O que precisa para dar entrada no divórcio no cartório?

Perguntado por: Júlia Nascimento Morais  |  Última atualização: 24. Juni 2025
Pontuação: 4.9/5 (74 avaliações)

Os documentos necessários para dar entrada nesse processo são:
  1. Certidão de casamento;
  2. Pacto antenupcial, se houver;
  3. Documentos pessoais (RG, CPF e comprovante de residência);
  4. Certidão de nascimentos dos filhos, se houver; e.
  5. Se possível, a certidão dos bens de propriedade do casal.

Qual o valor de um divórcio em cartório?

Qual o custo de um Divórcio Amigável? Para a realização de um Divórcio Consensual em Cartório, os honorários advocatícios variam entre R$ 1.500,00 a R$ 5.000,00. Logicamente, é uma média, pois cada caso é um caso e existem fatores que impactam diretamente no custo do processo.

Como dar entrada no divórcio direto no cartório?

Caso prefira, o casal pode dar entrada no pedido de divórcio no cartório de forma online, através do e-Notariado. Cada parte deverá solicitar um certificado digital na plataforma. Depois disso, é preciso ligar para o cartório de notas e agendar uma videoconferência.

Qual o primeiro passo para entrar com pedido de divórcio?

Para dar entrada no divórcio você precisará reunir documentos como Certidão de Casamento, RG, CPF e, até mesmo, a certidão de nascimento dos filhos, por exemplo. Além disso, precisará contratar um advogado, uma vez que o divórcio não acontece sem a assinatura desse profissional.

O que precisa para divorciar hoje?

Os documentos necessários para o Divórcio, em regra são: Certidão de casamento atualizada, RG e CPF do casal, Comprovante de endereço; relação com a descrição de todos os bens do casal.

Como dar entrada no divórcio? | COMPLETO

19 questões relacionadas encontradas

Qual a forma mais rápida de divorciar?

A forma mais rápida de se divorciar é fazendo o procedimento pelo cartório, amigavelmente.

Qual a maneira mais fácil de divorciar?

Divórcio Extrajudicial: É a modalidade mais rápida e barata de se divorciar de uma pessoa. No entanto, para que você se enquadre nessa modalidade é preciso que tanto você como o seu parceiro(a) esteja de acordo com o pedido de divórcio, e ainda, vocês não podem ter filhos menores ou incapazes.

Pode dar entrada no divórcio sozinho?

É plenamente possível realizar o divórcio quando um cônjuge esteja desaparecido, em razão do direito potestativo do divórcio.

É possível se divorciar sem advogado?

A presença de um advogado não é obrigatória. Fica a critério do interessado.

Como dar entrada no divórcio sem advogado?

Posso dar entrada sem advogado? Não é possível fazer um divórcio sem a presença de um advogado. O divórcio no cartório e o divórcio judicial exigem a presença e assinatura de um advogado.

Quem fica com a certidão de divórcio?

A certidão que comprova o divórcio fica com os ex-cônjuges, ou seja, cada uma das partes possui um documento. É claro que as duas documentações são iguais, com os mesmos dados e averbações.

Quanto tempo demora para sair os papéis do divórcio?

O tempo para sair o documento depende do cartório, mas costuma ser em torno de 15 a 30 dias. Após o prazo, são emitidas duas vias do documento, uma para cada ex-cônjuge. Mas, se por algum motivo, você precisar da sua segunda via da certidão é possível solicitar a emissão pela internet!

Precisa de testemunha para assinar o divórcio?

Quais os documentos necessários para fazer o Divórcio em Cartório? É necessário ter a Certidão de Casamento atualizada, documentos pessoais das partes (homem e mulher ou casal), documentos que comprovem a posse de bens, outros documentos relativos ao casamento e duas testemunhas.

Quem paga os custos do divórcio?

Quem paga as custas num divórcio litigioso

As custas num divórcio litigioso são pagas por quem entra com a ação inicialmente. Via de regra as custas iniciais devem ser pagas por quem teve a iniciativa da ação. Muito embora, uma vez sendo vitoriosa, a parte vencedora poderá cobrar da outra, as custas pagas.

Quem paga o divórcio no cartório?

Em uma ação de divórcio a situação não é diferente, assim como nas demais ações, as custas devem ser pagas pela parte que ingressou com a ação, ou seja, quem teve a iniciativa de processar o outro deve arcar pessoalmente com estas despesas.

Qual o primeiro passo para dar entrada no divórcio gratuito?

A primeira forma de se divorciar de graça é por meio da Defensoria Pública. E para isso, você precisa provar que sua renda familiar é menor que três salários mínimos. Mas, caso haja deficiente na família, idoso, parente preso ou mais de 5 familiares, esse limite de renda sobe para quatro salários.

Como dar entrada no divórcio pela internet de graça?

Por meio da plataforma e-Notariado cada participante deve solicitar um certificado digital (liberado gratuitamente). Após a solicitação, é preciso entrar em contato via telefone com o Cartório de Notas (o casal precisa solicitar no mesmo cartório) e agendar uma videoconferência.

Tem como dar entrada no divórcio pela internet?

O divórcio online está regulamentado no Provimento nº 100/2020 do CNJ, o qual permitiu que o ato fosse feito inteiramente pela Internet, através de videoconferência.

O que fazer se não tenho dinheiro para o divórcio?

Você pode procurar esses lugares: Defensoria Pública de seu Estado (joga no Google, por exemplo, a seguinte frase “Defensoria pública de Brasília”, “Defensoria Pública de São Paulo”). Encontre o endereço ou telefone para se informar melhor.

Onde dá entrada no divórcio?

Conforme dito, o divórcio pode ocorrer no cartório ou no Judiciário. No caso divórcio consensual, o divórcio poderá ser feito pelas duas vias. A diferença aqui é que no cartório só pode ser realizado para o caso de não haver filhos menores. Já o litigioso só poderá ser realizado pelo Poder Judiciário.

Quem dá entrada no divórcio?

O advogado de família na entrada e ao longo do divórcio. O divórcio, mesmo que consensual, é um período delicado. Desse modo, contar com o auxílio de um advogado de família especializado no assunto é um diferencial importante nesse momento.

Precisa pagar para dar entrada no divórcio?

Se for preciso fazer um divórcio judicial, seja consensual ou litigioso, haverá custos com o processo que são cobrados pelo tribunal. Mais uma vez, esses valores dependem do local onde a ação é movida e da situação do casal.

Como divorciar no mesmo dia?

O divórcio consensual é uma forma muito mais rápida, fácil e econômica de rompimento de união, pois pode ser realizado diretamente no cartório e em alguns casos pode ser aprovado no mesmo dia.

Como se divorciar em um dia?

Divórcio em 1 dia - Saiba os requisitos
  1. SER CONSENSUAL – O casal precisa tá de acordo com o fim da relação, não pode haver brigas.
  2. INEXISTÊNCIA DE FILHOS MENORES OU INCAPAZES – A existência de filhos menores ou incapazes impede a realização de forma rápida.

Como se divorciar sem sair de casa?

O divórcio on-line também é a solução para o casal que deseja se divorciar e uma das partes mora em outro Estado. Com o divórcio on-line você não precisa ir ao cartório assinar nada. Tudo é feito pela internet. Desde 2020, ele existe e o casal pode dar entrada no pedido através da plataforma e-Notariado.

Artigo anterior
Como calcular o valor da taxa de importação?
Artigo seguinte
Como aumentar a vida útil do motor da moto?