O que pode ser rachadura no teto?
Perguntado por: Laura Jesus de Pereira | Última atualização: 24. Mai 2025Pontuação: 4.1/5 (44 avaliações)
Normalmente, as rachaduras no teto são causadas por excesso de umidade, muito peso sobre o teto ou uma base fraca. Identificar a causa e a gravidade das rachaduras pode ajudar a decidir se elas podem ser resolvidas com um conserto DIY ou se é necessário a contratação de um profissional.
O que causa trinca no teto?
A maior parte das rachaduras em tetos de gesso são causadas pela movimentação da construção, por danos provocados pela umidade ou pela idade do projeto.
Quando a rachadura no teto é perigoso?
Entretanto, se evoluírem com o tempo, aí sim, se tornam preocupantes. Já as rachaduras na parede são, em geral, perigosas quando se manifestam de forma diagonal. E, sobretudo, quando aparecem entre piso (ou teto) e parede, e quando geram desalinhamento em portas e janelas.
Quando uma rachadura deve preocupar?
Rachaduras: Geralmente são maiores, mais profundas e acentuadas. Sua espessura é acima de 3 mm. Em muitos casos podem abrir pequenas frestas na alvenaria, possibilitando a entrada de luz, água e ar, isso pode ocorrer quando a estrutura de fundação começa a ceder. Seu nível de gravidade é urgente!
Qual a rachadura mais perigosa?
Fissuras recortadas que se movem em uma direção diagonal ou que parecem um conjunto de escadas subindo sua parede podem ser um sinal de movimento estrutural e podem ser um pouco mais graves do que as fissuras que simplesmente sobem e descem.
Fissura, Trinca ou Rachadura? Entenda a diferença!
Como identificar risco de desabamento?
Se o imóvel começou a apresentar rachaduras, trincas e infiltrações nas paredes mantenha o alerta ligado. Esses são indícios básicos de qualquer desabamento. Não quer dizer que necessariamente seu imóvel vai desabar, mas medidas se segurança devem ser tomadas.
Quando uma rachadura na laje é perigoso?
As trincas são aberturas mais acentuadas e profundas, de 0,5 a 1,5 mm. Podem ser visualizadas a olho nu e são bem mais perigosas que as fissuras pois já ocorreu a ruptura do elemento estrutural e podem afetar a segurança da peça. As rachaduras são fendas com abertura superior a 1,5 mm, profundas e bem destacadas.
Porque a casa começa a rachar?
Materiais diferentes em atrito
Afinal, cada material (madeira, ferro, bambu, cerâmicas…) possui um nível de dilatação diferente. Logo, com o passar do tempo é natural que essa diferença faça com que esses materiais se separem, ocasionando fissura, trinca e rachadura na parede.
O que causa trinca na laje?
Ainda que o seu planejamento de obra seja o melhor possível, as trincas podem aparecer na laje. Isso ocorre quando alguma tensão pressiona o material e ele se abre para aliviar a força — o que ocasiona não só as trincas, mas também rachaduras e fissuras diversas. Em caso de rachaduras, o problema é sério e estrutural.
Como consertar rachaduras no teto?
Antes de aplicar o gesso nas rachaduras do teto, você deve primeiro aplicar uma camada do composto adesivo na rachadura e, em seguida, aplicar uma camada fina de gesso para preencher a rachadura, assegurando-se de alisar a superfície. Assim que o gesso secar, você pode pintar o teto para cobri-lo.
Como saber se minha casa está cedendo?
Sinais de alerta
Outro sinal de alerta, apontado pelo coronel Rossano, da Defesa Civil do DF, é o aparecimento de infiltração com manchas marrom avermelhadas. “Portas e janelas emperrando também são sinais de que a estrutura está cedendo”, explica o agente.
Como saber se a casa vai cair?
Veja abaixo os sinais que devem ser observados:
Trinca nas paredes. Água empoçando no quintal. Portas e janelas emperrando. Rachaduras no solo.
Como saber se é trinca ou rachadura?
Trinca: São aberturas mais profundas, possuindo de 1 até 3 mm de espessura. É mais perigosa que uma fissura, pois, além do fato de que é maior, pode acabar impactando a estrutura da construção. Rachadura: É o tipo de abertura mais sério e perigoso dentre os três, necessitando de cuidados urgentes.
Que tipo de trinca e perigosa?
Rachaduras: maiores e mais profundas. São perigosas porque indicam problemas estruturais na edificação, podendo comprometer a segurança . Elas são aberturas que se estendem pela parede do imóvel, podendo atingir diferentes dimensões e profundidades.
Como saber se a estrutura da casa está comprometida?
- Fissuras, trincas ou rachaduras. ...
- Mofo e bolores. ...
- Paredes descascadas e com bolhas. ...
- Descolamento do revestimento. ...
- Falhas de concretagem.
Como tratar uma trinca na laje?
Abra a fissura trinca ou fissura usando uma espátula. Ideal abrir até obter uma largura mínima 3 mm por 10mm de profundidade. Se a trinca de sua laje possuir mais que 3mm, basta limpar a trinca removendo os resíduos e poeira lá de dentro.
Qual a diferença entre fissuras trincas e rachaduras?
Fissura: é o início de um possível problema. Ela corresponde a aberturas finas (de até 1 mm) e são alongadas. Na maior parte das vezes elas são superficiais e não são perigosas. Trinca: quando a abertura aumenta para até 3 milímetros, essa fissura se transforma em uma trinca.
É normal o concreto rachar?
Existem vários motivos sobre a ocorrência de fissuras no concreto, mas a principal é a retração comum. A retração ocorre na secagem do concreto, e isso ocorre de maneira NÃO natural, seja causado pelo vento, temperatura, e umidade relativa.
Qual o melhor produto para rachadura na laje?
- Super Manta Líquida Branca Quartzolit: Este produto é ideal para impermeabilização e proteção da laje. ...
- Selante PU30 Quartzolit: Este selante é uma excelente escolha para preencher e vedar rachaduras maiores na laje.
É normal uma casa ter rachaduras?
As rachaduras nas paredes são bastante comuns, mas não podem ser ignoradas, um problema superficial pode se tornar um risco mais grave. Por isso, é sempre bom ficar atento à estrutura da sua casa e corrigir qualquer sinal de trinca que aparecer.
É normal aparecer trincas na parede?
Dilatação: outro fator muito comum no surgimento de rachaduras na parede são as variações de temperatura e intempéries. Em outras palavras, chuvas e sol a longo prazo resultam em diversas avarias em qualquer obra, por exemplo, a pintura desbota, a parede descasca e as rachaduras aparecem.
O que é uma rachadura estrutural?
O que são as rachaduras nas estruturas de concreto e o que elas representam. A princípio, as rachaduras são manifestações patológicas que impactam a construção civil e que podem intervir negativamente na estética, na durabilidade, especialmente nas particularidades estruturais da obra.
O que significa trinca na horizontal?
Sentido da trinca
Se as trincas estiverem na horizontal ou vertical, geralmente, significa que elas são superficiais e menos preocupantes. Um dos motivos que pode ocasionar esse tipo de trinca é o encontro de materiais diferentes, como tijolo e concreto ou tijolo e madeira.
Quais os tipos de trincas?
- Fissura na vertical.
- Fissura na horizontal.
- Fissura na diagonal.
- Fissura de elementos estruturais.
Porque o concreto da trinca?
Após o início da pega, inicia-se dentro da mistura uma reação química chamada de hidratação, que libera um calor intenso, levando à uma rápida expansão do material. Neste momento o concreto é frágil e há a possibilidade de que surjam fissuras ao longo do elemento estrutural poucas horas após a concretagem.
Quais os motivos para rescindir um contrato de aluguel?
Como se faz um texto expositivo?