O que pode tirar a guarda de uma mãe?

Perguntado por: Juliana Jéssica Castro Sousa Leite  |  Última atualização: 24. April 2025
Pontuação: 4.2/5 (29 avaliações)

A perda da guarda de um filho por parte de um pai ou mãe ocorre quando há o descumprimento de algum dos deveres inerentes ao Poder Familiar, tais como: dever de assistência, amparo, sustento e direção no processo de formação da personalidade dos filhos.

Em que situação o juiz tirar a guarda de uma mãe?

Se houver evidências de que a mãe está negligenciando as necessidades básicas da criança, como alimentação adequada, cuidados médicos, higiene ou educação, ou se houver provas de abuso físico, emocional ou sexual, as autoridades podem intervir para proteger o bem-estar da criança, resultando na perda da guarda.

Quais as chances de um pai ficar com a guarda do filho?

Violência Doméstica, maus tratos e Alienação Parental; Situações que associem a mãe, parentes ou um novo parceiro que resida na mesma casa - ao consumo de substâncias ilícitas, álcool, abuso ou qualquer circunstância que possa expor a criança a perigos, sejam eles físicos, morais ou psicológicos; Entrega voluntária.

Quando um pai pode tirar a guarda do filho da mãe?

Autor. Se não houver prova dos requisitos legais que autorizem a retirada do poder familiar da mãe, não é possível conceder a guarda dos seus filhos a outro parente. O entendimento é da 3ª Turma do Superior Tribunal de Justiça.

Qual idade a criança pode escolher com quem quer ficar?

Isso porque a partir dos 12 anos, a criança tem o direito de escolher com qual dos pais quer ficar. Mas, também a partir dos 8 anos, a criança já é ouvida e a opinião dela é levada em consideração no momento da concessão da guarda.

3 casos em que a mãe pode perder a guarda do filho

44 questões relacionadas encontradas

O que faz um juiz tirar o filho de uma mãe?

A perda da guarda de um filho por parte de um pai ou mãe ocorre quando há o descumprimento de algum dos deveres inerentes ao Poder Familiar, tais como: dever de assistência, amparo, sustento e direção no processo de formação da personalidade dos filhos.

Pode escolher com quem quer morar?

O filho pode escolher com quem morar a partir de que idade? Não existe na lei brasileira nenhuma determinação dizendo que a partir de uma certa idade o filho poderá escolher com quem irá ficar.

Quem tem que buscar a criança no dia da visita?

Mas, caso o genitor visitante precise enviar alguém para buscar o filho, no dia que se inicia a visita, é necessário que seja combinado previamente, com outro (a) genitor (a) que possui a guarda. Este (a), por sua vez, deve exigir autorização por escrito para que terceiro possa retirar a criança no dia da visitação.

Sou obrigada a aceitar o pai do meu filho na minha casa?

Dessa forma, mesmo que haja uma decisão judicial que regulamente as visitas, não há como obrigar o filho a ficar na casa do pai.

O que eu posso exigir do pai do meu filho?

A figura paterna tem o dever e o direito de contribuir financeiramente para o sustento dos filhos, mesmo em caso de separação. Isso é essencial para garantir que as necessidades básicas da criança sejam atendidas, como moradia, alimentação, educação e cuidados médicos.

Como ganhar a guarda do filho da mãe?

Para solicitar a guarda unilateral, o pretendente deverá propor uma ação judicial com o pedido. A ação deverá ser proposta na cidade onde a criança vive. No entanto, caberá ao juiz a decisão através da interpretação dos fatos. Vale lembrar que a guarda unilateral não isenta os direitos e deveres que o pai ou mãe tem.

Como o pai ganha a guarda da filha?

A regra é que o juiz aplique a guarda compartilhada. No entanto, se o seu caso se aplica às exceções para a guarda unilateral, recomendamos que você solicite-a. Seja qual for a sua situação, nós recomendamos que você entre em contato com um advogado especializado em Direito de Família.

Como evitar guarda compartilhada com o pai?

Para que o pedido de guarda compartilhada seja negado, é necessária a demonstração cabal de que um dos pais não é apto para exercer o poder familiar. Com esse entendimento, a 3ª Turma do Superior Tribunal de Justiça julgou o pedido de um pai pela guarda compartilhada do filho.

O que faz o Conselho Tutelar tirar a guarda da mãe?

O Conselho Tutelar fiscaliza as condições de crianças e adolescentes após as denúncias, pode intervir e acolhê-los se constatar que sofriam negligências, indicando a transferência da guarda para um parente ou família acolhedora. Mas quem decide é a justiça.

Como o juiz decide a guarda da criança?

A responsabilidade pela guarda dos filhos é compartilhada entre os pais, mas quando não há acordo entre eles, o juiz tomará a decisão com base no melhor interesse da criança, conforme estabelece o artigo 1.612 do Código Civil.

Como o juiz determina a guarda?

Para dar entrada no pedido de guarda, é necessário ter documentos como certidão de nascimento, identificação, comprovante de residência, renda e outros. O processo de guarda pode durar de 4 a 6 meses, podendo ser resolvido em uma única audiência se houver acordo entre os pais.

Sou obrigada a ter contato com o pai da minha filha?

Sou obrigada a ter contato com pai do meu filho? O convívio com o pai é direito da criança. Se vc impedir poderá perder a guarda e ficar impedida até de falar com a criança por 6 meses, e suas visitas a ela serão sempre assistidas, na presença do PAI da criança ou de alguém da confiança dele, com alguma namorada.

É obrigatório o pai pegar a criança de 15 em 15 dias?

É obrigatório o pai pegar o filho de 15 em 15 dias? Não existe um número fixo de dias por mês estabelecido em lei que determine a quantidade exata de dias que um pai tem o direito de ver o filho no Brasil.

Sou obrigado a ter contato com a mãe do meu filho?

Mãe não é obrigada a falar e/ou manter contato com o genitor do filho em caso de guarda compartilhada. Jusbrasil.

Como funciona a visitação livre do pai?

O regime de visitação livre, visa a maior convivência dos filhos com os pais ou mães – a depender de com quem ficou a residência fixa da criança; Mas a verdade é que na grande maioria dos casos a residência fixa das crianças é com a mãe, sendo livre a visitação do pai.

Quantas visitas O pai tem direito?

Não existe um número fixo de dias por mês estabelecido em lei que determine a quantidade exata de dias que um pai tem o direito de ver o filho no Brasil. O objetivo é sempre buscar um convívio adequado e saudável entre o genitor não guardião e a criança, considerando o melhor interesse do menor.

Quais são os direitos de visita do pai?

O que é o direito de visita? O pai ou a mãe, que não estejam com a guarda dos filhos, poderá visitá-los e tê-los em sua companhia, segundo o que acordar com o outro cônjuge ou companheiro, ou for fixado pelo juiz, bem como fiscalizar sua manutenção e educação.

Quantos anos a criança pode decidir morar com o pai?

O que há atualmente nos julgamentos de casos de direito de família é um entendimento, de que a partir dos 12 anos, quando esse menino(a) entra na adolescência, já estaria apto para decidir.

Qual a idade que uma criança pode ficar sozinha em casa?

Até aos 12 anos a lei não permite que as crianças fiquem sozinhas, refere a advogada. “Antes dos 12 anos [a criança] tem de estar sempre acompanhado de um adulto. A lei considera que a criança não tem maturidade suficiente e pode colocar em perigo a sua vida e a de terceiros.

Pode deixar criança sozinha em casa?

133 CP, confira perguntas e respostas sobre as determinações do artigo. Abandono de incapaz tem pena de seis meses a três anos de detenção. Critérios do Código Penal também são válidos para idoso.

Artigo anterior
Qual é melhor para emagrecer Saxenda ou Victoza?
Artigo seguinte
Como fazer a cor verde com bisnaga?