O que pode ser uma febre persistente?
Perguntado por: Ângelo Manuel de Ribeiro | Última atualização: 27. Juni 2025Pontuação: 4.3/5 (43 avaliações)
A febre que vai e volta, conhecida também como febre intermitente, é um tipo de febre que aparece somente em algumas horas do dia, vai embora e, depois, retorna novamente, e que pode ter diversas causas, principalmente relacionadas a infecções, como malária, leptospirose, Zika ou tuberculose, por exemplo.
O que pode causar a febre continua?
As causas diversas importantes incluem reação farmacológica, trombose venosa profunda, embolia pulmonar recorrente, sarcoidose, doença inflamatória intestinal e febre factícia.
Quando a febre não passa o que pode ser?
Se a febre persistir ou aumentar bruscamente, além de surgir acompanhada de um ou mais sintomas como dor de cabeça, dor de garganta ou vômito, por exemplo, é recomendado buscar atendimento médico.
Quando a febre indica infecção?
Outros autores consideram os valores entre 37,3 ºC e 37,8 ºC como febrícula, sendo chamado de febre apenas quando o indivíduo apresenta temperatura acima de 37,8 ºC. A febre é um sinal de alerta e pode indicar, por exemplo, uma infecção.
O que pode ser quando a febre vai e volta?
Ou seja, é aquela febre que vai e volta. Esse breve retorno à normalidade acontece pelo menos uma vez a cada 24 horas. Uma causa que pode levar a febre intermitente é o contato do ser humano com as bactérias intermitentes, como é o caso da malária, da tuberculose e da leptospirose.
Febre alta e febre persistente: o que pode significar? | Dr. Salim | Jovem Pan
Quais os 4 tipos de febre?
Febre alta, baixa, intermitente e emocional: saiba tudo sobre os tipos de febre. Tem momentos que você pode sentir que está meio quente, mas não apresenta nenhum outro sintoma. Em outros, a febre te derruba. E ainda há situações em que a temperatura varia, diminuindo, e logo depois, aumentando de novo.
Quando a febre deve ser preocupante?
Vale destacar que o estado febril passa a ser considerado a partir dos 37,8°C. A febre é considerada leve até 38,5°C e grave quando atinge ou ultrapassa os 39,5°C.
Como saber se a febre é viral ou bacteriana?
Se você tem um resfriado ou tosse, é geralmente viral. Você deve suspeitar de uma infecção secundária causada por bactérias, se a febre persistir após os primeiros dias. A dor de ouvido persistente pode significar uma infecção no ouvido baseada em bactérias.
Porque esperar 3 dias de febre?
Um paciente que está apresentando um quadro de febre e dor no corpo por um período igual ou superior a três dias pode estar gripado ou resfriado. A gripe e o resfriado são infecções virais que provocam sintomas como febre, tosse, e dor no corpo.
Quantos dias pode durar uma febre de infecção?
Dependendo da idade da pessoa, de outros sintomas e de estados clínicos conhecidos, o médico pode pedir para a pessoa ir para avaliação ou recomendar tratamento em casa. Geralmente, as pessoas devem consultar um médico se a febre durar mais de 3 ou 4 dias, independente de outros sintomas.
Quantos dias de febre não é normal?
Se a febre durar um ou dois dias, não ultrapassar os 39ºC e não estiver acompanhada de outros sintomas relevantes, a princípio não há necessidade de buscar atendimento médico. Mas, em alguns cenários, a avaliação especializada pode ser essencial.
É perigoso febre de 38 graus?
Caso a febre chegue perto ou até mesmo atinja a marca dos 40°C, o quadro é considerado de fato perigoso e a procura por consulta médica ou ida ao pronto-socorro se tornam fundamentais. A febre persistente também merece bastante cuidado, especialmente entre idosos e crianças.
Quantos dias de febre para ir ao médico?
Segundo a pediatra, os prontos-socorros e pronto atendimento devem ser procurados em caso de febre alta por mais de três dias, ou antes disso, se a febre vier acompanhada por sinais de alerta como irritabilidade intensa, sonolência, prostração fora dos períodos de febre, vômitos em jato ou febre que não cessa com o uso ...
Como é a febre da pneumonia?
Os sintomas mais comuns são tosse com secreção (pode haver sangue misturado), febre alta (que pode chegar a 40°C), calafrios e falta de ar ou dor no peito durante a respiração.
Como é a febre da virose?
Para diferenciar uma virose leve de um quadro mais grave, fique atento à ocorrência de febre alta, acima dos 38,5 ºC, presença de sangue nas fezes, perda de peso, fortes dores abdominais, sinais de desidratação e sintomas que não diminuem de intensidade em pelo menos dez dias.
Quais são as doenças que causam febre?
- Pneumonia;
- Gripe;
- Sinusite;
- COVID-19;
- Malária;
- Sepse.
Qual temperatura de febre deve ir ao hospital?
Quando levar o bebê com febre ao hospital
Entretanto, quando a febre apresenta pico acima de 39,5ºC, a recomendação é que a criança seja examinada pelo médico. A febre alta é um sintoma mais preocupante, pois pode indicar infecção grave, como pneumonia, meningite e outras doenças.
Pode dar febre mesmo se a pessoa não tem infecção?
A febre de origem indeterminada (FOI), considerada clássica, é um diagnóstico provisório para um quadro febril de duração superior a três semanas e de diagnóstico difícil. Ela é determinada quando a investigação, seja com o atendimento clínico ou exames, não permite esclarecer a causa da febre de imediato.
Como descobrir se a pessoa está com dengue?
Normalmente, a primeira manifestação da dengue é a febre alta (39° a 40°C), de início abrupto, que geralmente dura de 2 a 7 dias, acompanhada de dor de cabeça, dores no corpo e articulações, além de prostração, fraqueza, dor atrás dos olhos, erupção e coceira na pele. Perda de peso, náuseas e vômitos são comuns.
Qual infecção causa febre alta?
Um quadro de pneumonia bacteriana pode provocar febre alta, que surge subitamente, tosse e respiração acelerada. Nesses casos, a criança deve ser encaminhada ao ambulatório para receber tratamento adequado com antibiótico e para ser monitorada durante 48 horas.
O que fazer quando a febre não passa com remédio?
“Se a febre não melhora com antitérmicos ou há outros sinais de alarme, é necessário buscar atendimento”, pontua.
Qual o grau da febre do Covid?
Havendo sintomas que persistem (tosse, febre a partir de 37.8°C, coriza), procure atendimento médico.
Quando devo me preocupar com a febre do meu filho?
Portanto, qualquer temperatura igual ou superior a 38°C em um bebê tão novo deve ser avaliada por um médico para descartar a possibilidade de uma infecção grave.
Quando a febre volta em 4 horas?
A febre que vai e volta, conhecida também como febre intermitente, é um tipo de febre que aparece somente em algumas horas do dia, vai embora e, depois, retorna novamente, e que pode ter diversas causas, principalmente relacionadas a infecções, como malária, leptospirose, Zika ou tuberculose, por exemplo.
Pode dormir com 39 de febre?
Em linhas gerais, dormir com febre não é visto como algo perigoso. Inclusive, caso a criança não tenha outros problemas de saúde e esteja dormindo profundamente, não é necessário acordá-la exclusivamente para dar um medicamento antitérmico3 - ou seja, um remédio que baixa a febre.
O que faz um analista de licenciamento?
Qual o tipo de câncer mais comum no Brasil?