O que posso usar para remover a pasta térmica?

Perguntado por: Neuza Cardoso de Coelho  |  Última atualização: 13. März 2022
Pontuação: 4.4/5 (27 avaliações)

Como remover a pasta antiga
Tire o excesso de pasta raspando a espátula de plástico cuidadosamente sobre a superfície do processador/dissipador. Em seguida, molhe o cotonete com o álcool isopropílico e retire o que restou da pasta térmica antiga. Após isso, passe o pano/algodão umedecido com álcool.

Como remover pasta térmica dura?

Você pode proceder de duas formas para tirar a pasta velha: passar um pano com álcool isopropílico (no caso, é preciso desencaixar o processador), ou raspá-la com um utensílio plástico ou mesmo um pano seco (se a pasta não estiver muito dura).

Como limpar a pasta térmica sem álcool isopropílico?

Pegue alcool normal (etilico) molhe uma toalha de papel com ele e limpe o dissipador e o cooler, retire qualquer vestigio de sujeira, passe novamente uma toalha de papel seca, espere secar por completo e pronto, mesmo efeito de isopropilico.

Pode limpar pasta térmica com acetona?

Use acetona. É mais forte pra remover a pasta seca e evapora bem rapidinho (mais seguro).

Como fazer a troca de pasta térmica?

Para trocar a pasta, você deve retirar o cooler e o dissipador de cima do processador. Em seguida, remova todos os vestígios de pasta da aplicação anterior. Lembre-se que você estará trabalhando com áreas delicadas. Você pode usar uma espátula de plástico se a pasta velha estiver muito dura.

Como Limpar e Trocar PASTA TÉRMICA do seu PC

22 questões relacionadas encontradas

Quanto tempo dura a pasta térmica?

O tempo varia conforme a base utilizada: Base de silicone: 3 anos. Base metálica: 5 anos. Modelos premium: 8 anos (alguns modelos chegam a 10 anos)

Pode usar álcool 70 para limpar pasta térmica?

Não faça isso. O álcool comum possui água em sua composição, e isso pode oxidar os componentes do PC. Procure pelo isopropílico ou limpe a pasta com um pano seco.

O que acontece quando a pasta térmica seca?

Pior: danificará outros componentes. Se for colocado demais, quando colocarmos no cooler, a pasta térmica acabará vazando. Dependendo da quantidade, pode se espalhar para a placa-mãe e danificar outros componentes.

O que pode ser usado no lugar do álcool isopropílico?

Outro substituto: álcool metílico, metanol, mas é substância tóxica, é venenoso.... Mas álcool isopropílico pode ser comprado em casas de componentes eletrônicos, casas de materiais para laboratórios ou até no Mercado Livre.

Como amolecer a pasta térmica?

Uso um contonete ou pano umidecido com o álcool. Passa sem fazer força, pois vai soltando aos poucos. Pode utilizar sim. Quando removo utilizando o limpa contato costumo utilizar um algodão ou gaze para remoção da pasta térmica velha.

O que acontece com o processador sem pasta térmica?

Pelo contrário: a pasta térmica é essencial para que o seu processador funcione bem e não se danifique por excesso de aquecimento. Então ela não deve ser tratada como um item opcional e deve, sim, ser utilizada em seus equipamentos.

O que acontece se eu usar pasta térmica vencida?

A pasta térmica quando vencida faz o efeito contrário, ela isola o processador do dissipador fazendo com que o calor não passe para o dissipador, mas é claro que não é logo assim que vencer, mas não se deve usar nada vencido.

Qual álcool usar para limpar pasta térmica?

Usa-se álcool isopropílico por ser um composto de álcool puro, sem água, o que faz com que não seja condutor de eletricidade. Ele pode ser encontrado em farmácias ou em lojas de produtos eletrônicos. Primeiramente você deverá remover a pasta térmica que está no processador e/ou no dissipador de calor.

Qual álcool usar para limpar processador?

O álcool isopropílico tem uma estrutura química que o torna muito volátil – ou seja, ele evapora com muita facilidade. Isso faz com que ele evite a oxidação de componentes, o que faz dele ideal para limpar peças eletrônicas.

Pode limpar o processador com borracha?

É claro que isso não vai fazer milagres e só vai funcionar se o problema realmente for poeira ou oxidação dos contatos da memória. ... O máximo que a borracha consegue fazer é resgatar um pouco da memória “escondida” pela sujeira. Se quiser desempenhos melhores, é melhor comprar uma nova.

Como saber se minha pasta térmica está boa?

Quando a temperatura está alta e a ventoinha está boa, é a pista que a pasta térmica não está mais conduzindo o calor. Se soltar o dissipador tem que trocar a pasta térmica, use um pano que não deixe fiapos, limpe bem a superfície de contato do processador e do dissipador.

O que pode queimar o processador?

Quando o computador trava e só volta a funcionar depois de alguns minutos, ele provavelmente está com superaquecimento, fazendo com que a sua placa-mãe desative o processador para evitar que ele queime. Nesses casos, o procedimento é limpar o cooler e verificar o seu funcionamento.

Como se deve conservar a pasta térmica?

Pastas térmicas por definição não tem problemas com temperaturas ao ar livre. Como bem disse o OP, não vejo porquê guardar na geladeira. Guardar na embalagem original já é o suficiente.

Pode usar pasta d'água vencida?

Não use o medicamento com o prazo de validade vencido. 6. Manter em temperatura ambiente (15 a 30ºC). ... Nestas condições, o medicamento se manterá próprio para o uso, respeitando o prazo de validade indicado na embalagem.

Qual a importância da pasta térmica no processador?

A utilidade da pasta térmica. Líquido viscoso, geralmente branco ou prateado, ela é aplicada na superfície do processador, próximo ao cooler, atuando como um condutor do calor a ser dissipado pelo cooler.

É necessário passar pasta térmica no processador novo?

Não precisa, sim estes quadradinhos são a pasta térmica aplicada.

Como saber se o processador precisa de pasta térmica?

Tente o seguinte:
  • Limpe o ventilador e o dissipador do cooler do processador (não precisa soltar o cooler)...veja se o ventilador está girando livremente.
  • Se não abaixar a temperatura troque a pasta térmica.
  • Se não resolver, vc precisará colocar um cooler melhor.

Pode usar pasta de dente como pasta térmica?

Apesar de funcionar em alguns casos, após um pequeno período de uso, a pasta de dente seca e esfarela. Como resultado, tem-se que a pasta de dente tem a mesma eficácia de uma pasta térmica velha ou de péssima qualidade.

Artigo anterior
Qual a validade do Certificado de NR10?
Artigo seguinte
Como será o verão no Brasil em 2022?