O que pode ser quando a moto não quer pegar?

Perguntado por: Letícia Catarina de Gaspar  |  Última atualização: 31. März 2022
Pontuação: 4.8/5 (66 avaliações)

VERIFIQUE A BATERIA
A principal causa para o motor de uma motocicleta não pegar, principalmente as que têm partida elétrica, é a bateria. ... Como ele está acoplado ao motor da moto, este também começa a girar; com a quantidade de giros suficiente para se movimentar sozinho, o motor deixa de precisar do motor de arranque.

Quando a moto começa a falhar o que pode ser?

Se você sentiu a moto falhando na hora de dar a partida, fique atento: o problema pode ser nas velas de ignição – ou “na” vela, caso seja uma motocicleta de baixa cilindrada. ... Por estar diretamente associada ao motor (partida e aceleração), uma vela com defeito é capaz de deixar a moto falhando.

Como saber se fundiu o motor da moto?

Motor fundindo

Depois de muito tempo de uso, especialmente com sobreaquecimento, pode ser que você faça um teste colocando a chave na ignição e, em vez de ouvir o arranque, escute uma série de barulhos incômodos. Esse é um sinal de que você está lidando com um motor fundido, que precisa ser trocado quanto antes.

Como saber se meu motor está fundido?

Os ruídos leves são os primeiros sinais de motor fundido. Eles indicam que pequenos atritos entre as peças já estão comprometendo os componentes do motor. Se não for resolvido logo, o barulho se irá se intensificar na mesma medida que os danos em seu veículo.

Como saber se o motor da moto está fumando?

Quais são o sinais de motor fumando?
  1. Fumaça branca. A fumaça branca saindo do escapamento pode revelar a presença de líquido do sistema de arrefecimento dentro dos cilindros. ...
  2. Fumaça preta. Esse tipo é produto da mistura rica de combustível, ou seja, excesso de etanol ou de gasolina na câmara de combustão. ...
  3. Fumaça azul.

A MOTO NÃO PEGA NA PARTIDA O QUE PODE SER ? PASSO A PASSO COMPLETO.

22 questões relacionadas encontradas

Quando a moto está cortando?

Outro fator que pode ocasionar falhas na motocicleta quando esta atinge determinada rotação é a presença de defeito ou sujeira na bomba de combustível, pois isso impossibilitará o correto bombeamento para o eletro-injetor. É preciso realizar a troca do atuador para solucionar o problema.

Quais os sintomas de vela ruim na moto?

Três sinais de desgaste nas velas de ignição
  • Falhas na partida. Falhas ou dificuldades na partida são indícios claros de desgaste excessivo nas velas. ...
  • Perda de desempenho. A folga excessiva entre os eletrodos, causada pelo seu desgaste, também pode levar à perda de potência do veículo. ...
  • Aumento do consumo de combustível.

O que causa entrada de ar no motor?

Mas, o que é ar no sistema? É um problema que pode acontecer no sistema de arrefecimento do veículo. Pode ser devido a um vazamento, quando há alguma mangueira ressecada, ou durante a colocação de água/aditivo com o automóvel ainda quente. ... Com um tempo, motor aquece e a água evapora, mas o motorista não percebe.

O que acontece com a moto quando a vela queima?

A principal causa para a carbonização da vela é uma mistura rica demais. Isso significa que há mais combustível presente na mistura que origina a explosão do que o necessário em relação à quantidade de oxigênio. Essa “sobra” no volume de combustível também faz com que a vela fique carbonizada.

Como saber se o cabo de vela está com problema?

Quais são os sinais que podem indicar problemas no cabo de ignição?
  • Dificuldade em dar partida no veículo.
  • Perda de potência e força no motor.
  • Motor falhando em marcha lenta.
  • Estouros no escapamento (pipocando)
  • Aumento do consumo de combustível.

O que acontece quando o cabo de vela está ruim?

Existem alguns defeitos dos cabos de vela que podem ser identificados facilmente, como rachaduras, mau encaixe e ressecamento. Se eles estiverem com essas condições precárias, há uma fuga da corrente elétrica e, com isso, falhas no momento da ignição.

Quando a moto tá cortando a aceleração?

Há seis razões principais pelas quais uma motocicleta perde energia ao acelerar: Entupimento no carburador ou bico injetor. Problemas na mola do carburador ou do corpo de borboleta. Vazamento de vácuo.

Quando a moto está morrendo O que pode ser?

As causas prováveis são: Obstruções no respiro da tampa do tanque de combustível; Sujeira no filtro interno do tanque; Obstruções no filtro ou nas passagens internas do registro de combustível (torneirinha);

Como medir a resistência de um cabo de vela?

Utilize um multímetro (ou ohmímetro) digital ou analógico para verificar se a resistência de todos os cabos das velas de ignição se enquadra nas diretrizes do fabricante. Lembre-se de testar cada um dos cabos e voltar a ligá-lo (se estiver bem) antes de passar ao cabo seguinte.

O que é solavancos do motor?

Solavancos no motor

Em geral, esses solavancos acontecem quando a transferência de força do motor para as rodas é instável, o que pode ocorrer por diversos motivos. Por exemplo: quando as velas do motor não estão fazendo uma boa ignição no combustível.

Qual deve ser a resistência dos cabos de velas?

O valor da resistência formada pelo níquel cromo, segundo a norma NBR 6880 é de 6 a 10 K ohms por metro. Se o resultado for igual a 1 significa que o cabo está com alta resistência acima dos 20K deve ser substituído. Cabos trincados e ressecados devem ser substituídos.

Quando paro de acelerar a moto morre?

Já se sua moto desliga quando acelera, o problema pode estar relacionado à uma das agulhas do motor: a alta, a baixa ou a lenta. ... Se ao acelerar a rotação da moto se eleva muito rápido e depois morre, o problema está na agulha de alta - feche-a um pouco e sua moto provavelmente voltará a funcionar bem.

Como aumentar a entrada de ar no motor?

Aumente o tamanho do filtro de ar do carro ou reduza o tamanho da tubulação de admissão. Isto permite a entrada de ar do motor, permitindo aos êmbolos funcionarem com maior eficiência, aumentando a potência do motor. Substitua o coletor de admissão por um feito de material mais suave.

Como saber se a mistura do carburador está rica ou pobre?

Mistura muito rica
  1. Pouca economia de combustível;
  2. Aceleração lenta;
  3. Choke não é necessário para partidas a frio;
  4. Velas de ignição pretas ou fuliginosas;
  5. Tubos de escape fuliginosos ou pretos;
  6. Cheiro forte de gasolina quando a máquina está parada;

Por que o carburador da minha moto está gelado?

A temperatura no carburador pode cair abaixo do ponto de congelamento da água e, se o ar estiver úmido, gelo pode se formar dentro do carburador. ... Uma vez que há menos de aceleração do ar pelo do carburador quando operado em potência máxima, a formação de gelo geralmente não é geralmente um problema nessa situação.

Artigo anterior
O que é o que é resgate automático do Banrisul?
Artigo seguinte
É normal ter o crânio afundado?