O que pode causar o descolamento da retina?

Perguntado por: Irina Alexandra Sousa  |  Última atualização: 22. Februar 2022
Pontuação: 4.5/5 (12 avaliações)

O descolamento de retina pode ser consequência de traumas, diabetes, distúrbios inflamatórios, ou simplesmente não aparentar uma causa subjacente, na maioria dos casos. Pacientes com miopia também estão mais propensos a adquirir o problema.

Quais os sintomas de descolamento de retina?

Raramente a retina descolada causa de dor, geralmente os sintomas do descolamento de retina são de visão turva ou embaçada, flashes de luz, a sensação de que há insetos voando diante dos olhos e até mesmo a perda súbita da visão.

O que fazer para evitar o descolamento da retina?

Isso porque um dos fatores responsáveis pelo descolamento é a alteração do vítreo, o qual vem a se tornar mais liquefeito com o passar do tempo. Contudo, a prevenção do descolamento de retina começa com a realização regular de exames oftalmológicos de rotina a cada um ou dois anos.

O que pode provocar o descolamento da retina?

As principais causas de "rasgo" na retina são: alta miopia, trauma ocular e histórico familiar. Mas alguns casos são idiopáticos (sem causa definida). A fotocoagulacao a laser deve ser feito de imediato quando detectado.

Qual o valor de uma cirurgia de descolamento de retina?

Porém, a cirurgia deve custar mais de R$ 15 mil.

Tudo o que você precisa saber sobre o descolamento de retina

22 questões relacionadas encontradas

Quem faz cirurgia de descolamento de retina volta a enxergar?

A retina é uma estrutura muito frágil e sensível. Após a cirurgia vitreorretiniana para descolamento espera-se que a visão tenha sua recuperação somente após seis meses da cirurgia, podendo a partir de então melhrar com o passar do tempo. Porém, após descolamentos dificilmente a visão se recupera totalmente.

Tem cirurgia de descolamento de retina pelo SUS?

O tratamento é cirúrgico e pode ser realizado pelo plano de Saúde ou pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Quando a cirurgia é feita particular, os valores vão depender muito do tipo de material que o médico vai usar para cada caso.

Como colar a retina?

Retinopexia pneumática

Neste procedimento, o médico injeta uma bolha de ar ou gás no vítreo. Esse gás irá obstruir o buraco da retina impedindo a passagem de líquido. Dessa forma, a retina coloca-se novamente em seu lugar, na parede do fundo do olho.

Quanto tempo demora para colar a retina?

A cirurgia dura em média 1 hora e a recuperação pode se estender de 7 a 15 dias, dependendo do caso.

Quanto tempo leva para sair gás do deslocamento de retina?

O gas tem a função de tamponamento da lesão retiniana que semana intenciona tratar. A permanência do gas depende da quantidade e do tipo de gás utilizado e pode variar de 15 a 60 dias.

Como curar o descolamento de retina?

Quando não acontecer infiltração no vítreo, existem recursos terapêuticos que podem tratar o descolamento. São a fotocoagulação com laser e a criopexia, que favorecem o acondicionamento da retina na sua posição original. Para casos mais graves são indicadas as cirurgias, que buscam vedar o espaço existente no vítreo.

Como recuperar a retina do olho?

O tratamento indicado para este caso é a fotocoagulação a laser, aplicado diretamente sobre a região afetada, promovendo um reforço na estrutura do tecido retiniano, prevenindo um possível descolamento. É comum que esse procedimento possa ser repetido ao longo dos anos.

Qual tratamento para deslocamento de retina?

O tratamento de descolamento de retina geralmente é feito através de uma moderna cirurgia oftalmológica chamada de Vitrectomia. A vitrectomia é utilizada para o tratamento de diversas doenças da retina, entre elas casos de descolamento.

Quais são os tipos de deslocamento de retina?

Existem 3 tipos de descolamento de Retina:
  • Decolamento de Retina Regmatogênico. ...
  • Descolamento de Retina Exsudativo. ...
  • Descolamento de Retina Tracional.

Quais são os tipos de descolamento de retina?

Existem 3 tipos de descolamento: descolamentos rematogênicos (com ruptura da retina), tracional e seroso (exsudativo). O descolamento tracional e seroso da retina não implica laceração e são chamados não rematogênicos. Descolamento rematogênico é o mais comum.

Quantas horas dura uma cirurgia de retina?

O procedimento dura aproximadamente 1 hora. O pós-operatório pode variar entre sete e 15 dias. Orientações ao paciente: Para uma recuperação mais eficaz, o paciente deve repousar, utilizar corretamente os medicamentos indicados e marcar consultas periódicas.

Quanto tempo de repouso após cirurgia de retina?

O repouso deve ser absoluto durante 1 a 2 semanas e retornar as suas atividades após 45-60 dias. Porém, esta estimativa pode variar dependendo do caso. A visão geralmente melhora após algumas semanas do procedimento, mas pode levar meses até o resultado final.

Como fica a visão após a cirurgia de descolamento de retina?

Após as cirurgias de descolamento de retina e/ou de vitrectomia, o paciente sentirá algum desconforto, como sensação de corpo estranho e olho vermelho. Muitas vezes, devido ao uso de gás no intraoperatório o paciente pode ficar enxergando muito embaçado no pós-operatório inicial.

Como tratar descolamento de retina?

O descolamento de retina pode ser consequência de traumas, diabetes, distúrbios inflamatórios, ou simplesmente não aparentar uma causa subjacente, na maioria dos casos. Pacientes com miopia também estão mais propensos a adquirir o problema.

O que quer dizer retina colada?

A retina necessita estar colada com a parede ocular, da qual se alimenta para sobreviver. Quando esta membrana se descola, o paciente observa moscas volantes, raios / flashes / pontos tipo vagalume ou até mesmo escurecimento de parte da visão (como uma cortina).

Como é feita a cirurgia de descolamento de retina?

Retinopexia. A retinopexia é, geralmente, realizada sob anestesia local. É um método de tratamento de alguns descolamentos de retina, em que uma bolha de gás (gás SF6 ou C3F8) é injetada dentro do olho. A cabeça do doente é, de seguida, posicionada de modo que a bolha bloqueie o orifício da retina.

Como conseguir aplicação de Avastin pelo SUS?

Caso o/a paciente possua plano de saúde, o medicamento Bevacizumabe (Avastin) também poderá ser solicitado ao seu plano de saúde, que deverá disponibilizar o fármaco, e em caso de negativa o usuário poderá ingressar com ação judicial para obter liminar (tutela de urgência) para que o plano de saúde disponibilize ...

Onde fazer vitrectomia pelo SUS?

Pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) que necessitarem de cirurgias oftalmológicas de vitrectomia podem ser atendidos pelo Centro Brasileiro da Visão (CBV).

Quanto tempo volta a enxergar depois da cirurgia de catarata?

A nitidez total após a cirurgia de catarata acontece com o passar dos dias do pós operatório. Dia após dia o paciente começa a perceber a visão cada vez mais nítida até que, quando não há intercorrências, o paciente tem o resultado final após cerca de 1 semana do procedimento.

Qual exame detecta descolamento de retina?

O mapeamento da retina, exame clínico feito com a pupila dilatada, a oftalmoscopia indireta e o ultrassom ocular, quando algum obstáculo dificulta observar o fundo do olho, são exames importantes para o diagnóstico do descolamento da retina.

Artigo anterior
Quais são os medicamentos Antiepilepticos?
Artigo seguinte
Como ver a geração do processador?