O que quer dizer Blumberg positivo?

Perguntado por: Francisco Isaac Anjos  |  Última atualização: 13. März 2022
Pontuação: 4.4/5 (33 avaliações)

O que o sinal de Blumberg sugere? Sempre que obtiver um sinal de Blumberg positivo, você deve pensar na hipótese diagnóstica de apendicite aguda, especialmente quando há sinais de reação peritoneal.

O que é sinal Blumberg?

Conhecido como Sinal de Blumberg – dor ou piora da dor à compressão e descompressão súbita do ponto de McBurney (situado dois terços da distância da cicatriz umbilical à espinha ilíaca ântero-superior direita ).

Como avaliar o sinal de Blumberg?

A pesquisa do sinal é feita no ponto de McBurney, também chamado de ponto apendicular. É traçado uma linha que liga a cicatriz umbilical com a espinha ilíaca ântero-superior. Divide-se esta linha em 3 partes, sendo o ponto referido o local que corresponde ao encontro do terço médio com o terço distal da linha.

O que é o ponto McBurney?

O ponto de McBurney, também conhecido como ponto apendicular, é uma região abdominal descrita pelo cirurgião Charles McBurney. Ele encontrou a área exata que, quando comprimida profundamente e descomprimida bruscamente, desencadeia dor no paciente que tem indicativo de peritonite causada por um tipo de abdome agudo.

Como saber se é apendicite ou não?

Os principais sintomas de apendicite são:
  1. Dor ou desconforto abdominal sem localização;
  2. Dor abdominal intensa no lado inferior direito;
  3. Náuseas ou vômitos;
  4. Perda de apetite;
  5. Febre baixa persistente (entre 37,5º e 38º);
  6. Mal estar geral;
  7. Prisão de ventre ou diarreia;
  8. Barriga inchada ou excesso de gases;

SINAIS DE IRRITAÇÃO PERITONEAL SINAL DE BLUMBERG, MURPHY, ROVSING, PSOAS, OBTURADOR

20 questões relacionadas encontradas

O que pode ser confundido com apendicite?

Doença inflamatória intestinal

A doença inflamatória intestinal refere-se à doença de Crohn e à colite ulcerativa, que se caracterizam por uma inflamação do intestino, levando à ocorrência de sintomas muito semelhantes às da apendicite, como dor abdominal, diarreia e febre.

Como se inicia a dor de apendicite?

As primeiras sensações de incômodo surgem ao redor do umbigo, mas é comum que a dor se concentre no lado inferior direito do abdome. Devido à gravidade do quadro, é preciso estar atento à dor, especialmente se ela começa fraca e difusa e vai se concentrando na parte inferior direita do abdome com o passar das horas.

Onde é ponto de McBurney?

A localização clássica do “epicentro” da dor é no ponto de McBurney, situado no limite do terço médio com o terço inferior de uma linha traçada entre o umbigo e a espinha ilíaca ântero- superior.

Onde está localizado o ponto de McBurney?

O ponto de McBurney está no terço lateral de uma linha que liga a espinha ilíaca anterior ao umbigo e corresponde ao local em que a base do apêndice se liga ao ceco.

Como achar ponto de McBurney?

Ponto de McBurney é um ponto situado entre o umbigo e a espinha ilíaca ântero-superior. Quando o apêndice está inflamado (apendicite), pode ser percebida uma sensibilidade no quadrante inferior direito, no ponto de McBurney. No caso de inflamação do órgão, quase sempre é indicada uma apendicectomia.

Quais exames identifica apendicite?

A confirmação do diagnóstico é feita pelo médico, com a avaliação física pela palpação do abdômen, e realização de exames como hemograma e ultrassom, que conseguem detectar os sinais de inflamação típicos da apendicite.

Como fazer o teste de apendicite?

O exame físico (a palpação) indica as chances de apendicite. Se quando aperta a região dói, e quando solta dói mais ainda, as chances são bem grandes. Outros exames que ajudam são os de imagem, como ultrassom e tomografia. Apendicite pode acontecer em qualquer idade, mas é mais comum no adulto jovem e nos homens.

Como é feito o diagnóstico de apendicite?

O diagnóstico é clínico, frequentemente suplementado com TC ou ultrassonografia. O tratamento consiste na remoção cirúrgica do apêndice. (Ver também Dor abdominal aguda. A dor abdominal aguda e intensa, entretanto, é quase sempre um sintoma de doença intra-abdominal.

O que é manobra de Murphy?

5. Sinal de Murphy. O sinal de Murphy acontece quando o paciente reage em sua respiração de forma rápida à palpação profunda da vesícula biliar. Dessa forma, palpa-se o ponto biliar ou ponto cístico, no hipocôndrio direito e pede-se para o paciente inspirar profundamente.

O que é o sinal de Kernig?

Sinal de Kernig

Quando o sinal é positivo, o paciente sente dor, resistência e incapacidade de estender o joelho por completo. Outra definição dada ao sinal de Kernig é a incapacidade do paciente em estender o joelho além de 135° graus enquanto mantém o quadril flexionado.

Para que serve o sinal de Murphy?

Sinal indicativo de colecistite aguda e que consiste em provocar dor pela palpação da vesícula biliar, durante a inspiração profunda.

Onde se localiza o ponto cístico?

O ponto cístico localiza-se no cruzamento entre as linhas do rebordo costal di- reito e da borda lateral do músculo reto abdominal direito. A vesícula normal não deve ser palpável neste ponto, porém esta é a localização da dor e da avaliação semiológica do paciente.

O que é o sinal do obturador?

O sinal do obturador é um sinal indicador de irritação do músculo obturador interno. Para realizá-lo, com o paciente em decúbito dorsal, faz-se a flexão passiva da perna sobre a coxa e da coxa sobre a pelve, então procede-se com uma rotação interna da coxa. É um dos sinais da apendicite.

O que é sinal de Torres Homem?

Sinal de Torres-Homem – dor intensa, despertada pela percussão abdominal de áreas da zona de projeção do fígado, feita com as pontas dos dedos reunidas: indicativo de abscesso hepático, amebiano ou bacteriano.

Como sentir o baço?

Palpação do baço: normalmente não é palpável, exceto quando atinge duas ou três vezes seu tamanho normal. Para palpá-lo, o examinador posiciona-se à direita do paciente e com a mão direita em garra tenta sentir o polo esplênico inferior durante a inspiração profunda próximo ao rebordo costal esquerdo.

Quanto tempo leva para desenvolver apêndice?

Geralmente, a evolução ocorre em 72 horas, quando o problema já entrou num estágio mais avançado e a infecção tornou-se mais grave, podendo levar a uma perfuração ou formação de bloqueio.

O que causa apendicite fotos?

Possíveis causas

A apendicite aguda é causada principalmente pela obstrução do apêndice por fezes muito secas. Mas também pode acontecer devido à presença de parasitas intestinais, cálculos biliares, aumento dos gânglios linfáticos da região e lesões traumáticas no abdômen, por exemplo.

Quem tem apendicite consegue andar?

Pacientes cujo apêndice se localiza mais próximo da região pélvica podem ter diarreia, caso a inflamação da apendicite acometa também o reto. Em geral, porém, o que o paciente tem não é propriamente diarreia, mas, sim um aumento na frequência das evacuações, sem necessariamente haver grandes perdas de fezes líquidas.

Quais são os principais alimentos que causam apendicite?

"A apendicite é causada por diversos fatores, que incluem constipação intestinal (prisão de ventre), excessos de comida, má alimentação e alimentos com baixo teor em fibra, como: ultraprocessados, fast foods, excesso de massas, doces e carnes vermelhas gordas.

Quais são os sintomas clássicos da apendicite?

A apresentação clínica clássica envolve dor abdominal em quadrante inferior direito (QID) do abdome, náuseas e vômitos. Outros sintomas que podem ocorrer na evolução do quadro são: indigestão, flatulência, irregularidade intestinal, diarreia, mal-estar e febre.

Artigo anterior
Quais as desvantagens da energia química?
Artigo seguinte
Para que serve o Sincrosin?