O que quer dizer interpor recursos?

Perguntado por: Helena Leite Araújo  |  Última atualização: 13. Juli 2024
Pontuação: 4.6/5 (24 avaliações)

A interposição de recurso é uma garantia constitucional que assegura o direito à ampla defesa e contraditório. Ela serve como forma de impugnar atos judiciais a fim de reformá-lo, anulá-lo ou aperfeiçoá-lo.

O que significa a palavra interpor recursos?

O que é a interposição de recurso? A interposição de recurso é o ato de levar uma matéria à julgadores em instância superior a fim de nova análise de mérito de uma decisão processual.

Quanto tempo demora a interposição de recurso?

Entre 24h e 48h a partir do protocolo da ação, a depender da complexidade do caso.

Como funciona o sistema de interposição de recursos?

A interposição de recurso nada mais é do que levar determinada(s) matéria(s) ao conhecimento dos julgadores que compõem a instância superior para reapreciação, ou seja, para nova análise do mérito, que pode envolver questões de fato, de direito ou de ambos simultaneamente.

O que significa quando o advogado entra com recurso?

Então, durante a fase de recurso, os advogados das partes apresentam argumentos adicionais e evidências. O objetivo é convencer o tribunal de que a decisão anterior foi incorreta ou injusta. Com isso, o tribunal de recurso revisa o caso e decide se mantém, modifica ou reverte a decisão original.

Interposição de Recursos

24 questões relacionadas encontradas

O que vem depois da interposição de recurso?

Depois da fase recursal, é dado trânsito em julgado. Isso significa que já não cabe mais interposição de recurso. Ou seja, não se mexe mais no processo. Assim, se passa para a fase de execução onde o juiz determina a sentença que a parte perdedora deve cumprir.

Quando o advogado entra com recurso quanto tempo demora?

Nos tribunais estaduais, costuma-se esperar uma média de 7 meses para julgamento (essa é a média dos tribunais de todos os estados). Já nos Tribunais Regionais Federais, a situação se inverte e o recurso pode demorar mais do que o julgamento em primeira instância: uma média de 1 ano e 7 meses.

Quando interpor recurso?

INTERPOR: Usado comumente em nosso sistema legislativo ao se referir aos Recursos, todavia, é utilizado mais usualmente quando apreciados no Juízo Ad quem, como na Apelação. Ex: "O Ministério Público interpôs recurso no Tribunal de Justiça contra a decisão que condenou o réu a três anos de detenção".

O que significa a interposição?

1 Ato ou efeito de interpor(-se). 2 Aparecimento de algo que funciona como impedimento ou obstáculo. 3 Ato de intervir; mediação.

Quais são os fundamentos que justificam a interposição do recurso?

I – a exposição do fato e do direito; II – a demonstração do cabimento do recurso interposto; III – as razões do pedido de reforma ou de invalidação da decisão recorrida.”

O que quer dizer juntada de petição de interposição de recurso?

O que é a juntada de petição? Petição trata-se de qualquer peça processual cujo objetivo seja fazer uma requisição, um pedido ao juiz. Enquanto a juntada de petição é, literalmente, o ato de juntar uma petição ao processo, ou seja, juntar um documento que apresenta um pedido formal ao juiz.

Qual o prazo que o juiz tem para dar a sentença?

Não há um prazo fixo estabelecido em lei para que o juiz profira a sentença, porém, segundo o Artigo 226 do CPC, o magistrado deve proferir a sentença em até 30 dias após a conclusão dos autos.

Quanto tempo depois da sentença sai o dinheiro?

Depois de publicada a sentença, a empresa processada deve pagar a causa trabalhista de 48 horas até 15 dias úteis. Logo, em média, após a sentença, a parte vencedora espera receber os valores de sua causa trabalhista nesse intervalo de tempo.

O que vem depois da decisão do juiz?

Sentença, decisão interlocutória, despacho e acórdão.

Quem tem legitimidade para interpor recurso?

No processo civil, a teor do disposto no art. 499 do CPC, são legitimados a recorrer a parte, o terceiro prejudicado e o Ministério Público. O art. 577 do CPP prescreve que o recurso pode ser interposto pelo Ministério Público, ou pelo querelante, ou pelo réu, seu procurador ou seu defensor.

Quantos recursos cabem em um processo?

De acordo com o artigo 496 Código de Processo Civil vigente, o rol de recursos disponíveis às partes são: apelação, agravo, embargos infringentes, embargos de declaração, recurso extraordinário, recurso especial e embargos de divergência em recurso especial e extraordinário.

Quem ganha na primeira instância pode perder na segunda instância?

A saber, se depois da segunda instância, o caso for para o STF ou o STJ, a probabilidade de haver mudança na decisão é de 37%, segundo um estudo da Folha de São Paulo. Desse modo, se você perdeu na primeira, a chance de ganhar na segunda se resume, estatisticamente falando, nesse número.

Quantas vezes se pode recorrer de uma sentença?

É possível recorrer tantas vezes porque no Direito, toda e qualquer pessoa é considerada inocente até o trânsito em julgado da decisão (até ser julgado pelas 3 instâncias, caso recorrida). Isso é chamado de “princípio da presunção de inocência”.

Precisa de advogado para interpor recurso?

A interposição de recurso é o direito que uma parte, ou seja, um cidadão tem de questionar e não aceitar a decisão de um juiz sobre determinada causa. Porém, quando se deseja entrar com recurso sobre uma decisão que você não concorda ou tem dúvidas quanto ao seu parecer, se faz necessária a presença de um advogado.

Qual a diferença entre opor e interpor?

Cumpre destacar que, segundo o CPC, ao dispor sobre o manejo de recursos, há o emprego do verbo interpor, ao passo que, para os Embargos à Execução, é empregado o verbo opor.

Quem pode interpor o recurso de apelação?

Como já dito, no Processo Penal, tanto o réu quanto a defesa técnica (advogado) podem interpor recurso (art.

Quanto tempo demora para sair o resultado de um recurso ordinário?

Em média 30 dia(s) corrido(s) é o tempo estimado para a prestação deste serviço.

Quando o processo chega ao fim?

A conclusão do processo judicial pode ocorrer por meio de uma sentença ou de um acórdão, conforme a instância em que ocorre o julgamento. Sentença é o ato judicial pelo qual o juiz encerra o processo em primeiro grau.

Como saber a decisão do juiz em um processo?

No caso de processo eletrônico, sem sigilo, é possível visualizar a sentença por meio da consulta pública do processo. Caso o processo tramite em meio físico ou esteja protegido por sigilo, entre em contato com a vara ou juizado para ter acesso aos autos ou solicite a texto da sentença a seu advogado.

Artigo anterior
O que faz um escrevente de Cartório notarial?
Artigo seguinte
O que é notificações do celular?