O que quer dizer eu sou eu e minhas circunstâncias?

Perguntado por: Matilde Sofia Cunha  |  Última atualização: 28. April 2022
Pontuação: 4.9/5 (71 avaliações)

Eu sou eu, minhas circunstâncias e minhas decisões me definem. O título deste artigo faz alusão à celebre citação do filósofo espanhol José Ortega y Gasset: de forma muito resumida, ele pensava que a união do “eu” e da circunstância é indissociável, que é impossível compreender um sem o outro.

De quem é a frase Eu sou eu e minhas circunstâncias?

O destacado filósofo espanhol José Ortega y Gasset (1883-1955), em seu primeiro livro, de 1914, Meditaciones del Quijote, citou aquela que seria, possivelmente, a sua frase mais conhecida: “Eu sou eu e minha circunstância, e se não salvo a ela não salvo a mim”1 (Ortega y Gasset, 1914/1966, p. 322, tradução nossa).

O que é circunstância para Ortega y Gasset?

Circunstância passa a ser tudo o que rodeia o eu: a realidade cósmica, a corporalidade, a vida psíquica, a cultura em que se vive, nela incluída também as experiências acumuladas no tempo3. Ortega y Gasset denominará habita- ção a circunstância que o eu reconhece como seu ambiente familiar.

O que é circunstância na língua portuguesa?

Dicionário Brasileiro da Língua Portuguesa

2 Particularidade, acaso ou ocorrência que se liga a um fato ou a uma situação; detalhe, particularidade, pormenor: A experiência anterior é circunstância fundamental para esse tipo de trabalho. 3 Incidente visto como parte de uma narrativa ou de um curso de eventos.

O quê Ortega y Gasset pretende dizer que com o modernismo houve um rompimento artístico com o passado?

Esta afinidade artística é espírito de uma época que, como bem observou Ortega, criou uma ruptura com a arte tradicional. Uma das ferramentas operacionalizadoras desta ruptura foi a tentativa de eliminação dos sentimentos privados do conteúdo da obra de arte e a subseqüente tendência para a abstração.

CIRCUNSTÂNCIAS | ORTEGA Y GASSET | RESUMO ANIMADO

38 questões relacionadas encontradas

Como Ortega y Gasset avalia os ensinamentos do realismo e do idealismo?

Ele considera que o desafio de seu tempo era superar a verdade idealista e a redução que ela realiza no conhecimento da realidade. É preciso fazer com o idealismo o que ele fez quando apontou os erros do realismo grego. O idealismo é uma teimosa e tenaz marcha contra o curso da vida, avalia Ortega y Gasset.

O que é filosofia Ortega y Gasset resenha?

O filósofo espanhol defende que a filosofia é o conhecimento do universo e do que há nele. Essa é uma definição de filosofia muito grandiosa e especial, que coloca a filosofia acima de ciências como a matemática e a física, esse ponto sendo muito ressaltado pelo filósofo.

Qual a interpretação do pensador José Ortega sobre a linguagem?

O pensador apresenta a metáfora como uma espécie de artifício intelectual que permite que consigamos captar um aspecto da realidade que extrapola os limites de nosso acervo linguístico-conceitual prévio: “Com o mais próximo, e o que melhor dominamos, podemos alcançar contato mental com o remoto e mais arisco.

O que é circunstância na língua portuguesa exemplos?

Significado de Circunstância

Que caracteriza o estado atual das coisas; conjuntura, contexto: dobrar-se às circunstâncias. Ocasião específica: ela esperava uma circunstância melhor para dizer a verdade. Propósito, fundamento e/ou situação determinada: uma circunstância terrível impediu-a de casar.

Quais os tipos de circunstâncias?

A gramática apresenta apenas sete circunstâncias adverbiais: afirmação, negação, modo, tempo, lugar, dúvida e intensidade.

Quando indica uma circunstância?

Advérbios são palavras que indicam uma circunstância. Essa circunstância (de tempo, de lugar, de modo, de intensidade,…) modifica um verbo, um adjetivo ou um advérbio.

Artigo anterior
Como é porco em latim?
Artigo seguinte
Qual o reajuste da ANS para 2021?