O que pode causar a hiperpolarização?

Perguntado por: Bruno Santiago Costa de Cruz  |  Última atualização: 7. Juli 2024
Pontuação: 4.2/5 (73 avaliações)

A abertura de canais que permitem a saída de íons positivos da célula (ou que permitem a entrada de íons negativos) podem causar a hiperpolarização. Exemplo: a abertura de canais que permitem que ‍ saia da célula ou que permitem a entrada de ‍ na célula.

O que causa a hiperpolarização?

A hiperpolarização ocorre, como por exemplo, quando o canal de K+ demora tanto para fechar que acaba fluindo mais K+ do que deveria.

O que desencadeia a geração do potencial de ação?

INTRODUÇÃO: O potencial de ação (PA) origina-se graças a uma perturbação do estado de repouso da membrana celular, com consequente fluxo de íons, por meio da membrana e alteração da concentração iônica nos meios intra e extracelular.

Que processo é responsável pela alteração do potencial de membrana que ocorre?

A hipopolarização é o aumento inicial do potencial de membrana até o valor do potencial limiar. O potencial limiar abre canais voltaicos de sódio e causam um grande influxo de íons sódio. Esta fase é chamada de despolarização.

O que gera o potencial de membrana?

De onde vem o potencial de repouso da membrana? O potencial de repouso da membrana é determinado pela distribuição desigual de íons (partículas carregadas) entre o interior e o exterior da célula e pela permeabilidade da membrana diferenciada para diferentes tipos de íons.

[#1] POTENCIAL DE AÇÃO: Despolarização, Repolarização e Hiperpolarização | MK Fisiologia

33 questões relacionadas encontradas

Quais os 3 tipos de potencial de membrana?

Existem 3 tipos de potencial: potencial de membrana de repouso, potencial de equilíbrio e potencial de ação.

Como a temperatura afeta o potencial de membrana?

A temperatura influencia na fluidez: quanto mais alta ou baixa, mais ou menos fluida será a membrana, respectivamente.

O que causa a fase de despolarização de um potencial de ação?

Essa despolarização é causada por transientes iônicos através da membrana frente à estímulos que atinjam o limiar de excitabilidade da célula. Assim como no potencial de repouso, no potencial de ação também há um íon que “domina”, e esse íon é o Na+.

O que acontece na despolarização?

A despolarização é a primeira fase do potencial de ação na Fisiologia Geral. Durante essa fase, ocorre um significativo aumento na permeabilidade aos íons sódio na membrana celular. Isso propicia um grande fluxo de íons sódio de fora para dentro da célula por meio de sua membrana por um processo de difusão simples.

Quais são as 4 fases do potencial de ação?

O potencial de acção da célula muscular apresenta a fase 0 (repolarização), as fases 1, 2 e 3 (repolarização) e a fase 4 (repouso); O nodo sinusal apresenta automatismo ou despolarização espontânea devida a um limiar mais alto (isto é, menos negativo) e ao influxo lento e gradual de iões Na+ durante a diástole.

O que aumenta o potencial de ação?

O estímulo mínimo necessário para desencadear um potencial de ação é o estímulo limiar(ou limiar de ação), e uma vez atingido este limiar, o aumento de intensidade não produz um potencial de ação mais forte mas sim um maior número de impulsos por segundo.

Quem gera o potencial de ação?

Além disso, os neurônios também se comunicam por meio de sinais elétricos, controlam contrações musculares e glândulas, são capazes de gerar o potencial de ação. Todo neurônio, como as demais células do corpo, é envolvido por uma membrana.

Onde se inicia o potencial de ação?

Quando essa porção da membrana do axônio é despolarizada e atinge o limiar, os canais de sódio dependentes de tensão elétrica se abrem, iniciando o potencial de ação.

Como se dá a propagação do potencial de ação?

Um potencial de ação, na célula pré-sináptica faz com que canais de Ca2+ se abram. Ocorre influxo de Ca2+ para a terminação pré-sináptica, provocando a liberação do neurotransmissor por excocitose.

Qual o principal íon da despolarização?

A despolarização é resultado da entrada de íons sódio e a repolarização é devido à saída de íons potássio.

Qual fase do potencial de ação na célula nervosa é responsável pela propagação do potencial de ação para as regiões vizinhas da membrana?

Essa fase é conhecida como polarização.

Qual a importância da despolarização?

A despolarização de uma célula se refere à saída de repouso (sendo de -70 mV na célula de músculo estriado, por exemplo) pela entrada de íons de Na+ na célula. Isso faz com que a célula fique mais positiva e chegue ao umbral (+40 mV na célula de músculo estriado).

O que a entrada de sódio provoca no neurônio?

Essa substância provoca a abertura dos canais de sódio na célula adjacente, desencadeando o impulso nessa outra célula. → Os impulsos podem ocorrer de forma contínua? Após um estímulo, a fibra nervosa permanece por um período de tempo sem que um novo estímulo seja capaz de desencadear um impulso.

Como ocorre a despolarização de um neurônio?

A mudança da polarização que ocorre com a entrada do sódio é denominada despolarização. No entanto, esse íon é rapidamente expulso, mediante a ação da bomba de sódio, e a membrana retorna à sua polarização inicial, positiva na face externa e negativa na face interna.

O que é a despolarização do coração?

Na despolarização ocorre a contração muscular, caracterizando a capacidade contrátil do coração, ou contratilidade. Entretanto, para que as fibras cardíacas possam responder ao potencial de ação gerado nas células marcapasso, são necessárias mais duas propriedades fundamentais: a condutibilidade e a excitabilidade.

Qual é a função da bomba de sódio e potássio?

Com a responsabilidade de fazer o transporte ativo e consecutivo dos íons de sódio e íons de potássio, a bomba de sódio e potássio está ligada alguns processos do corpo humano como a contração muscular e os impulsos nervosos, facilitando também que os aminoácidos e o açúcar sejam absorvidos.

O que significa dizer que uma célula gerou uma pá?

Significa que ela geral um potencial de ação; O potencial de ação é uma inversão do potencial de membrana que percorre a membrana de uma célula. Potenciais de ação são essenciais para a vida animal, porque transportam rapidamente informações entre e dentro dos tecidos.

O que é Hiperpolarização da membrana?

Hiperpolarização é quando o potencial de membrana se torna mais negativo em um determinado ponto da membrana do neurônio, enquanto despolarização é quando o potencial de membrana se torna menos negativo (mais positivo).

O que aumenta a fluidez da membrana?

A fluidez exibida pela membrana é devida, essencialmente, ao seu componente lipídico e depende do grau de saturação de suas moléculas e da quantidade de colesterol presente.

Quais fatores alteram a fluidez da membrana como?

A fluidez da membrana pode ser influenciada pela temperatura: quanto mais alta a temperatura, mais fluida; a quantidade de ligações nas caudas hidrofóbicas dos lipídeos: quanto mais insaturadas, menor capacidade de interação com outras moléculas e maior a fluidez; quantidade de colesterol: quanto mais colesterol, mais ...

Artigo anterior
Quais os mecanismos imunológicos associados a rejeição de transplantes?
Artigo seguinte
Pode dar mel com limão para cachorro?