O que quer dizer divergência jurisprudencial?

Perguntado por: Tiago Jaime de Vieira  |  Última atualização: 15. April 2022
Pontuação: 4.9/5 (67 avaliações)

DIVERGÊNCIA JURISPRUDENCIAL. AUSÊNCIA DE INDICAÇÃO DO DISPOSITIVO LEGAL QUE, EM TESE, TERIA RECEBIDO INTERPRETAÇÃO DIVERGENTE DAQUELA FIRMADA POR OUTROS TRIBUNAIS.

Como comprovar divergência jurisprudencial?

O Enunciado nº 337 do TST exige, para a efetiva comprovação de divergência jurisprudencial, que o recorrente junte certidão ou cópia autenticada do acórdão paradigma ou indique sua fonte oficial ou do repositório autorizado em que foi publicado.

Como comprovar divergência de jurisprudência no STJ?

A realização do cotejo analítico é a demonstração, por escrito, nas razões do recurso especial, da comparação efetiva entre os casos julgados pelos acórdãos dos quais o recorrente faz uso para demonstrar a divergência jurisprudencial, ou seja, a comparação entre o acórdão recorrido (contra o qual se interpõe o recurso ...

Como deve ser comprovada a divergência jurisprudencial alegada no recurso de revista?

A divergência jurisprudencial ensejadora da admissibilidade do recurso de revista há de ser específica, evidenciando a existência de teses diversas na interpretação de um mesmo dispositivo legal, embora idênticos os fatos que as ensejaram.

O que é o dissídio jurisprudencial?

O Dissídio jurisprudencial ocorre quando o Tribunal local der à lei federal interpretação divergente da que lhe haja dado “outro tribunal”. É a hipótese de recurso especial mais utilizada na prática e a que mais facilmente permite o conhecimento do recurso.

O que é divergência jurisprudencial?

39 questões relacionadas encontradas

Como demonstrar o dissídio jurisprudencial?

II - O dissídio jurisprudencial invocado em embargos de divergência deve ser demonstrado da mesma maneira que no recurso especial interposto sob o fundamento da alínea “c” do permissivo constitucional, ou seja, mediante realização de cotejo analítico entre os acórdãos confrontados com a mesma base fática, o que não ...

Qual é o valor do dissídio?

Com a decisão do Dissídio Coletivo, a proposta do Sindpd para 2022 terá como foco o aumento real para a categoria. A proposta que será apresentada pelo Sindpd será de reajuste de 12% em todas as cláusulas econômicas - a expectativa de INPC para o período (janeiro-dezembro/2021) é de 10%.

Como citar jurisprudência em recurso de revista?

Como citar jurisprudência?
  1. Tribunal de Origem.
  2. Turma.
  3. Tipo de recurso (pode ser abreviado)
  4. Número do processo.
  5. Nome do Relator.
  6. Data de julgamento ou de publicação.

Quais as principais exigências legais para a interposição de recurso especial por divergência jurisprudencial?

Para que o recurso especial com fundamento em divergência jurisprudencial seja admitido/conhecido, o acórdão recorrido deve divergir do(s) acórdão(s) apresentado(s) como paradigma(a). Este, inclusive, pode ser do próprio STJ.

Quais são os requisitos específicos do recurso de revista?

Recorribilidade do ato: a decisão proferida pela instancia anterior deve ser recorrível; Adequação: quando da realização do recurso, a parte deve utilizar o recurso adequado, não bastando apenas recorrer, mas sim atacar a decisão recorrida, impugnando-a; Tempestividade: o recurso deve ser interposto no prazo.

Quando Cabe embargos de divergência no STJ?

Sobre esse ponto, o ministro Francisco Falcão esclareceu que, de fato, o CPC, em seu artigo 1.043, parágrafo 3º, prevê o cabimento dos embargos de divergência quando o acórdão paradigma for da mesma turma que proferiu a decisão embargada, mas desde que sua composição tenha sido modificada em mais da metade dos membros.

Quem julga os embargos de divergência no STJ?

1. Compete à Corte Especial julgar embargos de divergência quando a discordância se der entre acórdãos de Turmas de Seções diferentes ou então entre julgados de Turma com outra Seção, a teor do disposto no artigo 266 do RISTJ.

Como se demonstra a divergência no recurso previsto no artigo 1043 do CPC?

Art. 1.043. É embargável o acórdão de órgão fracionário que: ... Ora, cabem Embargos de Divergência em RE ou RESP quando o acórdão de órgão fracionado divergir do julgamento de qualquer outro órgão do mesmo tribunal, em se tratando de mérito.

Como comprovação dissídio jurisprudencial recurso especial?

§ 1º Quando o recurso fundar-se em dissídio jurisprudencial, o recorrente fará a prova da divergência com a certidão, cópia ou citação do repositório de jurisprudência, oficial ou credenciado, inclusive em mídia eletrônica, em que houver sido publicado o acórdão divergente, ou ainda com a reprodução de julgado ...

Quem julga os embargos de divergência?

No Supremo Tribunal Federal, os embargos de divergência são cabíveis quando o acórdão divergir do julgamento de Turma ou Plenário. A previsão específica dos embargos de divergência encontra-se nos artigo 1.043 e 1.044 do atual Código de Processo Civil (Lei 13.105/2015).

Quais documentos necessários para o recurso especial?

O recurso especial será interposto perante o presidente ou o vice-presidente do tribunal recorrido me- diante petição protocolada em sua secreta- ria, e conterá: I – a exposição do fato e do direito; II – a demonstração do cabimento do recurso interposto; III – as razões do pedido de reforma da decisão recorrida.

O que é necessário para interpor recurso especial?

Para interpor um Recurso especial a parte deve, anteriormente, prequestionar a matéria, ou seja, há necessidade de ter havido um debate anterior sobre a as alegações do recurso. Nos termos do art. 1029 do NCPC de 2015, nos casos previstos na Constituição Federal (arts.

O que diz a Súmula 13 do STJ?

«A divergência entre julgados do mesmo Tribunal não enseja recurso especial.»

Quando cabe recurso especial para o STJ?

O Recurso Especial, cabível em face de decisão de tribunal superior que apresenta lesão à lei federal, com seu objeto devidamente prequestionado e prazo de 15 (quinze) dias para interposição, será processado e julgado pelo STJ, considerado pela Constituição Federal como “guardião da legislação federal”.

Como fazer citação de jurisprudência?

A norma que regulamenta a citação de jurisprudências é a ABNT NBR 6023.
...
Perceba que os elementos obrigatórios para citar jurisprudência em TCC são:
  1. Jurisdição e o órgão judiciário competente;
  2. Título e o número da jurisprudência;
  3. Partes envolvidas (opcional);
  4. Relator;
  5. Local;
  6. Data;
  7. Dados da publicação.

Como fazer a citação de uma jurisprudência?

Para citar uma jurisprudência em seu trabalho, a ABNT considera elementos essenciais:
  1. Jurisdição: país, estado ou cidade (em letras maiúsculas).
  2. Órgão judiciário: é o nome da corte ou tribunal.
  3. Turma e/ou região: colocar entre parênteses, se houver.
  4. Tipo de documento: nome do documento (Ex: Súmula).

Como citar recurso de revista?

Recurso de revista deve citar trecho de decisão que causou questionamento. Para que seja conhecido, o recurso de revista não pode apenas transcrever a íntegra do acórdão recorrido. É necessário, conforme a Lei 13.015/2014, a indicação do trecho da decisão questionada.

Qual valor do dissídio 2021?

Com essa conquista, o reajuste de 10,42% poderá ser pago em duas parcelas, sendo a primeira de 4% (quatro por cento) a partir de 1º de setembro de 2021 e a segunda de 6,42% (seis vírgula quarenta e dois por cento), a partir de 1º de fevereiro de 2022, ambos os índices aplicados sobre os salários vigentes em 1º de ...

Como saber o valor do dissídio 2021?

Em um exemplo prático, suponhamos o valor é de 5%, e o trabalhador atuou por 6 meses. Dessa forma, ele receberá o correspondente a 2,5%, do dissídio no ano em questão. Há também as empresas que preferem pagar o valor total do reajuste a todos os funcionários que ocupam o mesmo cargo.

Artigo anterior
Quanto demora para o cabelo crescer?
Artigo seguinte
Como ligar fase neutro e terra?