O que quer dizer não diretiva?

Perguntado por: Fabiana Iara Sousa Leite  |  Última atualização: 5. März 2022
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Não-diretivismo é uma linha de pensamento pedagógico em que os próprios alunos escolhem os assuntos a serem estudados, e estudam se quiserem, diferente de outras linhas em que esta escolha é feita por professores ou por uma equipe diretiva.

O que é atitude não diretiva?

A atitude não-diretiva, além de estar implícita nas atitudes de autenticidade ou congruência, consideração positiva incondicional e compreensão empática, também aparece, na relação terapêutica, através das “respostas-reflexo” (Rogers e Kinget, 1975, p.

O que é pedagogia diretiva e não diretiva?

A pedagogia diretiva caracteriza-se pelo professor ser a autoridade máxima da sala de aula e todo o conhecimento passado é de responsabilidade do professor. A pedagogia não diretiva fundamenta-se na ideia de que o aluno é autodidata e que aprende por si mesmo.

O que é avaliação diretiva?

De grosso modo, podemos considerar que a pedagogia diretiva é uma abordagem pedagógica em que o professor fala e o aluno reproduz. Isso significa que o estudante deve seguir todas as instruções que lhe são transmitidas. Assim, a relação entre professor e aluno está dentro de uma hierarquia.

Como é a pedagogia diretiva?

A pedagogia diretiva, baseada na epistemologia empirista, admite que o conhecimento possa ser transmitido para o aluno. O conhecimento é algo que vem do meio físico ou social, portanto o objeto é determinante do sujeito.

Tendência Pedagógica Renovada Não diretiva Carl Rogers - Vídeo 4 de 8

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Como é a pedagogia não diretiva?

Não-diretivismo é uma linha de pensamento pedagógico em que os próprios alunos escolhem os assuntos a serem estudados, e estudam se quiserem, diferente de outras linhas em que esta escolha é feita por professores ou por uma equipe diretiva.

Qual o papel do professor não diretivo?

Para Becker, “o professor não-diretivo acredita que o aluno aprende por si mesmo. Ele pode, no máximo, auxiliar a aprendizagem do aluno, despertando o conhecimento que já existe no aluno. ... Esse modelo tem por objetivo um trabalho em conjunto, no qual a construção do conhecimento se dá por meio da reflexão.

O que é uma avaliação pontual?

É a avaliação aplicada ao final uma aula para avaliar de forma pontual se o aluno compreendeu o conteúdo ensinado naquele dia. É uma forma de comparar o aprendizado que o aluno tinha antes com o que ele adquiriu após a aula.

Quais os tipos 3 de avaliação explique cada um deles?

Os principais tipos de avaliação que existem são: diagnóstica, formativa e somativa, que diferem entre si principalmente pela finalidade com que os resultados são utilizados.

Quais são os tipos de avaliação escolar?

Tipos de avaliação escolar para aplicar no dia a dia
  • Avaliações Diagnósticas.
  • Avaliações Formativas.
  • Avaliações Somativas.
  • Avaliações Comparativas.

O que é a pedagogia renovada não diretiva?

A Tendência Liberal Renovadora não-diretiva (Escola Nova) enfatiza a formação de atitudes, o método é baseado na facilitação da aprendizagem, onde aprender é modificar as percepções da realidade. ... A aprendizagem é baseada no desempenho (aprender-fazendo). O Professor é o técnico e responsável pela eficiência do ensino.

Quais os tipos de modelos pedagógicos?

5 métodos pedagógicos utilizados no Brasil
  • Escola Construtivista.
  • Escola Freiriana.
  • Escola Montessoriana.
  • Escola Waldorf.
  • Escola Tradicional.

O que é pedagogia crítica Paulo Freire?

No pensamento freiriano, a educação crítica busca a libertação dos indivíduos e os auxilia na luta pelos seus direitos enquanto cidadãos, para que haja uma sociedade mais justa e democrática. Paulo Freire e Henry Giroux são os principais referenciais utilizados para a constituição deste estudo.

O que significa centrada na pessoa?

A abordagem centrada na pessoa foi desenvolvida em 1940 pelo psicólogo Carl Rogers. Também conhecida como terapia centrada na pessoa, ela procura estimular e expor a tendência humana de autoatualização das pessoas. Nesse caso, é privilegiada a experiência subjetiva do indivíduo.

O que Carl Rogers defende?

Rogers propõe a sensibilização, a afetividade e a motivação como fatores atuantes na construção do conhecimento. Uma das ideias mais importantes na obra de Rogers é a de que a pessoa é capaz de controlar seu próprio desenvolvimento e isso ninguém pode fazer para ela.

Qual a compreensão de diagnóstico para o aconselhamento diretivo e não-diretivo?

MÉTODO NÃO-DIRETIVO O DIAGNÓSTICO Rogers rejeita o uso do diagnóstico como centro do processo não-diretivo porque acredita que o cliente precisa ele mesmo ser responsável em encontrar as soluções mais apropriadas para seus problemas.

O que é avaliação formativa e somativa?

As avaliações somativas são essenciais para informar e situar os estudantes da escola como um todo. Enquanto a avaliação formativa é utilizada para um processo contínuo e longo, onde o erro não é nada mais que um fator que faz parte do processo de ensino-aprendizagem dos estudantes.

Quais são os tipos de avaliações físicas?

Quais os testes feitos em uma avaliação física?
  1. Anamnese. A anamnese é uma entrevista onde o avaliador busca conhecer os: ...
  2. Antropometria. ...
  3. Testes funcionais. ...
  4. Avaliação postural. ...
  5. Testes Neuromusculares. ...
  6. Avaliação da Flexibilidade. ...
  7. Avaliação da Aptidão Cardiorrespiratória.

Quais são os tipos de avaliação na educação infantil?

A avaliação, como sendo parte intrínseca do processo de ensino/aprendizagem, possui três tipos fundamentais, que o analisa e o modifica. São elas as três funções principais para a avaliação: diagnóstica, formativa e somativa.

O que é uma avaliação contínua?

A Avaliação Continuada é um modelo avaliativo que valoriza e recompensa todo o esforço do aluno. Foram pensadas vantagens que têm como proposta principal promover hábitos de estudos e manter constantes feedbacks, estimulando o aluno a realizar as atividades e acompanhar o seu progresso.

O que é uma avaliação qualitativa?

A avaliação qualitativa é uma forma de avaliação que busca compreender a subjetividade e leva em consideração aspectos humanos e pessoais de cada indivíduo. Por sua vez, a quantitativa procura basear-se em dados concretos e gerais, o que a torna irrefutável.

O que é uma avaliação formativa?

A avaliação formativa é uma prática que estimula a visão panorâmica do ensino-aprendizagem. Ainda que o aluno continue sendo o foco deste processo, essa avaliação reflete, também, a prática pedagógica do professor. ... Muitos professores certamente já fazem a essa avaliação – intuitivamente ou não.

Qual a diferença entre uma entrevista diretiva é uma entrevista não-diretiva?

A entrevista não-diretiva é originária de uma técnica psicoterapêutica, centrada no cliente e desenvolvida por Carl Rogers utilizada para obter informações baseadas no discurso livre do entrevistado; e pressupõe que o informante é competente para exprimir com clareza sua experiência, é uma maneira de receber ...

Qual é o papel do professor na Escola Nova?

O professor é um facilitador da aprendizagem, que auxilia o desenvolvimento espontâneo da criança. Ele não deve ensinar, mas criar situações para que os alunos aprendam. O aluno é o centro do processo de ensino-aprendizagem, um ser ativo.

Qual o objetivo da tendência libertadora?

2.1) Libertadora – Também conhecida como a pedagogia de Paulo Freire, essa tendência vincula a educação à luta e organização de classe do oprimido. ... Além da busca pela transformação social, a condição de se libertar através da elaboração da consciência crítica passo a passo com sua organização de classe.

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