O que pode ser as fezes mole?

Perguntado por: Salomé Garcia Baptista  |  Última atualização: 27. April 2024
Pontuação: 4.8/5 (4 avaliações)

Alimentação não saudável, principalmente a alimentação rica em gordura; Intoxicação alimentar; intoxicação por água.

Qual a diferença entre diarreia e fezes moles?

Diarreia é um quadro clínico que tem como consequência o aumento da frequência das evacuações e o amolecimento das fezes. Já as fezes moles, quando não acompanhadas da necessidade de evacuações repetidas, podem ser apenas uma reação momentânea do organismo.

Quando se preocupar com fezes moles?

Quando a diarreia deve ser investigada? As causas mais comuns de diarreia que devem ser investigadas – sempre que esse quadro de fezes amolecidas persiste – estão listadas abaixo: Infecção intestinal (fungos, bactérias, vírus e protozoários); Intolerâncias alimentares (como ao leite, glúten, frutose, gorduras);

Que tipo de fezes é preocupante?

Fezes tipo 6 e 7 são consideradas diarreia, sinais de trânsito intestinal acelerado, prejudicando a absorção de água e nutrientes. Pessoas que apresentam fezes desses tipos devem procurar um médico.

Que tipo de fezes é considerado diarreia?

Diarreia: Neste caso acontece um aumento da frequência ou diminuição da consistência fecal. É considerada diarreia mais de três evacuações no período de 24 horas.

INTESTINO SOLTO? Fezes Moles? O que PODE SER e o QUE FAZER?

28 questões relacionadas encontradas

Qual a cor da diarreia preocupante?

Da mesma forma, quando uma pessoa está com diarreia, as fezes tendem a ficar amareladas por causa do trânsito intestinal acelerado e da consistência aquosa do material. No caso de persistência de fezes amarelas ou amarelo-esverdeadas, é importante buscar auxílio médico.

O que é bom para fezes moles?

Para tentar sempre ter as fezes consistentes, o ideal é manter um estilo de vida saudável, com alimentação rica em fibras, ingestão adequada de água, exercícios físicos periódicos e evitar tabagismo, o consumo de alimentos gordurosos, de carnes vermelhas em excesso e alimentos industrializados.

Quais os sinais de que o intestino não vai bem?

Azia, vômitos, sensação de estufamento, dor abdominal, cólicas, diarreia, intestino preso e escape de gases e fezes são alguns dos sinais de alerta de que algo não está funcionando bem no intestino. Presença de sangue e perda de peso também devem ser motivo de atenção.

Como saber se tem algo de errado com as fezes?

Sinais de alerta

As alterações na cor e consistência das fezes não devem ser menosprezadas, sobretudo quando acompanhadas de outros sintomas como a perda de peso ou dores abdominais. O odor também pode indiciar a presença de tumores, sangue ou gordura.

Quais são os 8 sintomas de câncer no intestino?

Tenha uma boa leitura!
  1. Constipação e diarreia. O câncer colorretal altera o funcionamento do intestino, afetando o seu ritmo sem que haja uma razão aparente. ...
  2. Fezes finas e longas. ...
  3. Ausência de alívio depois de evacuar. ...
  4. Sangue nas fezes. ...
  5. Inchaço. ...
  6. Dor abdominal e cólica. ...
  7. Perda de peso. ...
  8. Fraqueza corporal.

É normal ter fezes mole todo dia?

Portanto, pensando que o cocô mole pode, com aumento da frequência, ser "enquadrado" como diarreia, as causas aqui também podem ser infecções e problemas gastrointestinais. Por outro lado, pode ser sinal de que algo não caiu bem.

O que é bom comer para endurecer as fezes?

Os principais alimentos que prendem o intestino de uma forma saudável são: ovos mexidos, laticínios com baixo teor de gordura, cereais, como farinha de trigo, aveia e flocos de milho. Não se esqueça também de repor a água que você perdeu e os nutrientes, com algum tipo de bebida isotônica.

Quais são os sintomas de infecção no intestino?

Os principais sintomas da infecção intestinal são vômitos, diarreia, cólicas e sensação de estufamento provocada pelo excesso de gases. Algumas pessoas também sentem tontura e mal-estar generalizado. Continue a leitura para saber mais sobre as causas e os tratamentos para infecção intestinal.

Qual o tipo de fezes que pode está com câncer de intestino?

Fezes finas e longas podem ser sinais da doença. Esse sintoma é mais comum em casos já avançados e acontece porque o câncer pode bloquear a passagem das fezes no intestino e, assim, alterar o seu formato. Além disso, um dos sintomas mais comuns é sangue nas fezes, também conhecida como hematoquezia.

Qual é o tipo de fezes normal?

As fezes do tipo 4 têm formato de salsicha ou cobra, mas são mais lisas e macias, permitindo uma evacuação sem esforço. Esse é o formato considerado normal para quem defeca uma vez por dia e tem intestino saudável, bem como segue uma dieta e um nível de hidratação adequados.

Qual é a cor das fezes normais?

O cocô ideal

Um cocô saudável é marrom graças à estercobilina, um pigmento escuro formado na digestão da bile – fluido produzido pelo fígado que facilita a ação das enzimas que digerem as gorduras. Sua textura deve ser sólida, mas não de forma exagerada, com uma forma ligeiramente alongada.

Como são as fezes de quem tem intolerância à lactose?

É provável que as fezes e as flatulências tenham um odor muito forte e fétido. A diarreia ou a prisão de ventre podem andar de mãos dadas com a intolerância, já que a flora intestinal se desequilibra. Também são muito frequentes as câimbras ou cólicas estomacais.

Como são as fezes de uma pessoa saudável?

A consistência ideal das fezes é de firme a pastosa, hidratada, com bolo fecal mais longo (em forma de salsicha), sem sair despedaçada ou em pequenos pedaços (cíbalos). A consistência se deve a alguns fatores, como a quantidade de fibras e líquidos ingeridos.

Qual é o cocô mais saudável?

Por exemplo, uma digestão saudável é traduzida em fezes do tipo 3 ou 4, com bom teor de água. É importante observar também se elas afundam muito rápido na água.

Quais são os primeiros sinais de câncer no intestino?

dor ou desconforto abdominal, como gases ou cólicas; perda de peso sem razão aparente; cansaço, fraqueza e anemia. Quando a doença está no início, não é comum a ocorrência de sintomas, por isso é importante a realização de exames preventivos para a detecção precoce da doença.

Onde dói Quando o intestino está inflamado?

Os sintomas típicos das DIIs incluem dores no abdome, cólicas intestinais (que variam de intensidade de acordo com o quadro do paciente), sangramento retal e cansaço. Entre 25% e 40% dos casos também apresentam dores nas articulações, inflamação nos olhos, problemas renais, pancreáticos,hepáticos, e fraqueza.

Como firmar as fezes?

7 alimentos que prendem o intestino:
  1. Maçã A maçã, principalmente cozida e sem casca, é um dos alimentos que prendem o intestino já que essa versão apresenta uma baixa concentração de fibra.
  2. Banana. ...
  3. Farinhas brancas. ...
  4. Pão branco e torradas. ...
  5. Macarrão. ...
  6. Batata. ...
  7. Jabuticaba. ...
  8. Cenoura.

Quais os alimentos que deixam as fezes moles?

Legumes, como abóbora, almeirão, tomate, pepino, couve, espinafre, batata doce, vagem e vegetais folhosos; Cereais integrais, como aveia em flocos, arroz integral, macarrão integral e milho; Leguminosas, como grão de bico, ervilha, lentilha e feijão.

O que significa fezes amarela é mole?

As fezes amarelas devem-se ao excesso de gordura que pode ser causado pela má absorção, como na doença celíaca. A causa principal é o glúten, que se pode encontrar nos pães e cereais. As fezes que são amarelas ou pálidas podem, ainda, ser causadas pela baixa produção de sais biliares.

Qual a cor das fezes de quem tá com infecção intestinal?

No entanto, as fezes amarelas também podem ser sinal de problemas de saúde, como doença celíaca, infecção intestinal ou problemas no pâncreas, fígado ou vesícula biliar. Geralmente podem ser identificados pela presença de outros sintomas como dor abdominal, vômitos, febre ou perda de apetite.

Artigo anterior
Qual a altura de muro permitida por lei?
Artigo seguinte
O quê embrutece o povo não é a falta de instrução mas a crença na inferioridade de sua inteligência?