O que pode afetar a fala?

Perguntado por: Carlos Cláudio Campos de Lourenço  |  Última atualização: 5. März 2022
Pontuação: 4.4/5 (1 avaliações)

Causas. Os distúrbios podem ser hereditários, como perdas auditivas ou gagueira, também podem ser adquiridos com o crescimento, como distorções ou trocas nos sons da fala, outra possibilidade desses problemas podem ter início súbito ou tardio, decorrentes de traumatismo craniano ou afasia após um AVC.

O que impede a fala?

Os distúrbios podem aparecer em casos de traumatismo, acidente vascular cerebral (AVC) ou também em situações de doenças degenerativas como o Alzheimer. Alteram a habilidade de se expressar ou de falar as palavras de forma clara. Nos adultos, os casos mais comuns são de afasia, apraxia e disartria.

O que pode causar problemas na fala?

Dentre as possíveis causas desse atraso no desenvolvimento da fala, estão a dificuldade de audição ou falta de estímulos adequados – e aqui estão incluídas as crianças que ficam muito tempo ligadas nos eletrônicos. O quadro também está associado a limitações cognitivas e autismo.

Qual parte do cérebro afeta a fala?

Antes da pesquisa, havia consenso entre os pesquisadores sobre onde ficava a Área de Wernicke, local onde o discurso falado ou escrito é interpretadodentro do córtex cerebral. A região recebeu este nome em homenagem ao cientista alemão Karl Wernicke, responsável por desvendá-la no século 19.

O que são distúrbios da fala?

Distúrbio da Fala (ou Articulatórios)

Dificuldades relativas à aquisição dos sons ou fonemas da língua, caracterizada pela ocorrência de omissões, trocas ou distorções dos sons que compõem as palavras.

Distúrbios da Fala. Entenda o que acontece com o Neurologista Saulo Nader

20 questões relacionadas encontradas

Como tratar distúrbio da fala?

O tratamento é feito geralmente com sessões de terapia da fala e com a prática de exercícios em casa, que devem ser recomendados pelo terapeuta da fala ou fonoaudiólogo.

Quais são os distúrbios mais comuns da linguagem?

Tratam-se de dificuldades que podem ser contornadas com acompanhamento adequado, direcionado às condições de cada caso. A dislexia, a disgrafia e disortografia são alguns dos distúrbios de linguagem mais freqüentes.

Qual lado do AVC afeta a fala?

Quando uma pessoa é ferida no lado esquerdo do cérebro, onde o centro de línguas está localizado (que se refletirá no lado direito do corpo), pode sentir a sua fala afectada e as competências linguísticas diminuídas (afasia). Afasia é um distúrbio de linguagem com prejuízo para a comunicação e compreensão auditiva.

Que tipo de AVC afeta a fala?

No AVC hemorrágico, o próprio nome já diz, existe o sangramento, conhecido como derrame, que diferente do isquêmico, pode abranger mais áreas, de forma difusa. Além de distúrbios na visão, fraqueza muscular nos braços, pernas e face, acompanhada de dormência, convulsões, o AVC pode afetar a fala e a linguagem.

Quando o AVC afeta a fala?

Os quadros de afasia instalam-se abruptamente, como consequência de lesões no cérebro provocadas por traumas ou acidentes vasculares cerebrais (AVC), popularmente conhecidos como derrames cerebrais. De uma hora para outra, o afásico perde a capacidade de compreender e/ou formular a linguagem.

Quais os tipos de distúrbios da fala?

Classificação e tipos de distúrbios de linguagem
  • 1 – Disartria: ...
  • 2 – Disglossia: ...
  • 3 – Disfemia. ...
  • 4 – Afasias. ...
  • 5 – Dislexia. ...
  • 6 – Distúrbio Específico da Linguagem (DEL) ...
  • 7 – TDAH ou Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade. ...
  • 8 – Discalculia.

O que é dislexia na fala?

Trata-se de um conjunto de sintomas, que resultam em pessoas com dificuldades com habilidades específicas de linguagem, particularmente a leitura. A dislexia é caracterizada por uma dificuldade no reconhecimento preciso e/ou fluente da palavra, na habilidade de decodificação e em soletração.

Como saber se tenho problema na fala?

Os sinais mais comuns são:
  1. Fala arrastada.
  2. Ritmo lento de fala.
  3. Incapacidade de falar mais alto do que um sussurro.
  4. Discurso muito rápido e difícil de entender.
  5. Voz rouca.
  6. Voz anasalada.
  7. Ritmo irregular ou anormal de fala.
  8. Voz com volume irregular.

Qual a diferença de afasia e disfasia?

Apesar do termo afasia significar estritamente uma completa ausência de linguagem, consagrou-se o seu uso no lugar da palavra mais correta, “disfasia”, para se designar qualquer transtorno, incluindo os discretos, do uso simbólico das palavras.

Porque meu filho de 2 anos não fala?

Se seu filho tem 18 meses e ainda não fala ou se passou dos 2 anos e emite poucas palavras, atenção: alguma coisa pode estar errada. Converse com seu pediatra para procurar ajuda especializada. É comum escutarmos que cada criança se desenvolve no seu tempo e que depois ela recupera o atraso. Mas é preciso cuidado.

Quem tem AVC pode voltar a falar?

Pode, mas depende de inúmeros fatores como: nível de conhecimento prévio (escolaridade, conhecimento de línguas, se esse cérebro era bem estimulado e ativo antes ou não), momento em que começou o tratamento, tempo de estimulação, tempo de internação, fatores emocionais associados como uma depressão, por exemplo.

É possível recuperar a fala depois de um AVC?

Para reduzir as limitações provocadas pelo AVC, a fisioterapia, terapia da fala e estimulação cognitiva podem resultar em ganho de autonomia e ajudar na recuperação. Além disso, o uso da eletricidade é um aliado no tratamento.

Qual o tipo de AVC mais grave?

AVC hemorrágico - acontece quando um vaso sanguíneo se rompe espontaneamente, causando um sangramento dentro do tecido cerebral. É o tipo de acidente vascular cerebral menos comum, mas que tende a ser mais grave.

Pode dar AVC do lado direito?

Portanto, quem sofre um acidente vascular cerebral (AVC, também conhecido como derrame) no lado direito do cérebro pode sofrer sequelas no lado oposto do corpo. O hemisfério direito foi a porção atingida pelo AVC que meu meu pai sofreu em 2014.

Porque o AVC afeta o lado oposto?

Um paciente com um AVC num lado do cérebro terá paralisia no lado oposto do corpo (hemiplegia), porque as vias nervosas motoras atravessam o cérebro de um lado para outro, no tronco cerebral.

Como recuperar a fala?

Para pessoas com comprometimento mais grave, uma abordagem de estímulos (repetir palavras para a pessoa) e a abordagem de estímulo programado (falar palavras e apresentar objetos que podem ser tocados ou vistos) ajudam a recuperar a capacidade de usar a linguagem.

Quais são os principais distúrbios de linguagem e escrita?

As dificuldade na linguagem podem estar relacionadas a transtornos do neurodesenvolvimento, como o autismo, problemas sensório motores e outros distúrbios. No entanto, podem ser acentuadas por influências ambientais e falta de estimulação adequada.

O que é Distúrbio Específico de Linguagem?

Segundo a literatura, o distúrbio específico de linguagem (DEL) é caracterizado por importantes prejuízos, que se configuram como atrasos e alterações persistentes na aquisição da linguagem, na ausência de patologia que desencadeie tal atraso ou alteração1.

Como melhorar o ritmo da fala?

Existem alguns exercícios que ajudam a melhorar a dicção, que podem ser feitos sozinho em casa ou com a ajuda de um fonoaudiólogo.
  1. Exercícios para relaxar e fortalecer a musculatura facial. ...
  2. Falar com a articulação fechada. ...
  3. Falar trava-línguas. ...
  4. Leitura de vogais. ...
  5. Gargarejar com água.

Qual exame detecta apraxia da fala?

No caso da apraxia da fala, não há um exame específico para descobrir a condição. O profissional pode realizar uma série de testes, como pedir para que o indivíduo recite uma lista de palavras ou interagir com o paciente a fim de avaliar quais sílabas ou palavras são mais difíceis.

Artigo anterior
O que é mitose e qual a sua função?
Artigo seguinte
Qual a importância da logística em segurança do trabalho?