O que quer dizer não diretiva?
Perguntado por: Fabiana Iara Sousa Leite | Última atualização: 5. März 2022Pontuação: 4.9/5 (60 avaliações)
Não-diretivismo é uma linha de pensamento pedagógico em que os próprios alunos escolhem os assuntos a serem estudados, e estudam se quiserem, diferente de outras linhas em que esta escolha é feita por professores ou por uma equipe diretiva.
O que é atitude não diretiva?
A atitude não-diretiva, além de estar implícita nas atitudes de autenticidade ou congruência, consideração positiva incondicional e compreensão empática, também aparece, na relação terapêutica, através das “respostas-reflexo” (Rogers e Kinget, 1975, p.
O que é pedagogia diretiva e não diretiva?
A pedagogia diretiva caracteriza-se pelo professor ser a autoridade máxima da sala de aula e todo o conhecimento passado é de responsabilidade do professor. A pedagogia não diretiva fundamenta-se na ideia de que o aluno é autodidata e que aprende por si mesmo.
O que é avaliação diretiva?
De grosso modo, podemos considerar que a pedagogia diretiva é uma abordagem pedagógica em que o professor fala e o aluno reproduz. Isso significa que o estudante deve seguir todas as instruções que lhe são transmitidas. Assim, a relação entre professor e aluno está dentro de uma hierarquia.
Como é a pedagogia diretiva?
A pedagogia diretiva, baseada na epistemologia empirista, admite que o conhecimento possa ser transmitido para o aluno. O conhecimento é algo que vem do meio físico ou social, portanto o objeto é determinante do sujeito.
Tendência Pedagógica Renovada Não diretiva Carl Rogers - Vídeo 4 de 8
Como é a pedagogia não diretiva?
Não-diretivismo é uma linha de pensamento pedagógico em que os próprios alunos escolhem os assuntos a serem estudados, e estudam se quiserem, diferente de outras linhas em que esta escolha é feita por professores ou por uma equipe diretiva.
Qual o papel do professor não diretivo?
Para Becker, “o professor não-diretivo acredita que o aluno aprende por si mesmo. Ele pode, no máximo, auxiliar a aprendizagem do aluno, despertando o conhecimento que já existe no aluno. ... Esse modelo tem por objetivo um trabalho em conjunto, no qual a construção do conhecimento se dá por meio da reflexão.
O que é uma avaliação pontual?
É a avaliação aplicada ao final uma aula para avaliar de forma pontual se o aluno compreendeu o conteúdo ensinado naquele dia. É uma forma de comparar o aprendizado que o aluno tinha antes com o que ele adquiriu após a aula.
Quais os tipos 3 de avaliação explique cada um deles?
Os principais tipos de avaliação que existem são: diagnóstica, formativa e somativa, que diferem entre si principalmente pela finalidade com que os resultados são utilizados.
Quais são os tipos de avaliação escolar?
- Avaliações Diagnósticas.
- Avaliações Formativas.
- Avaliações Somativas.
- Avaliações Comparativas.
O que é a pedagogia renovada não diretiva?
A Tendência Liberal Renovadora não-diretiva (Escola Nova) enfatiza a formação de atitudes, o método é baseado na facilitação da aprendizagem, onde aprender é modificar as percepções da realidade. ... A aprendizagem é baseada no desempenho (aprender-fazendo). O Professor é o técnico e responsável pela eficiência do ensino.
Quais os tipos de modelos pedagógicos?
- Escola Construtivista.
- Escola Freiriana.
- Escola Montessoriana.
- Escola Waldorf.
- Escola Tradicional.
O que é pedagogia crítica Paulo Freire?
No pensamento freiriano, a educação crítica busca a libertação dos indivíduos e os auxilia na luta pelos seus direitos enquanto cidadãos, para que haja uma sociedade mais justa e democrática. Paulo Freire e Henry Giroux são os principais referenciais utilizados para a constituição deste estudo.
O que significa centrada na pessoa?
A abordagem centrada na pessoa foi desenvolvida em 1940 pelo psicólogo Carl Rogers. Também conhecida como terapia centrada na pessoa, ela procura estimular e expor a tendência humana de autoatualização das pessoas. Nesse caso, é privilegiada a experiência subjetiva do indivíduo.
O que Carl Rogers defende?
Rogers propõe a sensibilização, a afetividade e a motivação como fatores atuantes na construção do conhecimento. Uma das ideias mais importantes na obra de Rogers é a de que a pessoa é capaz de controlar seu próprio desenvolvimento e isso ninguém pode fazer para ela.
Qual a compreensão de diagnóstico para o aconselhamento diretivo e não-diretivo?
MÉTODO NÃO-DIRETIVO O DIAGNÓSTICO Rogers rejeita o uso do diagnóstico como centro do processo não-diretivo porque acredita que o cliente precisa ele mesmo ser responsável em encontrar as soluções mais apropriadas para seus problemas.
O que é avaliação formativa e somativa?
As avaliações somativas são essenciais para informar e situar os estudantes da escola como um todo. Enquanto a avaliação formativa é utilizada para um processo contínuo e longo, onde o erro não é nada mais que um fator que faz parte do processo de ensino-aprendizagem dos estudantes.
Quais são os tipos de avaliações físicas?
- Anamnese. A anamnese é uma entrevista onde o avaliador busca conhecer os: ...
- Antropometria. ...
- Testes funcionais. ...
- Avaliação postural. ...
- Testes Neuromusculares. ...
- Avaliação da Flexibilidade. ...
- Avaliação da Aptidão Cardiorrespiratória.
Quais são os tipos de avaliação na educação infantil?
A avaliação, como sendo parte intrínseca do processo de ensino/aprendizagem, possui três tipos fundamentais, que o analisa e o modifica. São elas as três funções principais para a avaliação: diagnóstica, formativa e somativa.
O que é uma avaliação contínua?
A Avaliação Continuada é um modelo avaliativo que valoriza e recompensa todo o esforço do aluno. Foram pensadas vantagens que têm como proposta principal promover hábitos de estudos e manter constantes feedbacks, estimulando o aluno a realizar as atividades e acompanhar o seu progresso.
O que é uma avaliação qualitativa?
A avaliação qualitativa é uma forma de avaliação que busca compreender a subjetividade e leva em consideração aspectos humanos e pessoais de cada indivíduo. Por sua vez, a quantitativa procura basear-se em dados concretos e gerais, o que a torna irrefutável.
O que é uma avaliação formativa?
A avaliação formativa é uma prática que estimula a visão panorâmica do ensino-aprendizagem. Ainda que o aluno continue sendo o foco deste processo, essa avaliação reflete, também, a prática pedagógica do professor. ... Muitos professores certamente já fazem a essa avaliação – intuitivamente ou não.
Qual a diferença entre uma entrevista diretiva é uma entrevista não-diretiva?
A entrevista não-diretiva é originária de uma técnica psicoterapêutica, centrada no cliente e desenvolvida por Carl Rogers utilizada para obter informações baseadas no discurso livre do entrevistado; e pressupõe que o informante é competente para exprimir com clareza sua experiência, é uma maneira de receber ...
Qual é o papel do professor na Escola Nova?
O professor é um facilitador da aprendizagem, que auxilia o desenvolvimento espontâneo da criança. Ele não deve ensinar, mas criar situações para que os alunos aprendam. O aluno é o centro do processo de ensino-aprendizagem, um ser ativo.
Qual o objetivo da tendência libertadora?
2.1) Libertadora – Também conhecida como a pedagogia de Paulo Freire, essa tendência vincula a educação à luta e organização de classe do oprimido. ... Além da busca pela transformação social, a condição de se libertar através da elaboração da consciência crítica passo a passo com sua organização de classe.
Quem pode criar imunidade tributária?
Qual objetivo de trabalhar formas?