O que pode ser cobrado na conta de luz?

Perguntado por: Yasmin Rebeca Leal Assunção Domingues  |  Última atualização: 13. März 2022
Pontuação: 4.6/5 (18 avaliações)

Os tributos que incidem na conta de luz são: PIS - Programas de Integração Social (federal) Cofins - Contribuição para o Financiamento da Seguridade Social (federal) Custeio do Serviço de Iluminação Pública - CIP (municipal)

O que está sendo cobrado indevidamente na conta de luz?

O Projeto de Lei 1143/21, do Senado, cria mecanismo para redução das tarifas de energia elétrica para o consumidor por meio da devolução de cobranças indevidas na conta de luz. O texto está em análise na Câmara dos Deputados.

Quais são os impostos cobrados na conta de energia elétrica?

Na parte inferior da conta de luz existem 3 impostos que são cobrados na conta de energia. Um imposto é estadual que é o ICMS, e dois impostos federais que é o PIS/PASEP e o COFINS. O imposto que realmente encarece a conta de energia elétrica é o ICMS, este é um imposto estadual que tem valor diferente em cada estado.

Pode cobrar PIS e COFINS na conta de luz?

A cobrança de PIS e COFINS constitui uma cobrança ilegal e abusiva por parte das concessionárias de energia elétrica, vez que os consumidores não são e não podem ser considerados sujeitos passivos destes dois tributos.

É obrigatório pagar ICMS na conta de luz?

Segundo a Constituição Federal, a energia elétrica é vista como uma mercadoria, sendo assim, também está sujeita à incidência do ICMS. Até este ponto, não há nenhuma irregularidade junto à legislação brasileira no que se refere à fatura entregue mensalmente na residência dos cidadãos brasileiros.

Cobrança indevida na conta de energia. Conheça seus direitos

19 questões relacionadas encontradas

Como solicitar isenção de ICMS na conta de luz?

Para receber a isenção, um dos integrantes da família deve solicitar à distribuidora de energia elétrica a classificação da unidade consumidora na subclasse residencial baixa renda.

Quem tem energia solar paga ICMS?

Em relação à compra dos equipamentos de energia solar, saiba que a Lei nº 13.169/2015 deu isenção de IPI e de ICMS, o que, na prática, barateou a compra da tecnologia em até 30%.

Qual é a alíquota de PIS e COFINS de energia elétrica?

A cobrança do PIS e da Cofins, pelas concessionárias de serviço público de distribuição de energia elétrica, por meio da alíquota efetiva variável a cada mês, em vez da cobrança por meio da alíquota nominal de 1,65% (PIS) e 7,60% (Cofins), que tem gerado desconforto junto aos consumidores e fiscalização da Receita ...

Onde incide o PIS e COFINS?

Enquanto o PIS é destinado a promover a integração social do empregado, o COFINS é uma contribuição para o financiamento da Seguridade Social – incluindo a Previdência Social, a Assistência Social e a Saúde Pública.

Qual o valor do ICMS na conta de luz?

até 50 kWh = isento; consumo entre 51 kWh e 300 kWh = 18% de ICMS; entre 301 kWh e 450 kWh = 31% de ICMS; consumo superior a 450 kWh = 30% de ICMS.

Como é feita a cobrança de impostos?

O Imposto é um tributo obrigatório cobrado pelo governo. Isso quer dizer que é um valor que você paga e contribui para custear as despesas administrativas do Estado. O não pagamento pode gerar multas e até punição legal. Ao olhar por esse lado até parece algo ruim.

Como reaver cobrança indevida na conta de luz?

No entanto, para que se obtenha tal exclusão, é necessário entrar com uma ação judicial, visando a obtenção de uma liminar, na qual o imposto deverá, imediatamente, deixar de ser calculado com as taxas de transmissão (TUST) e de distribuição (TUSD) e, ao mesmo tempo, cobrar a restituição do valor indevidamente pago na ...

Porque tem dois consumos na conta de luz?

Informamos que para os consumidores residenciais, até 150kWh, incide 12% de ICMS, acima de 150 kWh, incide 25% de ICMS. Por esse motivo quando o consumo fica acima de 150kwh, aparece duas vezes a cobrança do consumo. Além disso, incide o percentual dos tributos PIS e COFINS.

Quem recolhe o PIS e COFINS?

Nessa sistemática, a incidência do PIS/COFINS é concentrada em apenas um elemento da cadeia econômica (por exemplo, produtor ou importador), enquanto os demais agentes deixam de recolher os tributos diretamente (como setor automotivo, de medicamentos, cosméticos etc.).

Qual é o fato gerador do PIS e da COFINS?

A base de cálculo das Contribuições ao PIS/PASEP e COFINS, com incidência não-cumulativa, tem como fato gerador o faturamento mensal, assim entendido o total das receitas auferidas pela pessoa jurídica, independentemente de sua denominação ou classificação contábil.

Como é cobrado o PIS e COFINS?

Alíquotas de PIS e Cofins cumulativos

Pelo regime cumulativo as empresas pagam as alíquotas de PIS/PASEP de 0,65% e COFINS de 3% de maneira integral sobre as saídas que devem ser tributadas. No caso de empresas financeiras, o COFINS tem alíquota de 4%.

Qual valor do PIS e COFINS 2021?

Valor tributário do PIS Cofins 2021

Para saber o valor do PIS Cofins 2021, é necessário levar em consideração as alíquotas. Por exemplo, para o PIS Cofins cumulativo, o valor da alíquota é de 0,65% e 3% respectivamente. O PIS Cofins não cumulativo, tem alíquotas de 1,65% e 7,6% respectivos.

Como é calculado o PIS na conta de luz?

No caso específico do serviço de energia elétrica, cuja tarifa é fixada pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), o percentual da alíquota do PIS/Pasep e Cofins era repassado dentro do valor da tarifa, majorando-se o preço do serviço pelo correspondente percentual do tributo.

Qual a alíquota de PIS e COFINS no lucro real?

Calculando o PIS E COFINS no Lucro Real. Primeiramente, será preciso entender que os cálculos desses tributos são individuais, no Lucro Real as alíquotas devem ser aplicadas da seguinte maneira: 1,65% para o PIS; 7,60% para o COFINS.

Quais estados cobram ICMS energia solar?

Já são vinte e seis estados e o DF autorizados a conceder esta isenção (Acre, Alagoas, Amapá, Amazonas, Bahia, Ceará, Espírito Santo, Goiás, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Pará, Paraíba, Paraná, Pernambuco, Piauí, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Rondônia, Roraima, Santa ...

Como funciona a tributação sobre energia solar fotovoltaica?

O Governo Federal, por meio da Lei nº 13.169 dá isenção de ICMS e IPI sobre a compra dos equipamentos que compõe o gerador fotovoltaico, chegando a um desconto de 30% na aquisição do sistema. A energia excedente que o seu gerador injeta na rede é isenta de PIS e COFINS.

Como pedir restituição de ICMS?

O pedido de restituição deverá ser protocolizado na Agência de Atendimento de jurisdição do contribuinte, ou em qualquer Agência de Atendimento, para os contribuintes localizados em outras unidades da federação.

Como saber se tenho direito à devolução do ICMS?

Basta digitar o CPF e a data de nascimento. Veja um dos dois requisitos que é preciso atender para receber o Devolve ICMS: Ser inscrito no Cadastro Único (CadÚnico) e receber o Bolsa Família. Ser inscrito no CadÚnico e o titular familiar ter algum dependente matriculado na rede estadual de ensino médio regular.

Como solicitar as contas de luz dos últimos 5 anos?

É fácil e rápido pedir no site da distribuidora de energia elétrica todas as contas dos últimos 05 anos que são necessárias para usar na ação de restituição de ICMS.

Artigo anterior
Quanto custa exame Epstein-barr?
Artigo seguinte
O que é preliminar CPC?