O que pode ser uma dor abdominal?

Perguntado por: Gonçalo Faria  |  Última atualização: 1. April 2022
Pontuação: 4.3/5 (73 avaliações)

A dor abdominal é normalmente causada por disfunções em órgãos como intestino, estômago, vesícula, bexiga e útero. O distúrbio pode estar relacionado a situações simples, como excesso de gases, até problemas críticos, como apendicite ou hérnia. Cada indivíduo reage diferente diante da dor abdominal.

Quando se preocupar com dor abdominal?

Assim, havendo uma dor abdominal muito intensa ou que dura mais que 24h ou que é acompanhada de outros sintomas, como febre, vômitos persistentes e sangue nas fezes ou urina, deve-se ir ao pronto-socorro ou consultar o clínico geral.

O que fazer para aliviar a dor abdominal?

O que fazer: colocar uma compressa de água quente na área dolorida pode aliviar o desconforto em pouco tempo. Se houver cólicas, tomar um remédio para cólicas, que pode ser um anti-espasmódico ou anti-inflamatório, e ser uma forma mais eficaz de se sentir melhor.

O que provoca dor abdominal?

A dor abdominal ou dor de barriga é uma ocorrência bastante comum, que pode estar relacionada a problemas simples como má digestão ou excesso de gases, mas também pode indicar disfunções e doenças em algum dos vários órgãos dessa região, como estômago, intestino, fígado, vesícula, bexiga e, no caso das mulheres, útero ...

O que pode ser dor abdominal na mulher?

As causas mais comuns são: Uma alteração do trato urinário, tais como problemas de bexiga ou rins. Um distúrbio intestinal. Um processo relacionado com o sistema reprodutivo: útero, trompas ou ovários.

Dor abdominal: O que pode ser? | Dr. Marcelo Werneck

42 questões relacionadas encontradas

Como é a dor abdominal de gravidez?

A dor abdominal durante a gravidez é uma queixa comum entre as mulheres e pode surgir desde o início. No 1o trimestre, pode se parecer com uma cólica menstrual e ter a ver com a nidação, ou seja, quando o óvulo já fecundado (zigoto) se fixa na parede do útero.

Onde é a dor abdominal na gravidez?

As dores são na parte inferior do abdômen e se estendem até a virilha, com curta duração. Vale ressaltar que podem existir outras causas para as dores abdominais. O essencial é verificar qual a intensidade e duração das mesmas antes de se preocupar.

Como saber se a dor abdominal e gases?

Já os sintomas que podem indicar a presença de gases no intestino geralmente são:
  1. Dor abdominal intensa, por vezes em forma de pontada;
  2. Inchaço abdominal;
  3. Barriga dura;
  4. Flatulência;
  5. Prisão de ventre;
  6. Cólica intestinal.

Onde se localiza a dor abdominal?

A dor abdominal refere-se a cólicas, uma dor aguda ou crônica, queimação ou torção no abdômen (barriga). A dor abdominal pode ser muito séria, mas a maior parte das dores abdominais é causada por um pequeno incômodo e não dura muito.

Como identificar dor intestinal?

Na doença inflamatória intestinal, a inflamação afeta a parede intestinal, podendo também ocorrer em qualquer parte do tubo digestivo, desde a boca até o ânus, provocando sintomas como dor abdominal, dor no reto, diarreia, perda de apetite, perda de peso, fraqueza, náuseas, vômitos, sangramentos, febre e anemia.

O que é bom para dor abdominal remédio caseiro?

5 remédios caseiros para dor de barriga
  1. Chá de erva-doce com camomila. O chá de erva-doce para dor de barriga possui propriedades calmantes e digestivas que ajudam a diminuir os problemas intestinais. ...
  2. Chá de erva-cidreira e camomila. ...
  3. Chá de boldo. ...
  4. Xarope de cenoura com maçã ...
  5. Chá preto com limão.

Que exame deve fazer quando se tem dores abdominais?

A investigação laboratorial, se indicada, pode consistir de: hemograma, amilase, dosagem de bilirrubinas, urina rotina, dosagem de eletrólitos e uréia/creatinina, além de outros exames na presença de comorbidades.

Qual exame para detectar causa de dor abdominal?

Hemograma; sumário de urina; amilase; RX. de tórax PA de pé; RX. de abdome PA de pé e deitado; Ultra Sonografia (US) de abdome total (após ver RX.)

Onde é o abdome da mulher?

O abdome (abdômen/abdómen) é a região do corpo localizada entre o tórax e a pelve. A sua abertura superior está voltada para o tórax e é cercada pelo diafragma. Inferiormente o abdome abre-se para a pelve, comunicando através da abertura pélvica superior (abertura pélvica superior).

O que é dor abdominal do quadrante?

As principais causas de dor no quadrante superior direito do abdômen encontram-se no fígado e na vesícula, com destaque para a cólica biliar, provocada por pedra na vesícula ou colecistite. Inflamações do fígado, como nos casos de hepatite viral, também podem provocar dor nesta região.

Como é a dor de gases?

Dor pode estar acompanhada de rigidez e arrotos

As dores abdominais costumam surgir de repente e se manifestam como cólicas ou pontadas. A intensidade do sintoma varia de leve a moderada, mas podem ocorrer momentos de dor mais intensa.

Qual é o sintoma de gases?

Sintomas de gases intestinais:

Cólica intestinal; Flatulência constante; Prisão de ventre; Inchaço na região.

O que fazer para eliminar gases?

5 formas para eliminar gases intestinais rapidamente
  1. Pressionar o abdômen. Para se livrar rapidamente dos gases intestinais uma boa forma consiste em comprimir o abdômen. ...
  2. Fazer uma massagem abdominal. ...
  3. Tomar chás contra gases. ...
  4. Tomar um suco laxante. ...
  5. Usar um remédio de farmácia.

Quais são as dores mais comuns no início da gravidez?

No início da gestação, as dores podem ser um pouco assustadoras. As cólicas, dores nas costas e até mesmo uma dor no pé da barriga na gravidez é comum. Até a 10ª semana da gravidez, essas dores podem ser hormonais e de expansão do útero.

Que tipo de dor é normal no início da gravidez?

Logo no início da gravidez, as dores podem se tornar um pouco assombrosas. Cólicas, dores nas costas e até mesmo uma leve dor ovariana durante o período são situações comuns. O útero é um órgão super elástico, na verdade ele é um músculo. A princípio ele tem o tamanho de um punho fechado.

Como é a dor no pé da barriga no início da gravidez?

A dor no pé da barriga é uma situação bastante frequente na gravidez e acontece principalmente devido à expansão do útero e deslocamento dos órgãos abdominais para acomodar o bebê em desenvolvimento. Assim, é comum que à medida que o bebê cresce, a mulher sinta desconforto e uma dor leve e passageira no pé da barriga.

Quais os sintomas de 1 semana de gravidez?

14 sintomas de gravidez iniciais
  • Atraso menstrual.
  • Cólica abdominal.
  • Mamas sensíveis e aumentadas.
  • Aumento da libido.
  • Alterações no corrimento vaginal.
  • Náuseas, enjoos e vômitos.
  • Vontade frequente de urinar.
  • Aumento do sono.

Como diagnosticar distensão abdominal?

Sintomas
  1. Dor e incômodos na região;
  2. Febre;
  3. Constipação intestinal ou diarreia;
  4. Náuseas ou vômitos;
  5. Perda de apetite;
  6. Problemas para evacuar;
  7. Fadiga;
  8. Problemas na concentração;

Quais são os sintomas de uma dor abdominal aguda?

Sintomas como azia, náusea, vômito, diarreia, constipação, icterícia, sangue nas fezes ou na urina, tosse com sangue e perda de peso ajudam a orientar a avaliação do médico.

Quais são os sintomas da infecção intestinal?

Elas podem ser causadas por diversos tipos de vírus. Geralmente sua duração é curta e o paciente pode levar de um a três dias para se recuperar. Os sintomas são variados e podem incluir cansaço, arrepios pelo corpo, falta de apetite, náusea, vômitos, além de dores no estômago, diarreia, febre baixa e dores musculares.

Artigo anterior
Como saber se a pessoa não tem mais WhatsApp?
Artigo seguinte
Quanto gasta uma torneira ligada por 1 minutos?