O que quer dizer contagem do prazo do ato?

Perguntado por: Alexandra Neto  |  Última atualização: 7. Juni 2025
Pontuação: 4.4/5 (36 avaliações)

A contagem do prazo do ato expedida é um termo jurídico que se refere ao cálculo do tempo estabelecido por lei para a realização de determinado ato processual. É o período em que as partes envolvidas em um processo têm para cumprir com suas obrigações legais.

O que é intimação contagem de prazo do ato?

A intimação eletrônica é uma forma de comunicação processual que dá ciência às partes e abre prazos para algum ato do processo, por isso, é fundamental entendê-la! Afinal, a contagem de prazos a partir dela tem regras específicas e com tantos sistemas processuais diferentes, acompanhá-las pode ser trabalhoso.

Quanto tempo demora a contagem do prazo do ato?

Além disso, a contagem dos prazos somente ocorrerá no dia útil seguinte à publicação. Veja o seguinte exemplo: determinado ato é disponibilizado em uma quarta-feira no Diário de Justiça Eletrônico. Considerando que a quinta-feira seja um dia útil, essa será a data da publicação.

O que quer dizer contagem de prazo em um processo?

O que é contagem do prazo? A Contagem do prazo é um meio de estipular e monitorar os prazos processuais. De acordo com o Art. 224, os prazos devem ser contados excluindo o dia do início e incluindo o dia do vencimento, bem como somente em dias úteis.

O que significa data inicial da contagem do prazo?

O termo inicial é o primeiro dia útil seguinte ao dia do “começo” – estranho assim. Esse é o dia em que realmente se inicia a contagem do prazo (pois o dia do começo já foi excluído). Então vamos chamar de termo inicial – os adeptos do latinório chamam de termo a quo- o verdadeiro primeiro dia do prazo.

ATOS PROCESSUAIS - PRAZOS: CONTAGEM | Parte 5 | Direito Processual Civil

43 questões relacionadas encontradas

Quando o juiz dá a sentença quanto tempo demora para receber?

Depois de publicada a sentença, a empresa processada deve pagar a causa trabalhista de 48 horas até 15 dias úteis. Logo, em média, após a sentença, a parte vencedora espera receber os valores de sua causa trabalhista nesse intervalo de tempo.

Quando começa a contar o prazo para pagamento da execução?

Conclusão: após a Lei 11.382/2006, o prazo de 3 dias para pagar o valor executado começa a correr da juntada aos autos do mandado de citação cumprido, ex vi, art. 241, II, CPC.

O que significa certidão de não leitura contagem do prazo do ato?

A certidão de Não Leitura serve para sinalizar que a parte intimada via portal eletrônico não se deu por intimado ou não leu a intimação dentro do prazo estipulado de 10 dias corridos para as ações criminais e 10 dias úteis para as ações não criminais.

Quando começa a contar o prazo da intimação eletrônica?

De modo que o início do prazo (processual) será contabilizado a partir do primeiro dia útil da efetiva consulta no portal próprio do painel do advogado, ou mesmo, após o transcurso do prazo procedimental de dez dias corridos, que é traduzido por uma intimação ficta e realizada pelo próprio Poder Judiciário.

Como é realizada a contagem do prazo no processo penal?

Conforme o CPP, conto o prazo para cada ato processual em dias corridos, excluindo-se o dia do começo e incluindo-se o dia do vencimento. Mas, os prazos processuais penais não começam e nem terminam em dias que não são úteis, como sábados, domingos e feriados, conforme estabelece o artigo 798 do CPP.

Qual o próximo passo depois de decorrido o prazo?

E o que acontece depois do decurso de prazo? Depois do decurso de prazo o processo segue seu andamento normal. O maior prejuízo fica com a parte que perdeu o prazo, pois neste caso ocorre a preclusão, que é a perda do direito de se manifestar, uma vez que o prazo dado não foi utilizado.

O que acontece depois de decorrido o prazo?

Decorrido o prazo, extingue-se o direito de praticar ou de emendar o ato processual, independentemente de declaração judicial, e se não fez, é porque aceita o ato como perfeito, operando-se a preclusão do seu direito de se manifestar no processo.

O que acontece depois de confirmada a intimação eletrônica?

O que vem depois da expedição de intimação? A partir da data de publicação no Diário Oficial, começam a correr os prazos processuais estabelecidos para a apresentação de recursos, contestações, manifestações e outras ações judiciais ou administrativas.

O que ocorre se as partes não visualizarem as intimações eletrônicas no prazo correto?

Caso o advogado não consulte a informação dentro dos 10 dias determinados, o início da contagem ocorrerá no dia útil seguinte juntamente com o início da contagem de prazos. Não é raro encontrar situações em que os tribunais publicam a intimação por meio impresso e eletrônico.

Como faço para saber a decisão do processo que já foi publicado no Diário Oficial?

Resposta: Acesse o Diário Judicial Eletrônico.

O que acontece depois que o processo é publicado no Diário Oficial?

O que acontece quando o processo sai no Diário Oficial? Quando uma ação é publicada no Diário Oficial, os prazos descritos no documento começam a contar na data de publicação ou no próximo dia útil.

Quando se encerra um processo judicial?

A conclusão do processo judicial pode ocorrer por meio de uma sentença ou de um acórdão, conforme a instância em que ocorre o julgamento. Sentença é o ato judicial pelo qual o juiz encerra o processo em primeiro grau.

Qual é o prazo do andamento de expedida certificada a intimação eletrônica?

Ou seja, no dia primeiro dia útil após a data de publicação. Já a intimação eletrônica ocorre de maneira diferente. Nela a informação é diretamente enviada ao advogado por meio eletrônico. Assim sendo, o advogado tem dez dias para consultar a informação.

O que acontece depois da expedição de intimação?

Após a expedição, o documento será encaminhado ao juiz para assinatura.

O que é confirmada a intimação eletrônica?

É o módulo do SEI que possibilita informar às partes sobre algum passo a ser realizado no decorrer do processo. Ocorrerá por meio do envio de um tipo documental expedido pelos usuários internos, possibilitando a confirmação de leitura e, especialmente, o controle dos prazos processuais, conforme as normas vigentes.

Quanto tempo leva para o juiz assinar o mandado de pagamento?

Quanto tempo leva para o juiz assinar o mandado de pagamento? Qual o prazo para cumprimento do mandado pelo oficial de justiça? O prazo para o oficial de justiça cumprir os mandados é, em regra, de 20 (vinte) dias a partir do dia útil seguinte à distribuição.

Quando o juiz determina o pagamento?

Após as manifestações das partes, o juiz proferirá sentença de liquidação, definindo qual o total da condenação a ser pago pela reclamada em favor do reclamante e fixando um prazo para pagamento, que pode ser de 48 horas (prazo previsto pela CLT) ou de 15 dias úteis (prazo previsto pela lei processual civil).

Como contar o prazo para cumprimento de sentença?

Cumprimento de sentença e o prazo para adimplemento voluntário da obrigação. Preceitua o artigo 219 do CPC que na contagem de prazo em dias serão computados somente os dias úteis, regra exclusiva aos prazos processuais (parágrafo único). Ou seja, se o prazo for de direito material a contagem será em dias corridos.

Como saber se o processo está chegando ao fim?

Para tal, a primeira coisa que você deve fazer é se direcionar ao site do tribunal. Ao fazer isso, você irá se deparar com a página inicial, onde haverá um espaço escrito “consulta processual”. Bem ao lado desses dizeres, basta digitar o número do seu processo, contendo o dígito, ano, vara etc.

Como saber se a sentença foi paga?

Como saber se o valor da causa foi pago? Cada Tribunal possui um site oficial, onde é possível consultar informações sobre processos judiciais. No site, é possível encontrar informações como número do processo, valor da causa, andamento processual, entre outras.

Artigo anterior
Qual é a diferença entre empresário e empreendedor?
Artigo seguinte
O que fazer na fase subaguda da Chikungunya?