O que produz a mitocôndria?

Perguntado por: Martim Matias Cruz Lourenço Nascimento  |  Última atualização: 18. Januar 2022
Pontuação: 4.9/5 (27 avaliações)

As mitocôndrias são organelas celulares encontradas exclusivamente nas células eucariontes. É nelas que ocorre a respiração celular, um processo em que moléculas orgânicas são utilizadas na fabricação de adenosina trifosfato (ATP), que é a principal fonte de energia das células.

Como a mitocôndria produz energia?

A função da mitocôndria de gerar energia ocorre através do processo conhecido como respiração celular. O processo consiste em oxidar moléculas - geralmente derivadas da glicose presente no citoplasma - e converter a energia gerada dessa oxidação para a formação de moléculas carreadoras de energia, como o ATP.

Como é formada a mitocôndria?

A mitocôndria apresenta composições e estruturas formadas por membranas. A membrana interna é formada por dobras que constituem as cristas mitocondriais. Já a membrana externa tem como característica o aspecto liso e é composta por lipídios e proteínas chamadas de deporinas.

Qual a função da mitocôndria nas células?

Essas organelas têm funções essenciais nas células humanas, como: a produção de energia (ATP) para as atividades do organismo, atuação na morte celular por apoptose, produção de calor e contribuição genética a partir do DNA mitocondrial. ... As mitocôndrias possuem o seu próprio DNA, que é distinto do DNA nuclear.

Onde se encontra a mitocôndria?

Estrutura da mitocôndria

As cristas mitocondriais se projetam para a parte interna da mitocôndria, um espaço central chamado matriz mitocondrial, que é preenchida por uma substância viscosa onde estão enzimas respiratórias que participam do processo de produção de energia.

Estrutura e função das mitocôndrias

32 questões relacionadas encontradas

Qual célula possui mais mitocôndrias?

Alguns tecidos apresentam uma maior quantidade de mitocôndrias quando comparados com outros. Esse é o caso das células do tecido muscular estriado cardíaco, que é rico nessas organelas em razão da sua necessidade constante de energia.

Porque a mitocôndria tem duas membranas?

Elas apresentam duas membranas, uma mais interna e outra mais externa. A membrana mais interna apresenta várias dobras, que formam as cristas mitocondriais. Essas cristas aumentam a superfície da organela, facilitando as reações químicas que nela ocorrem, além de apresentarem enzimas importantes.

Qual a função do lisossomo na célula?

Os lisossomos são organelas citoplasmáticas, originadas no complexo de Golgi e têm a capacidade de degradar partículas. Presentes na maioria dos seres vivos eucariontes, os lisossomos estão envolvidos em outras atividades celulares como reparo de membrana e secreção.

Qual é a principal função do cloroplasto?

Qual a função dos cloroplastos? Os cloroplastos são conhecidos basicamente pelo seu papel no processo de fotossíntese, sendo essa organela o local onde todo esse importante processo acontece.

Qual é a função do cloroplasto?

A fotossíntese ocorre na organela subcelular conhecida como cloroplasto. ... Nos cloroplastos ocorre a reação da mais fundamental importância para a vida das plantas e, indiretamente, para a vida dos animais, a fotossíntese.

Como a mitocôndria é dividida e qual sua composição?

Com relação a sua estrutura básica, a mitocôndria é composta por duas membranas, uma interna e outra externa, e dois espaços formados por elas, o hiato entre as membranas e o interior da membrana interna. ... Entre a membrana externa e interna existe uma região da mitocôndria que é conhecida como espaço intermembranoso.

Como ocorre o processo de endossimbiose?

Endossimbiose é uma relação ecológica que ocorre quando um organismo vive no interior de outro. A palavra endossimbiose é derivada do grego, endo "dentro" e simbiose “viver junto”, ou seja, significa um organismo viver dentro do outro.

Como foi descoberta a mitocôndria?

A mitocôndria foi isolada pela primeira vez em 1934, por Robert Bensley e Normand Hoerr. Entretanto, somente com o estabelecimento da técnica de centrifugação diferencial, por Martin Behrens, a partir de 1938, é que foi possível obter preparações mais purificadas da organela.

Quais substâncias precisam entrar na célula e chegar até as mitocôndrias para gerar energia?

As mitocôndrias são as responsáveis pela respiração celular. Nesse processo, as moléculas orgânicas reagem com o oxigênio, formando gás carbônico e água. Ocorre, então, a liberação de energia, que é armazenada em moléculas de ATP (adenosina-trifosfato).

O que acontece na crista mitocondrial?

As cristas mitocondriais são responsáveis por garantir o aumento da superfície da membrana interna. Nessa crista, é possível perceber a presença de enzimas e também outros componentes que são importantes no processo de respiração celular.

Qual é o processo de obtenção de energia?

Vejamos as diferentes formas de obtenção de energia: ... Energia nuclear: uma energia térmica que é transformada em energia elétrica é produzida nas usinas nucleares por meio de processos físico-químicos. Energia eólica: já foi utilizada para produzir energia mecânica nos moinhos, é produzida pelo ar em movimento.

O que é o estroma do cloroplasto?

No interior da membrana interna é formada uma região que contém muitas enzimas e proteínas responsáveis pelas reações químicas dos cloroplastos e diversas outras moléculas. Essa região é denominada estroma.

Por que os cloroplastos são tão importantes para as plantas?

O cloroplasto é uma organela celular presente em células vegetais, principalmente na região da folha das plantas. Essa estrutura é importante para o processo de fotossíntese, além de ser rica em pigmentos do grupo das clorofilas, responsáveis pela cor verde das plantas.

Qual é a importância da fotossíntese?

A fotossíntese é, sem dúvidas, o processo mais importante que ocorre na Terra. ... Assim a fotossíntese promove o “seqüestro do carbono” da atmosfera, enquanto que, durante a respiração da maioria dos organismos, ocorre o consumo e oxigênio e liberação de gás carbônico.

Qual a função dos ribossomos?

A função principal dos ribossomos é produzir proteína nas células, ou seja, fazer a síntese proteica. A produção das proteínas acontece com a ação conjunta de ribossomos, enzimas, DNA (ácido desoxirribonucleico) e RNA (ácido ribonucleico).

Qual é a função do vacúolo?

Os vacúolos são estruturas saculiformes que desempenham variadas funções, tais como armazenamento de substâncias, digestão e controle osmótico.

Qual é a função do re liso?

O retículo endoplasmático liso está relacionado com diferentes processos, a depender da célula na qual se encontra. ... O retículo endoplasmático liso é bem desenvolvido também em células do fígado, uma vez que apresentam importante papel na inativação (desintoxicação) de substâncias nocivas e tóxicas ao organismo.

Porque as mitocondrias e os cloroplastos possuem duas membranas?

I. Mitocôndrias e cloroplastos possuem dupla membrana, resultado, provavelmente, do englobamento desses organismos. A mais interna seria proveniente do organismo englobado, e a mais externa seria resultado da membrana do organismo que o englobou; II.

O que uma mitocôndria tem em comum com uma bactéria E o que tem de diferente?

Apresentam tamanho semelhante ao de muitas bactérias; Apresentam ribossomos e DNA próprios. Esse último possui formato circular; Possuem capacidade de autoduplicação.

Qual a estrutura e função das mitocondrias?

Mitocôndrias são organelas presentes em células eucariontes com a função de realizar a respiração celular e produzir energia para as células. Elas possuem duas membranas que a delimitam e possuem seu próprio DNA, RNA e ribossomos para produzirem as próprias proteínas.

Artigo anterior
Como perguntar o primeiro nome em inglês?
Artigo seguinte
O que leva um fusível a queimar?