O que pode causar rubéola na gravidez?

Perguntado por: Rodrigo Ângelo Paiva  |  Última atualização: 26. Januar 2022
Pontuação: 4.1/5 (62 avaliações)

Rubéola na gravidez: o que é, como identificar e possíveis complicações. A rubéola é uma doença relativamente comum na infância que, quando surge na gravidez, pode causar malformações no bebê como microcefalia, surdez ou alterações nos olhos.

O que a rubéola pode causar?

Apesar de não ser grave, a rubéola é particularmente perigosa na forma congênita. Neste caso, pode deixar seqüelas irreversíveis no feto como: glaucoma, catarata, malformação cardíaca, retardo no crescimento, surdez e outras. É causada por um vírus do gênero Rubivirus, o Rubella vírus.

Qual é o agente causador da rubéola?

A rubéola é uma doença aguda, de alta contagiosidade, que é transmitida pelo vírus do gênero Rubivirus, da família Togaviridae. A doença também é conhecida como “Sarampo Alemão”.

Quais os sintomas de rubéola em bebê?

Os primeiros sintomas da rubéola são muito similares aos da gripe, como dor de cabeça, dor ao engolir, dores no corpo (articulações e músculos), coriza, surgimento de gânglios, febre e exantema (manchas avermelhadas) inicialmente no rosto e atrás da orelha que depois se espalham pelo corpo todo e causam coceira, ...

Estou grávida e não sou imune a rubéola?

No caso de a mulher estar grávida e não ser imune à rubéola, não deve fazer a vacina, visto tratar-se de uma vacina com vírus vivo, que apresenta risco para o feto. Neste caso, deve fazê-la após o parto.

Rubéola sintomas / rubeola na gravidez / Como tratar rubéola? Vídeo n.31

25 questões relacionadas encontradas

Como saber se sou imune a rubéola?

O exame de IgG para rubéola é um exame sorológico feito com o objetivo de verificar se a pessoa possui imunidade contra o vírus da rubéola ou se está infectada por esse vírus.

Estou grávida e com rubéola O que fazer?

O tratamento da rubéola na gravidez consiste em controlar os sintomas que a mulher sente porque não existe um tratamento específico que possa curar a rubéola. Normalmente o tratamento é feito com remédios para controlar a febre e analgésicos, como o paracetamol, associados a repouso e ingestão de líquidos pela grávida.

Como tratar rubéola em bebê?

Tratamento da rubéola

Não existe tratamento para a infecção por rubéola.

Quanto tempo o vírus da rubéola permanece no corpo?

O período de incubação é de 14 a 21 dias e logo após começam os sintomas tais como: febre alta, cefaléia, mal-estar, dor de garganta, aumento das glândulas perto do pescoço e ouvidos e pintinhas vermelhas na pele. A rubéola dura cerca de uma semana.

Qual é o agente causador da tuberculose?

A tuberculose é uma doença infecciosa e transmissível que afeta prioritariamente os pulmões, embora possa acometer outros órgãos e/ou sistemas. A doença é causada pelo Mycobacterium tuberculosis ou bacilo de Koch.

Qual é o agente causador da doença caxumba?

A caxumba é causada por vírus da família Paramyxoviridae, gênero Paramyxovirus. A transmissão ocorre por via aérea, por meio da disseminação de gotículas, ou por contato direto com saliva de pessoas infectadas.

Qual é o agente causador da doença tétano?

É uma doença infecciosa grave, não contagiosa, causada por uma toxina produzida pela bactéria Clostridium tetani.

Como o vírus da rubéola pode afetar o desenvolvimento humano?

A infecção pelo vírus da rubéola durante a gestação, principalmente no primeiro trimestre, pode causar aborto, morte fetal, parto prematuro e mal-formações congênitas. Quando a infecção ocorre durante a embriogênese (primeiro trimestre), cerca de 80% das crianças podem nascer com a síndrome da rubéola congênita.

Como é o tratamento para rubéola?

O tratamento é sintomático. Antitérmicos e analgésicos ajudam a diminuir o desconforto, aliviar as dores de cabeça e do corpo e baixar a febre. Recomenda-se também que o paciente faça repouso durante o período crítico da doença. Criança que nasce com rubéola pode transmitir o vírus por até um ano.

Como fica a pele com a rubéola?

A rubéola é uma moléstia infectocontagiosa caracterizada por manchas vermelhas – denominadas exantemas –, que surgem inicialmente no rosto e atrás das orelhas e se espalham por todo o corpo. Atinge adultos e crianças, mas, assim como o sarampo e a caxumba, faz parte das chamadas doenças comuns da infância.

Quem já teve rubéola pode pegar de novo?

Portanto, rubéola só se pega uma vez na vida. São raros e brandos os casos de reinfecção. O paciente pode ter contato novamente com o vírus, mas os títulos de IgG se elevam rapidamente, impedindo que o paciente desenvolva a doença uma segunda vez.

Quem é vacinado pode pegar rubéola?

Drauzio – O vírus da rubéola pode infectar mais de uma vez a mesma pessoa? Jorge Amarante – As reinfecções são raras, mas podem acontecer em mulheres vacinadas ou que já tiveram rubéola. Isso ocorre porque, ao longo dos anos, os anticorpos caem e a mulher se torna suscetível à nova infecção.

O que é bom para Roseola infantil?

A roséola infantil tem um evolução benigna, pois costuma evoluir para cura naturalmente. O tratamento é orientado pelo pediatra, e consiste em controlar os sintomas da doença, podendo ser indicado o uso de Paracetamol ou Dipirona para diminuir a febre e, assim, evitar convulsões febris.

Pode tomar vacina de rubéola na gravidez?

Não. Apesar de estudos mostrarem que a vacina con- tra a rubéola é segura e mesmo se aplicada durante a gravidez não causa danos ao feto, a recomendação do Ministério da Saú- de é não vacinar gestantes.

O que é toxoplasmose IgG reagente na gravidez?

O resultado IgG reagente para toxoplasmose significa que existem anticorpos circulantes na corrente sanguínea contra o T. gondii, que é o parasita responsável pela doença, o que pode ter acontecido devido a uma infecção recente ou antiga.

Qual a prevenção contra a rubéola?

A prevenção da rubéola é feita por meio da vacinação. A vacina está disponível nos postos de saúde para crianças a partir de 12 meses de idade. A vacina tríplice viral (Sarampo, Rubéola e Caxumba) foi implantada gradativamente entre os anos de 1992 até o ano 2000.

O que é IgG reagente?

Um resultado IgM e IgG reagentes indica uma infecção recente. O IgG reagente demonstra que o seu organismo está entrando na fase tardia da doença e possivelmente desenvolvendo imunidade contra o antígeno.

Onde surgiu o vírus da rubéola?

A rubéola foi descrita pela primeira vez em meados do século XVIII por dois médicos alemães que a denominaram por roteln, no entanto, a doença ficou globalmente conhecida como sarampo alemão.

Por que o uso de antibiótico não é indicado contra a rubéola?

Muitas pessoas fazem uso por conta própria e de forma errada de antibióticos em doenças originadas por vírus. Além de não se obter êxito, pois apenas as bactérias respondem a esses remédios, a ação é uma das principais causas do desenvolvimento de resistência bacteriana.

Como o vírus da rubéola atravessa a placenta?

A transmissão da rubéola se dá pelo contato com secreções nasais e bucais de pessoas infectadas, como a saliva. Além disso, a rubéola pode ser transmitida de mãe para filho durante a gravidez através da placenta. De 14 a 21 dias, após contato com o vírus, a pessoa poderá apresentar os sintomas.

Artigo anterior
Qual chocolate que diabético pode comer?
Artigo seguinte
Quais são as importâncias dos direitos?