa pelo preço.
Qual a primeira classificação de documentos?
Refere-se a uma classificação quanto à frequência de uso do documento: 1- Arquivo corrente ou primeira idade; 2- Arquivo intermediário ou segunda idade; 3- Arquivo permanente ou terceira idade.
Qual o objetivo da classificação por assunto?
A classificação por assuntos é utilizada com o objetivo de agrupar os documentos sob um mesmo tema, como forma de agilizar sua recuperação e facilitar as tarefas arquivísticas relacionadas com a avaliação, seleção, eliminação, transferência, recolhimento e acesso a esses documentos, uma vez que o trabalho arquivístico ...
Quais são os principais sistemas de classificação?
Actualmente, podemos identificar dois principais grupos de classificação: fenética e filogenética. A classificação fenética preocupa-se com uma rápida identificação de um ser vivo, sem se preocupar com as relações evolutivas entre esse organismo e os outros.
Como são classificados os documentos sigilosos?
Segundo a LAI, as informações que possam comprometer a segurança da sociedade ou do Estado podem ser classificadas em um dos três graus de sigilo, quais sejam: reservado, secreto ou ultrassecreto.
Quanto aos documentos sigilosos é incorreto afirmar?
6) Quanto aos documentos sigilosos, é INCORRETO afirmar:
A) Os documentos referentes à segurança da sociedade e do Estado são originariamente sigilosos. da criação. C) Requerem medidas especiais de guarda e conservação. D) O Poder Judiciário não poderá determinar a exibição de documento sigiloso.
Quanto ao grau de sigilo os documentos podem ser?
Os documentos em posse do Poder Público podem ter seu acesso restrito a depender do grau de sigilo: reservado (5 anos), secreto (15 anos) ou ultrassecreto (25 anos).
Como saber se o eletroencefalograma está normal?
Quais as etapas de um julgamento?