O que pode interferir no resultado da gasometria?

Perguntado por: Iara Eva Vieira  |  Última atualização: 19. April 2025
Pontuação: 4.3/5 (29 avaliações)

“Vários fatores pré-analíticos, como preparo do paciente e coleta e transporte inadequados da amostra de sangue, podem interferir nos resultados da gasometria, acarretando resultados falsamente reduzidos ou falsamente aumentados dos seus parâmetros, com o potencial para indução de erros de interpretação e, ...

Quais os cuidados na coleta de gasometria?

Cuidados no preparo da seringa

Para que não ocorra a coagulação da amostra, a seringa utilizada na coleta deve ser heparinizada. Por ter uma fórmula ácida, a heparina pode interferir nos valores do gás carbônico (CO2) e do HCO3-; assim, é indicada a heparina liofilizada.

Quando não fazer gasometria?

A gasometria arterial não deve ser realizada em caso de doença arterial periférica, pois pode haver dificuldades para retirar o sangue, problemas de coagulação ou se a pessoa estiver em uso de anticoagulantes.

Quais são as contra indicações da coleta da gasometria arterial?

As contraindicações da punção arterial para fins de gasometria são: doença vascular periférica; doenças hemorrágicas ou uso de anticoagulantes e trombolíticos; áreas infectadas e queimaduras nos locais de punção (Dias et al, 2006).

Quais os distúrbios da gasometria?

Temos inicialmente quatro distúrbios acidobásicos primários, dois metabólicos e dois respiratórios. Os distúrbios acidobásicos metabólicos são aqueles que alteram primariamente os valores do HCO3 na gasometria, já os respiratórios, modificam primariamente os valores de pCO2 na gasometria.

Gasometria Arterial - Básica

17 questões relacionadas encontradas

Como saber se a gasometria está compensada ou descompensada?

Se a pCO2 estiver dentro da faixa esperada significa que está ocorrendo compensação. Assim, temos uma acidose metabólica COMPENSADA. Se estiver abaixo do valor mínimo esperado significa que está ocorrendo uma hiperventilação maior do que deveria e, por isso, existe também uma alcalose respiratória associada.

O que pode causar acidose metabólica?

As causas incluem acúmulo de cetonas e ácido láctico, insuficiência renal e ingestão de fármacos ou toxinas (hiato aniônico elevado) ou perdas renais ou gastrointestinais de HCO (hiato aniônico normal).

Porque o médico pede gasometria?

De acordo com o portal Lab Tests On-Line, o exame de Gasometria é solicitado quando há problemas respiratórios, como falta de ar ou alterações na frequência de respiração, e distúrbios metabólicos, que causam o desequilíbrio ácido-base no sangue.

Qual a finalidade do exame de gasometria?

A principal finalidade desse teste é a avaliação dos níveis de oxigênio e gás carbônico no sangue. Quando esses níveis não estão normais, significa que a troca gasosa não está ocorrendo como deveria, o que pode representar um problema na função pulmonar.

Quais complicações podem estar relacionadas a coleta de amostra de sangue arterial?

2) Complicações e Riscos: trombose arterial, embolia, hematoma, hemorragia, infecção, aneurismas e fístulas artério-venosas, complicações neurológicas, dor e inflamação no local da punção, compressão nervosa, isquemia ou perda do membro.

Como saber se a gasometria está boa?

Vistos esses conceitos, para identificar as alterações da gasometria arterial precisamos conhecer os valores normais dos parâmetros avaliados: pH = 7,35 – 7,45. pCO2 = 35 – 45 mmHg. HCO3 = 22 – 26 mEq/L.

Precisa de jejum para gasometria?

NÃO HÁ NECESSIDADE DE JEJUM O PACIENTE NÃO DEVERÁ FAZER ESFORÇO FÍSICO ANTES DA COLETA.

O que provoca a acidose respiratória?

A acidose respiratória é definida como o pH inferior a 7.35 com uma PaCO2 maior que 45 mmHg. A acidose é causada pelo acúmulo de CO2 que combina-se com a água no organismo para produzir gás carbônico, formando o ácido carbônico e assim diminuindo o pH do sangue.

Qual o preparo para fazer o exame de gasometria?

Não é necessário preparo para este exame. - ATENÇÃO: Consultar a Central de Atendimento para verificar as restrições de atendimento.

Qual a diferença entre gasometria venosa e arterial?

GASOMETRIA NO SANGUE VENOSO

No geral, o pH, a PCO2 e o HCO3 tem valores similares no sangue venoso e arterial. A principal diferença é a pressão parcial de oxigênio que no sangue venoso é menor que a metade do sangue arterial.

O que é uma acidose respiratória?

Acidose respiratória envolve uma diminuição na frequência e/ou volume respiratório (hipoventilação). As causas comuns incluem impulso respiratório prejudicado (p. ex., devido a fármacos, drogas, doença do sistema nervoso central) e obstrução do fluxo de ar (p.

O que é o pO2 na gasometria?

A gasometria e seus principais parâmetros

O pH é o logaritmo negativo da concentração de íons hidrônio (H3O+); a pO2 é a quantidade de moléculas de oxigênio dissolvidas no sangue e a pCO2 é a quantidade de moléculas de gás carbônico dissolvidas no sangue, estas duas últimas expressas na forma de pressão parcial.

Qual o diagnóstico da gasometria?

Testes de gasometria arterial medem os níveis de oxigênio e dióxido de carbono no sangue arterial e determinam a acidez (pH) do sangue. Coletar uma amostra de sangue de uma artéria usando uma agulha pode causar alguns minutos de desconforto. Normalmente, a amostra é coletada de uma artéria no pulso (artéria radial).

Como saber se tem oxigênio no sangue?

Usando um pequeno dispositivo chamado oxímetro de pulso, seu nível de oxigênio sanguíneo pode ser aferido sem a necessidade de puncioná-lo com uma agulha. O nível de oxigênio mensurado com um oxímetro é chamado de nível de saturação de oxigênio (abreviado como O2sat ou SaO2).

O que avaliar na gasometria venosa?

- A análise dos gases sanguíneos e o estudo do equilíbrio ácido-básico do sangue são importantes na avaliação clínica dos estados que se acompanham de acidose, alcalose, hipoxemia, hiperventilação ou hipoventilação.

Quais são os sintomas da acidose?

Os sinais e sintomas da acidose láctica são dominados por aqueles da doença subjacente (p. ex., choque no tipo A, ingestão de toxinas no tipo B). Os sintomas neurológicos, como confusão, ataxia e fala arrastada, ocorrem após ingestão rica em carboidratos e são característicos da acidose D-láctica.

O que pode alterar o pH do sangue?

O volume de dióxido de carbono exalado e, consequentemente, o pH sanguíneo, aumentam quando a respiração se torna mais rápida e mais profunda. Por meio do ajuste da velocidade e da profundidade da respiração, o cérebro e os pulmões são capazes de regular o pH sanguíneo minuto a minuto.

Como reverter acidose?

Quando o médico não consegue determinar a causa exata da acidose, ele pode indicar o uso de bicarbonato de sódio para elevar o pH do sangue. Esse tratamento pode ser adotado para tratar qualquer tipo de acidose. Geralmente, o tratamento é feito por via oral ou por meio do gotejamento intravenoso de bicarbonato.

O que é acidose na gasometria?

A acidose respiratória é resultante de uma ventilação reduzida dos alvéolos pulmonares (se liga na fisiologia): Dificuldade de ventilação do paciente; leva à retenção de dióxido de carbono; aumenta a pCO2 (hipercapnia);

Artigo anterior
Como fazer para receber o dinheiro do estudante?
Artigo seguinte
Quais os alimentos que entopem as artérias?