O que pode ser inscrito em dívida ativa?

Perguntado por: Érica Vieira  |  Última atualização: 27. April 2024
Pontuação: 4.7/5 (4 avaliações)

Todas as contas que devem ser pagas ao governo, como impostos (IPVA ou IPTU), multas de trânsito, multas ambientais e taxas de ocupação, quando não pagas, podem se transformar em uma dívida ativa.

Quais débitos podem ser inscritos em dívida ativa?

Todas as contas para o governo que deixamos de pagar, como impostos (IPVA ou IPTU), multas, taxas, são enviadas para dívida ativa.
  • Quando não pagamos o IPTU, gera a inscrição do débito na Dívida Ativa do Município;
  • O IPVA é inscrito na do Estado;

O que leva o nome para dívida ativa?

Quando se deixa de pagar uma conta para o governo, mesmo dentro das esferas municipais, estaduais ou federais, essa pendência vai para a dívida ativa. Ou seja, ao deixar de pagar dívidas como IPTU, IPVA, multas e taxas obrigatórias, você está com uma dívida com a cidade.

O que acontece quando o nome está na dívida ativa?

As consequências dívida ativa incluem: dificuldade em conseguir empréstimos e créditos de todas as modalidades. Basicamente, esse nome é o conjunto de débitos, tanto de pessoas físicas quanto de pessoas jurídicas, junto a Fazenda Pública.

Quando ocorre a inscrição em dívida ativa?

De maneira geral, é comum que transcorra pelo menos 1 ano entre o vencimento do débito e a inclusão do devedor no Cadastro da Dívida Ativa.

DÍVIDA ATIVA: saiba o que é e conheça solução!

15 questões relacionadas encontradas

Quais são as consequências da inscrição em dívida ativa?

Penalidades: A inadimplência poderá acarretar o apontamento da dívida nos órgãos de proteção ao crédito, bem como possível penhora de bens e contas bancárias em garantia dos débitos. Em caso de dúvidas ou problemas no processo de agendamento, nos contate no e-mail guiadeservicos@saobernardo.sp.gov.br.

Quantos anos dura uma dívida ativa?

O que é uma dívida caduca? Uma dívida caduca é aquela que ultrapassou o prazo de 5 anos e, por isso, não pode mais gerar negativação. Se a dívida foi contraída há mais de 5 anos e não foi paga, o consumidor não pode continuar negativado por causa dela.

Como saber se meu CPF está na dívida ativa?

Com o número do CPF em mãos, para consultar se você possui dívida ativa, acesse o site da Secretaria de Fazenda do seu município ou estado. Procure e clique em “Dívida Ativa”. Será solicitado os dados do CPF. Você digitando e clicando em “Consultar” as informações irão constar em tela.

Qual o valor mínimo para cobrança judicial?

A partir de agora, só serão alvo de novas ações fiscais débitos inscritos em dívida ativa de pessoas físicas ou jurídicas com valor igual ou superior a R$ 50 mil. A Portaria GAB/PGE 58/2021 foi publicada no Diário Oficial do Estado (DOE) desta quinta-feira (22).

É possível pagar dívida ativa com desconto?

A Procuradoria-Geral da Fazenda Nacional (PGFN) inaugurou um programa chamado "Transações por Adesão", que dará a esses contribuintes a possibilidade de renegociar seus débitos, com descontos de até 70% nas multas e juros.

Quais os tipos de dívida ativa?

A dívida ativa nada mais é do que um débito municipal, estadual e até mesmo federal. Elas são divididas em dívida tributária (impostos, taxas e contribuições) e dívida não-tributária (contas que estão fora do tributo, como multas de trânsito, indenizações, etc).

O que acontece se eu não pagar a dívida ativa?

No Governo Federal, por exemplo, as contas de valores menores R$1.000 não são inscritas na dívida ativa. Existem consequências de não quitar o débito, como dificuldade de fazer empréstimos, abrir conta em bancos e até de receber a restituição do Imposto de Renda. Ou seja: é essencial realizar esse pagamento.

Quando o IPTU entra em dívida ativa?

Um dos impostos mais consultados é o IPTU, cuja inscrição na Dívida Ativa é feita sempre no ano seguinte ao exercício, ou seja, em 2023 ocorre a inscrição das parcelas que ficaram sem pagamento em 2022. As parcelas que ficaram em aberto são reunidas num único valor.

Como se livrar da dívida ativa?

O devedor será protestado em cartório e terá seu CPF negativado no Serasa e SPC e para limpar o nome precisará pagar a dívida e as custas do cartório. Não poderá emitir Certidão Negativa de Débitos Relativos a Créditos Tributários Federais e à Dívida Ativa da União (CND) .

O que pode ser cobrado judicialmente?

Os mais comuns são os serviços, como luz, água e telefone, além de cartões de crédito e planos de saúde. Esses débitos prescrevem em 5 anos.

O que acontece com uma dívida que vai para a ação judicial?

Se você recebeu uma cobrança judicial, reconhece a dívida, mas não tem recursos para quitá-la, é preciso tentar uma negociação. Caso contrário, o credor pode executar o pedido de penhora após o prazo de manifestação. Nesse caso, o juiz pode decidir pelo bloqueio de bens do devedor e até impedir movimentações bancárias.

O que é ser cobrado judicialmente?

Cobrança judicial é uma ação tomada para cobrar uma dívida pela Justiça. Quando um credor (quem precisa receber) já tentou de todas as maneiras possíveis negociar o pagamento de dívidas de forma amigável mas não tem sucesso, ele apela para a cobrança judicial.

O que acontece com quem tem dívida com a Receita Federal?

Além de juros e multas, a inadimplência com o Fisco pode gerar diversas restrições – que vão desde o bloqueio do CPF até a impossibilidade de solicitar um empréstimo, por exemplo –, e tanto pessoas físicas quanto jurídicas podem solicitar o parcelamento se desejarem colocar sua situação financeira em dia!

Como saber se tem ação judicial no meu nome?

Para fazer essa pesquisa, é necessário acessar o site do tribunal e buscar pela opção de “Consulta Processual”, onde será possível informar o nome da pessoa ou da empresa e verificar se existe algum processo em andamento.

Quanto tempo leva para caducar uma dívida com a Receita Federal?

Uma dívida com a Receita Federal pode prescrever? Sim! Após 5 anos, caso não tenha sido cobrada, a dívida prescreve, ou seja, não pode mais ser cobrada. O prazo inicia no momento da entrega da declaração anual.

Qual dívida não caduca?

Depois de 5 anos o nome fica limpo no SPC/Serasa, mas a dívida não caduca. Isso significa que a dívida continua existindo e a empresa pode até cobrar o consumidor, mas não pode negativar seu nome, ou seja, terceiros não saberão que essa dívida existe.

Quais dívidas não caduca?

As dívidas com bancos, como cartão de crédito ou empréstimos não pagos, prescrevem em cinco anos. O prazo máximo que o CPF e o nome do devedor ficam negativados também é de cinco anos, segundo o Código de Defesa do Consumidor e o Código Civil.

Sou obrigado a pagar dívida com mais de 10 anos?

Sou obrigada a pagar dívida caducada? Geralmente, no caso de dívidas comuns como as de cartão de crédito, esse prazo é de até 5 anos contando da data de vencimento do seu pagamento, se ela não for interrompida por uma cobrança judicial, a partir disso, você não tem mais nenhuma obrigação legal de pagá-la.

Quem tem dívida ativa pode se aposentar?

Não, geralmente as dívidas não afetam a aposentadoria, pois esta é um direito previdenciário separado de obrigações financeiras.

O que acontece se não pagar IPTU por 3 anos?

Caso o proprietário seja notificado pela prefeitura e mesmo assim não pague o IPTU, o imóvel entra em dívida ativa municipal e pode ser levado a leilão para quitar o débito.

Artigo anterior
Qual praia tem mais conchas?
Artigo seguinte
O que quer dizer recurso em um processo?