O que pode causar uma intoxicação exógena?

Perguntado por: Sérgio Davi Leal Azevedo Moreira  |  Última atualização: 16. April 2022
Pontuação: 5/5 (34 avaliações)

Pois então, a intoxicação exógena é causada pelo contato com substâncias químicas que prejudicam o organismo das pessoas, podendo provocar danos graves e até a morte. Em Guarapari, não há registro de óbitos, mas a maiorias das intoxicações registradas são causadas por medicamentos.

Quais os tipos de intoxicação exógena?

Intoxicação Exógena: Toxíndromes

As cinco entidades tradicionalmente descritas incluem as toxíndromes simpatomiméticas, anticolinérgicas, colinérgicas, sedativas/hipnóticas e opioides.

Quais são as principais causas de intoxicações no Brasil?

Uso de medicamentos é a principal causa de intoxicação, aponta pesquisa da Unicamp. O uso de medicamentos responde pela maioria dos casos de intoxicação, de acordo com um levantamento feito a partir dos atendimentos no Centro de Informação e Assistência Toxicológica (Ciatox) da Unicamp, que é referência no Brasil.

Quais os principais sinais e sintomas na intoxicação exógena?

Sinais e sintomas que podem indicar intoxicação
  • Vômito e salivação excessiva;
  • Sonolência, Desorientação;
  • Dificuldade de respirar;
  • Desmaios, convulsão;
  • Sinais evidentes na boca ou na pele decorrentes de contato ou ingestão de substâncias; químicas ou plantas tóxicas;

O que é uma intoxicação exógena?

Intoxicação exógena é o conjunto de efeitos nocivos representados por manifestações clínicas ou laboratoriais que revelam o desequilíbrio orgânico produzido pela interação de um ou mais agentes tóxicos com o sistema biológico.

Urgência e Emergência - Intoxicações Exógenas | Prof. André Rodrigues | 15/02 às 18h

30 questões relacionadas encontradas

O que é intoxicação endógena e exógena?

Resultados: A intoxicação pode ser endógena, ou seja, aquelas que ocorrem devido a presença de níveis anormais de substâncias tóxicas no corpo naturalmente e necessárias ao desenvolvimento adequado dos sistemas, ou pode ser exógena, uma classificação da intoxicação que ocorre quando o organismo entra em contato com ...

O que quer dizer a palavra exógena?

1. Que tem origem no exterior. 2. [ Botânica ] Diz-se dos vegetais cujo crescimento não se realiza no centro da haste, mas na circunferência.

Quais as 4 fases da intoxicação?

Fases de intoxicação

Fase Toxicocinética: Essa fase pode ser dividida em 4 subfases que ocorrem de maneira consecutivas: absorção, distribuição, metabolismo e excreção.

Quais os sintomas de intoxicação de remédio?

A intoxicação por medicamentos pode causar sudorese, diarreia, vômito, tontura, palpitação, mudança de comportamento, sedação e até a morte. Entre as principais causas da intoxicação medicamentosa é possível apontar a ingestão de remédios sem indicação do médico, a chamada automedicação.

Quais os sintomas de uma intoxicação por carbonato de lítio?

Neste sentido, os sinais e sintomas mais observados na intoxicação por lítio no sistema nervoso central são: tremor, disartria, nistagmo, delirium, sonolência, fasciculação, mioclonia e hiperreflexia. A intoxicação aguda pode vim acompanhada de vômitos e diarréia.

Qual a maior causa de intoxicação no Brasil?

Os medicamentos são a principal causa de intoxicação no Brasil, segundo dados do Sistema Nacional de Informações Tóxico-Farmacológicas (Sinitox), da Fundação Oswaldo Cruz, ficando à frente de produtos de limpeza, agrotóxicos e alimentos danificados.

Quais os principais tipos de intoxicação?

  • > Intoxicações.
  • > Intoxicação por cogumelos.
  • > Intoxicação por medicamentos.
  • > Intoxicação por cáusticos.
  • > Intoxicação por inalação de gases e substâncias voláteis.
  • > Intoxicação por venenos de animais.
  • > Intoxicação por metais pesados.
  • > Intoxicação por arsénico e cianeto.

O que pode causar intoxicação?

A intoxicação é o conjunto de sinais e sintomas que surgem pela exposição a substâncias químicas tóxicas para o organismo, como remédios em doses excessivas, picadas de animais venenosos, metais pesados, como chumbo e mercúrio, ou exposição a inseticidas e agrotóxicos.

O que é intoxicação e quais suas fases?

INTOXICAÇÃO: Conjunto de sinais e sintomas que evidenciam o efeito nocivo produzido pela interação entre agente químico e organismo. Efeito tóxico: alteração biológica nociva. Efeito tóxico local: é o que ocorre no sítio do primeiro contato entre o organismo e o agente químico.

Qual a diferença de intoxicação aguda e crônica?

INTOXICAÇÃO SUBAGUDA: Os sintomas são vagos e subjetivos e podem surgir após horas ou dias após a exposição. INTOXICAÇÃO CRÔNICA: Surgimento tardio, após meses ou anos de exposição, acarretando danos muitas vezes irreversíveis. Os sintomas são subjetivos, o diagnóstico e nexo causal são difíceis de serem estabelecidos.

O que fazer em caso de intoxicação por medicamentos?

O primeiro passo é acionar o serviço de emergência imediatamente: o SAMU, pelo telefone 192. Enquanto aguarda o resgate, algumas medidas importantes devem ser tomadas.

O que é bom para desintoxicar medicamentos?

O tratamento padrão nos casos de intoxicação de medicamentos consiste em: lavagem gástrica, eméticos, uso de antídotos (medicamentos com efeito contrário ao ingerido pelo paciente), carvão ativado, entre outros.

O que é bom para desintoxicar o organismo de remédios?

Confira 6 passos para desintoxicar o organismo
  1. Desembale menos, descasque Mais. Diminua o estoque de alimentos e produtos industrializados no armário. ...
  2. Hidrate-se muito bem. ...
  3. Diminua o açúcar. ...
  4. Inclua frutas vermelhas no cardápio. ...
  5. Consuma Alimentos Termogênicos. ...
  6. Folhas verdes escuras.

Quantos as fases da intoxicação podemos dizer que?

são quatro, sendo elas pela ordem de ocorrência : 1) fase de exposição 2) fase toxicocinética 3) fase toxicodinâmica 4) fase clínica.

Quais são as fases da Toxicocinetica?

A fase da toxicocinética é caracterizada como sendo a ação que o organismo realiza sobre a substância toxicante. Atua em 04 níveis distintos e consecutivos: absorção, distribuição, metabolismo e excreção.

Qual a diferença entre Agudo local e agudo sistêmico?

Quanto à abrangência de atuação os efeitos dos agentes tóxicos são classificados em: Efeito local: ocorre no local onde houve o primeiro contato do agente tóxico no organismo; Efeito sistêmico: é necessária a distribuição até atingir o órgão-alvo, diferente do local de penetração.

O que é um processo exógeno?

Fenômeno ou processo geológico que se realiza na ou junto à superfície terrestre.

O que significa exógeno é endógeno?

Em uma variedade de contextos, exogenia ou exogeneidade (do grego, moderno exo , que significa "fora" e gignomai , que significa "produzir") é o fato de uma ação ou objeto que se origina externamente. Contrasta com a endogenia ou endogeneidade, o fato de ser influenciado dentro de um sistema.

O que é uma pessoa cognoscente?

Cognoscente é um adjetivo que qualifica a pessoa que busca ou toma o conhecimento sobre algo, também utilizado para se referir ao indivíduo que tem a capacidade de conhecer e assimilar o saber.

O que é uma substância endógena?

Substâncias e processos endógenos são aqueles que originam-se de dentro de um organismo, tecido, ou célula. Elementos virais endógenos (EVEs) são sequências de DNA derivadas de vírus que estão ancestralmente inseridos nos genomas de célula germinativas.

Artigo anterior
Como derrotar um Lapras?
Artigo seguinte
Pode tomar chá de boldo antes de dormir?