O que poderia ter sido feito para evitar o acidente com o césio-137?

Perguntado por: Bruna Filipa de Ribeiro  |  Última atualização: 13. März 2022
Pontuação: 4.9/5 (29 avaliações)

Voltando ao caso, tudo poderia ter sido evitado se o Instituto Goiano de Radioterapia tivesse tomado as medidas de segurança adequadas quando foi desativada em 1985 e ter dado um fim adequado aos equipamentos. Na verdade, eles quase conseguiram, só que uma máquina de radioterapia ficou para trás.

Quais medidas deveriam terem sido seguidas para que o acidente com césio-137 em Goiás não ter acontecido?

Medidas adotadas para a descontaminação

A primeira medida tomada foi separar todas as roupas das pessoas expostas ao material radioativo e lavá-las com água e sabão para a descontaminação externa.

O que foi feito para conter a contaminação?

Se a contaminação não for alta, a pessoa passa primeiramente por um processo de lavagem com água, sabão e vinagre. É importante ressaltar que a água utilizada também é controlada, pois conterá radioatividade após o processo.

O que foi feito com o césio-137 após o acidente?

Em setembro de 1987 aconteceu o acidente com o Césio-137 (137Cs) em Goiânia, capital do Estado de Goiás, Brasil. O manuseio indevido de um aparelho de radioterapia abandonado, onde funcionava o Instituto Goiano de Radioterapia, gerou um acidente que envolveu direta e indiretamente centenas de pessoas.

O que se deve fazer em caso de acidente nuclear?

Feche qualquer entrada de ar, como portas, janelas, ventilação ou chaminés. Pare qualquer forma de ventilação para previnir que substâncias tóxicas entrem onde você está. Não fume ou nem faça chamas para evitar qualquer risco de explosão. Não coma.

Césio 137: 30 anos - Fantástico - 03/09/2017

33 questões relacionadas encontradas

O que devemos fazer com um paciente exposto a irradiação?

A descontaminação de pessoas que entram em contato com material radioativo é feita de acordo com o nível da contaminação. Se a contaminação não for alta, é realizado um processo de lavagem do corpo da pessoa com a utilização de água, sabão e vinagre.

O que fazer para se proteger de uma bomba nuclear?

Fique a par dos anúncios e orientações mais recentes do governo. Não saia do abrigo a não ser que você tenha um traje de proteção nuclear e precise investigar sinais de novas bombas e de tanques aliados. Construa um abrigo nuclear antecipadamente. Você pode usar o porão ou a cave para construir um abrigo caseiro.

O que aconteceu com as vítimas do Césio-137?

Leide da Neves, a tia, Maria Gabriela, e os dois funcionários do ferro-velho, Israel e Admilson, são considerados as quatro vítimas diretas do acidente. Eles morreram semanas depois de serem hospitalizados e foram enterrados em túmulos especiais, também com concreto reforçado, no Cemitério Parque, em Goiânia.

Como realizado o tratamento das pessoas doentes por causa do césio-137?

D - O iodeto de potássio é utilizado para tratar pessoas que foram contaminadas com iodeto radioativo por inalação ou exposição acidental.

Quais as consequências do acidente com Césio-137?

As entrevistas evidenciaram que as pessoas que tiveram alguma forma de contato com o elemento químico césio-137 ainda sofrem problemas de saúde, entre eles: radiodermite, queimaduras em várias partes do corpo, imunidade baixa, perda de cabelo, e a dificuldade para receber atendimento hospitalar.

Como descontaminar radiação?

A descontaminação pode ser realizada limpando ou tratando as superfícies para reduzir ou remover a contaminação. Isso também pode ser realizado filtrando o ar ou a água contaminada ou cobrindo a contaminação para proteger ou absorver a radiação.

Como evitar a contaminação por radiação?

No caso de possibilidade de contaminação dos profissionais, a instrução é evitar o contato com o material radioativo, utilizando os equipamentos de proteção adequados a cada isótopo (luvas, protetores para os sapatos, aventais de pano, aventais de chumbo, máscaras, toucas para proteger os cabelos, etc.).

Como a contaminação radioativa pode ser controlada?

A blindagem: barreiras feitas de materiais que sejam capazes de absorver radiações ionizantes; Uso de equipamentos protetores, os níveis de radiação, o poder de conscientizar a sociedade sobre os riscos da contaminação radioativa, dentre outros.

Como deve ser feito o armazenamento de rejeitos radioativos?

Os rejeitos precisam ser separados de acordo com as formas físicas (sólido, líquido e gasoso) e acondicionados em recipientes apropriados, como tambores metálicos, bombonas plásticas ou outro tipo de contentor.

Quais foram as principais consequências da contaminação pelo césio no ambiente?

No quesito ambiente, houve uma contaminação em cadeia, o solo, a vegetação que extraía nutrientes deste solo, o gado que se alimentava desta vegetação e, por fim, as pessoas que tomaram o leite de vacas contaminadas.

O que poderia ter sido feito para evitar o acidente com Césio-137 em Goiânia?

O caso de Goiânia. Voltando ao caso, tudo poderia ter sido evitado se o Instituto Goiano de Radioterapia tivesse tomado as medidas de segurança adequadas quando foi desativada em 1985 e ter dado um fim adequado aos equipamentos. Na verdade, eles quase conseguiram, só que uma máquina de radioterapia ficou para trás.

Como é feita a contaminação radioativa?

Contaminação externa ocorre em pele ou roupas, de onde pode cair ou ser retirada por atrito, contaminando outras pessoas e objetos. A contaminação interna é o material radioativo dentro do corpo, o qual pode entrar por ingestão, inalação ou através de lesões na pele.

Quantas vítimas teve o césio 137?

A descoberta do acidente foi feita pelo físico Walter Mendes, e o trabalho de contenção retirou seis mil toneladas de lixo nuclear de Goiânia. Mais de 110 mil pessoas foram examinadas, e quatro morreram pelo contato com a radiação.

Como morreu Leide das Neves?

Símbolo da tragédia com o césio-137, ocorrido há 30 anos, em Goiânia, a menina Leide das Neves Ferreira, de 6 anos, foi uma das quatro pessoas que morreram por causa da contaminação com o material radioativo.

Como foi enterrada Leide das Neves?

Leide das Neves foi enterrada no dia 26 de outubro de 1987, no Cemitério Parque, no Setor Urias Magalhães. Os gritos e ofensas dos que não queria que fosse enterrada lá ainda ecoam no cérebro de Lourdes das Neves.

Onde se esconder de uma bomba nuclear?

Para isso, o mais indicado é buscar um abrigo construído com tijolos grossos ou de concreto e, preferencialmente, sem janelas. Se esconder no subsolo de um prédio de apartamentos de cerca de cinco andares, construído com tijolos, já faria com que você ficasse exposto a apenas 1/200 da quantidade da radiação externa.

Quando uma bomba nuclear explode?

Uma explosão termonuclear utiliza um processo inverso, ou seja, a fusão nuclear. Em vez de dividir átomos, a fusão os junta em um só núcleo atômico, o que também libera energia. Dessa vez, o elemento utilizado é o hidrogênio, por isso essas armas também são chamadas de bomba de hidrogênio.

Como uma pessoa pode ser exposta a radiações?

Fontes não naturais, ou produzidas pelo homem, de radiações ionizantes são comumente encontradas nos cuidados em saúde (raios-x, tomografia computadorizada e radioterapia) e na geração de energia (usinas nucleares).

O que acontece quando uma pessoa é exposta à radiação?

A radiação pode provocar basicamente dois tipos de danos ao corpo, um deles é a destruição das células com o calor, e o outro consiste numa ionização e fragmentação(divisão) das células. O calor emitido pela radiação é tão forte que pode queimar bem mais do que a exposição prolongada ao sol.

Como uma pessoa pode ser exposta à radiação?

A exposição à radiação pode ocorrer sem contato direto entre as pessoas e a fonte de radiação (como material radioativo ou um aparelho de raios-X). Quando a fonte de radiação é removida ou desligada, a irradiação termina.

Artigo anterior
Qual é o prazo a ser obedecido a título de intervalo interjornada?
Artigo seguinte
Qual o banco mais rico do Brasil 2020?