O que quer dizer em sentido estrito?

Perguntado por: Yara Adriana Mota Nogueira Pinho  |  Última atualização: 13. März 2022
Pontuação: 4.7/5 (13 avaliações)

Derivado do latim "stricto sensu". Algo tomado no sentido mais estrito, limitado. Que não tem sentido amplo, que não é geral.

O que é em sentido estrito?

Stricto Sensu é uma expressão que significa “em sentido limitado”. Originalmente utilizada para identificar que uma determinada interpretação deve ser compreendida em seu sentido estrito, sem modificações. Ou traduzindo para o popular Brasileiro, é o famoso “Ao pé da letra”.

O que quer dizer sentido estrito no direito?

É recurso que, em regra, visa impugnar decisões de natureza interlocutória, ou seja, decisões que não tenham caráter definitivo ou terminativo. Contudo, excepcionalmente, há hipóteses legais de cabimento desse recurso para atacar decisões que encerram o processo.

O que é sentido lato e sentido estrito?

Lato sensu e stricto sensu são expressões em latim que significam "sentido lato" e "sentido estrito", respetivamente. Sentido lato ou sentido amplo de um determinado conceito indica uma vista mais geral desse conceito, enquanto o sentido estrito remete para uma definição mais particular desse mesmo conceito.

O que é uma coisa em sentido lato?

Lato sensu é uma expressão em Latim que significa "em sentido amplo". É utilizada em outros idiomas e áreas como Direito, Linguística, Semiótica e outras, para referir que determinada interpretação deve ser compreendida no seu sentido lato, mais abrangente.

RESE - Recurso em Sentido Estrito

32 questões relacionadas encontradas

Qual a função do lato sensu?

De modo geral, os cursos lato sensu são uma modalidade de pós-graduação de nível superior. O objetivo da pós-graduação lato sensu é proporcionar aos profissionais uma atualização e aperfeiçoamento dos seus conhecimentos e atuação.

O que é lato sensu e stricto sensu no direito?

No contexto jurídico, há estudiosos que definem jurisprudência lato sensu como o conjunto de todas as decisões jurisdicionais; enquanto que jurisprudência stricto sensu se aplica às decisões que se relacionam a um caso em particular.

O que é lato sensu e stricto sensu?

A primeira diferença mais marcante é a finalidade de cada uma. Isso porque o lato sensu é voltado mais para os profissionais do mercado de trabalho. Enquanto o stricto sensu é focado naqueles que desejam seguir na vida acadêmica, seja como professor ou pesquisador.

Qual o significado de conhecimento no sentido específico ou stricto sensu?

Stricto sensu (stricto sênsu) é uma expressão latina que significa, literalmente, "em sentido específico", por oposição ao "sentido amplo" (lato sensu) de um termo. No âmbito do ensino, se refere ao nível de pós-graduação que titula o estudante como mestre ou doutor em determinado campo do conhecimento.

Como identificar o recurso em sentido estrito?

O Recurso em Sentido Estrito (RESE) é um recurso dentro do Código do Processo Penal que tem por objetivo impugnar decisões interlocutórias proferidas no desenrolar do processo penal. Essas decisões são expressamente previstas em lei e estão presentes em um rol taxativo no art. 581 do CPP.

Quando é cabível o recurso em sentido estrito?

O RESE será cabível se o provimento em questão estiver previsto no rol do Art. 581 do Código de Processo Penal, bem como se a decisão interlocutória não tiver sido expressamente excluída do seu âmbito de incidência. O RESE somente poderá ser interposto se a decisão tiver sido proferida por juiz singular.

Quem julga o recurso em sentido estrito?

Competente para julgar o recurso em sentido estrito é o Tribunal competente para julgar a apelação, que pode ser o Tribunal de Justiça, Tribunal Regional Federal e Tribunal Regional Eleitoral, conforme o caso.

Qual o prazo do recurso em sentido estrito?

Prazo e forma: O RESE é um recurso composto de duas peças: Petição de Interposição e Petição de Razões. O prazo para a interposição é de 5 dias e para a apresentação das razões é de 2 dias. Endereçamento: A interposição é dirigida ao juiz da causa que proferiu a decisão.

Qual a diferença entre recurso de apelação e recurso em sentido estrito?

Pode-se dizer que as decisões que põem fim ao processo, exceto aquelas em que a peça cabível é o Recurso em Sentido Estrito (RESE) cujo rol é taxativo, podem ser recorridas por meio de Apelação, que é residual, isto é, aplicável somente naqueles casos não amparados pelo RESE.

O que significa stricto e lato sensu?

As pós-graduações stricto sensu compreendem programas de mestrado e doutorado abertos a candidatos diplomados em cursos superiores de graduação e que atendam às exigências das instituições de ensino e ao edital de seleção dos alunos (Art. ... Ao final do curso o aluno obterá diploma.

O que é um pedagogo stricto sensu?

Stricto Sensu significa “em sentido limitado”, ou seja, essa pós-graduação está restrita aos cursos de mestrado e doutorado. E assim como no caso do Lato Sensu, os alunos que desejam fazer um curso Stricto Sensu devem ter concluído uma graduação.

Quais os cursos chamados de stricto sensu?

Quais os cursos chamados de stricto sensu? Os cursos de mestrado e doutorado são chamados de stricto sensu. Os cursos de stricto sensu são programas que emitem títulos e conferem o grau de mestre ou doutor aos seus egressos. O normal no mundo é cursar mestrado e doutorado após curso superior equivalente ao bacharelado.

O que é melhor lato sensu ou stricto sensu?

A pós-graduação lato sensu é recomendada para quem precisa de uma atualização rápida. Como o próprio nome indica, “lato sensu” significa sentido amplo. É um conhecimento mais geral. Já a formação stricto senso (sentido estrito) vai a um grau de análise bem mais aprofundado do tema.

Qual a diferença entre MBA e pós-graduação lato sensu?

Qual é a diferença entre MBA e pós-graduação? A diferença entre MBA e pós-graduação é o foco do grau acadêmico. Enquanto o MBA é voltado à formação empresarial e executiva, a pós-graduação é uma formação destinada à especialização em determinada área. Sendo assim, cada tipo costuma atrair um público distinto.

Quem pode fazer um mestrado?

Qualquer pessoa que tenha terminado uma graduação e queira se dedicar ao ensino ou à pesquisa pode se candidatar a um curso de mestrado.

O que é um ato jurídico stricto sensu?

Fato jurídico stricto sensu: são os fatos da natureza, independentes de ato humano como dado essencial. São exemplos dessa espécie de fato jurídico o nascimento, a morte, o implemento de idade, a aluvião e a avulsão.

Qual o objetivo da pós-graduação stricto sensu?

Os cursos stricto sensu são indicados principalmente para quem deseja seguir carreira acadêmica, dar aulas ou trabalhar com projetos de pesquisa. É onde se encaixam os cursos de mestrado e doutorado. Todos eles devem ser reconhecidos pelo Ministério da Educação (MEC).

Qual é a diferença entre diploma e certificado?

O diploma o impulsiona na carreira formal de trabalho e vida acadêmica, e há a emissão por instituições validadas pelo MEC. Já o certificado permite que você agregue valor ao seu currículo, e é isento de órgão reguladores.

Como contar o prazo para recurso de sentido estrito?

No processo penal contam-se os prazos da data da intimação, e não da juntada aos autos do mandado ou da carta precatória ou de ordem. Como se vê, portanto, a contagem do prazo processual penal tem início na data da intimação das partes.

Qual é o prazo para recurso em sentido estrito?

São 5 dias para interposição e 8 dias para razões e contrarrazões. Exceção: assistente não habilitado o prazo será de 15 dias – art. 59813, CPP.

Artigo anterior
Quantos metros quadrados dá para pintar com uma lata de tinta?
Artigo seguinte
Qual o papel do Brasil na OCDE?