O que pode acontecer se tomar pílula do dia seguinte várias vezes?

Perguntado por: Renato Vieira  |  Última atualização: 26. Februar 2025
Pontuação: 4.2/5 (4 avaliações)

Além dos riscos para o organismo como alterações no ciclo menstrual, podendo acarretar em sangramentos mais intensos e até hemorragias vaginais, o uso excessivo das pílulas do dia seguinte pode comprometer a sua eficácia, ou seja, quanto mais se usa, maiores as chances dela não funcionar e a gestação acontecer.

O que acontece se tomar pílula do dia seguinte várias vezes no mês?

A pílula anticoncepcional de emergência não deve ser um substituto para opções tradicionais de contracepção. Provavelmente não há problema em tomar uma pílula anticoncepcional de emergência mais de uma vez durante um ciclo menstrual. Pílulas anticoncepcionais de emergência não afetarão sua fertilidade futura.

Quais doenças a pílula do dia seguinte pode causar?

Os principais efeitos colaterais da pílula do dia seguinte são dor de cabeça, náuseas, vômitos, dor abdominal, cólicas menstruais, cansaço, tontura, irritabilidade e maior sensibilidade nas mamas. Esses sintomas também podem durar ao longo do mês em que o contraceptivo foi usado.

O que a pílula do dia seguinte pode causar no útero?

Como a pílula do dia seguinte age? Ela atua antes que a gravidez ocorra. Se a fecundação ainda não aconteceu, o medicamento vai dificultar o encontro do espermatozoide com o óvulo. Agora, se a fecundação já tiver ocorrido, irá provocar uma descamação do útero, impedindo a implantação do ovo fecundado.

O que acontece se tomar mais de 3 pílulas do dia seguinte?

Tomar a pílula do dia seguinte mais de uma vez no mesmo mês pode ser prejudicial à saúde, embora o uso da pílula normalmente não provoque problemas sérios. A pílula contém doses elevadas de hormônios e seu uso frequente aumenta o risco de efeitos colaterais.

Confira os riscos do uso repetido da Pílula do Dia Seguinte | Saúde | SCC Meio-Dia

35 questões relacionadas encontradas

O que acontece se tomar 4 pílulas do dia seguinte no ano?

De acordo com a recomendação dos fabricantes, não é recomendado tomar a pílula do dia seguinte mais de três vezes por ano. Isso por causa das questões que nós já comentamos antes: aumento da taxa de falha e alta dosagem de hormônios, além dos efeitos colaterais severos que podem durar meses.

Quanto tempo a pílula do dia seguinte fica no nosso organismo?

Os efeitos da pílula de emergência duram pouco tempo, se enfraquecendo algumas horas após ser tomada. Estima-se que, após 48 horas, a pílula já terá perdido grande parte de sua eficácia. A função da pílula do dia seguinte é impedir a fecundação do ato sexual imediato.

O que acontece com o corpo depois da pílula do dia seguinte?

A pílula do dia seguinte age basicamente através de duas formas: ela atrasa a ovulação e se a ovulação já tiver ocorrido ela impede o encontro do espermatozoide com o óvulo. Se desejar mais informações sobre a pílula do dia seguinte ou de outros métodos contraceptivos, o ideal é que consulte um ginecologista.

Quando começam os efeitos colaterais da pílula do dia seguinte?

Os principais efeitos são náusea, vômito, diarreia, dor de cabeça, retenção de líquidos e cansaço. Se houver vômitos ou diarreia até 2 horas após a ingestão da pílula, importante falar com o médico pois a absorção da mesma pode ter sido comprometida. Os efeitos colaterais podem durar de 2 a 3 dias.

Estava no período fértil e tomei a pílula do dia seguinte?

6. A pílula funciona durante o período fértil? O medicamento é capaz de impedir a gravidez seja qual for o período do ciclo que a mulher esteja. Entretanto, as chances podem ser um pouco menores durante o período fértil caso a ovulação tenha ocorrido antes de tomar o comprimido.

Porque pílula do dia seguinte é uma bomba?

O medicamento é considerado uma "bomba hormonal" que pode causar danos aos órgãos reprodutivos femininos e outros sistemas do corpo. Eles destacam os riscos do uso "descontrolado" ou "indiscriminado", especialmente por adolescentes e mulheres jovens.

Quantas vezes no ano eu posso tomar a pílula do dia seguinte?

A medicação também “engrossa” o muco vaginal – para dificultar a passagem dos espermatozoides. A recomendação é que a pílula seja usada, no máximo, de três a quatro vezes ao ano.

Tem muito hormônio na pílula do dia seguinte?

Comercializada em farmácias sem a necessidade de prescrição médica, a PDS possui doses elevadas do hormônio utilizado nas pílulas anticoncepcionais tradicionais, o levonorgestrel, um tipo de progesterona sintética.

Qual é o perigo de tomar pílula do dia seguinte duas vezes em um mês?

O contraceptivo de emergência não é para ser usado repetidas vezes. A taxa de eficácia diminui e a carga de hormônio exagerada pode causar vômitos e sangramentos.

Porque a menstruação descer depois da pílula do dia seguinte?

Isso ocorre porque a base do método é a progesterona, um dos hormônios que participar da regulação do ciclo menstrual. Em altas doses, pode inibir a ovulação e, então, a menstruação desce mais tarde.

Pode tomar 3 pílulas do dia seguinte na mesma semana?

Tomar a pílula do dia seguinte mais de uma vez no mesmo mês pode ser prejudicial à saúde, embora o uso da pílula normalmente não provoque problemas sérios.

O que faz a pílula do dia seguinte não funcionar?

Se você faz sexo no período da ovulação ou depois da ovulação, sua pílula anticoncepcional de emergência não terá efeito (8). Se você fizer sexo desprotegido novamente depois de tomar a pílula no mesmo ciclo menstrual, ela também pode falhar (8).

Como acabar com os efeitos colaterais da pílula do dia seguinte?

No caso de vômitos, a especialista alerta: caso eles ocorram até uma hora após a ingestão da pílula do dia seguinte, você deve tomá-la novamente. Sua recomendação é que, dessa vez, ela seja combinada com um medicamento para náusea, para evitar vômitos.

É possível tomar a pílula do dia seguinte e não menstruar?

É normal em algumas mulheres que tomam a pílula do dia seguinte a menstruação não descer no dia esperado e, caso seja feito uso de um anticoncepcional oral, normalmente se pode continuar tomando a medicação de acordo com a orientação do ginecologista.

O que fazer para impedir a gravidez após a relação?

A Anticoncepção de Emergência (AE) é um método anticonceptivo que pode evitar a gravidez após a relação sexual. O método, também conhecido por “pílula do dia seguinte”, utiliza compostos hormonais concentrados e por curto período de tempo, nos dias seguintes da relação sexual.

Como saber se a pílula do dia seguinte está funcionando?

Como saber se a pílula do dia seguinte funcionou? É necessário aguardar o próximo ciclo menstrual para comprovar a eficácia da pílula ou fazer um teste de gravidez cerca de uma semana após o uso do medicamento.

O que acontece se eu tomar duas pílulas do dia seguinte na mesma semana?

Tomei 2 pilulas do dia seguinte em menos de 24h, a segunda corta o efeito da primeira? Ela não anula o efeito, mas fazer uso de duas pílulas do dia seguinte com um intervalo tão curto é muito arriscado e pode trazer sérios problemas a sua saúde. Procure um ginecologista para iniciar um método contraceptivo adequado.

Quantas pílulas pode tomar no mês?

Posso tomar a pílula mais de uma vez por mês? Não é recomendado, pois ela perde a eficácia, aumentando o risco de gravidez. Além disso, graças a sua alta dose de componentes hormonais, ela pode causar reações adversas como náuseas, alteração do ciclo menstrual, dor de cabeça e diarreia.

Como saber se estou grávida depois de tomar a pílula do dia seguinte?

A única forma de saber se a pílula do dia seguinte funcionou é esperar pela próxima menstruação e, caso note um atraso superior a 7 dias, o ideal é consultar um ginecologista ou clínico geral, que podem indicar exames para confirmar se está grávida.

Quanto tempo depois de tomar a pílula do dia seguinte pode fazer o teste de gravidez?

É necessário aguardar o próximo ciclo menstrual para comprovar a eficácia da pílula ou fazer um teste de gravidez cerca de uma semana após o uso do medicamento. Vale ressaltar que a anticoncepção de emergência pode causar alterações no ciclo menstrual e, por isso, atrasos podem ocorrer.

Artigo anterior
Quais são as desvantagens da energia eólica?
Artigo seguinte
O que é um parágrafo padrão?