O que pode acontecer se não fazer a curetagem?

Perguntado por: Bruna Kyara Macedo Lourenço Torres  |  Última atualização: 15. April 2022
Pontuação: 4.5/5 (74 avaliações)

Sem a curetagem, os restos placentários apodrecem no útero da mulher, ocasionando infecções gravíssimas, a retirada do útero e até a morte. Embora a curetagem, apesar de a maioria das mulheres desconhecer, não ser um procedimento inofensivo, ela é necessária em casos de abortos provocados.

Quando não é necessário fazer curetagem?

Quando o problema ocorre no início da gestação, não é preciso realizar curetagem nem tomar medicamentos. "Para tentar engravidar novamente, a mulher deve apenas esperar até o sangramento e a dor de perder um bebê passarem", diz o médico.

É necessário fazer curetagem após aborto?

A curetagem, procedimento que consiste em fazer uma raspagem na parede uterina é indispensável em alguns casos de aborto ou sangramento intenso. A técnica serve para retirar do útero o que não foi expelido espontaneamente ou para coletar material a fim de diagnosticar alguma doença, como o câncer de útero.

Quanto tempo pode esperar para fazer uma curetagem?

Em média o procedimento de curetagem uterina, seja ele por aspiração ou manual, dura em torno de 30 minutos em média, incluindo a anestesia e o procedimento como um todo. E poderá ser liberada no mesmo dia.

Tem risco de morte na curetagem?

Apesar de ser um procedimento eficaz, a curetagem uterina está associada a alguns riscos, como maior probabilidade de infecções, perfuração da cavidade uterina, lesão de órgãos, sangramento uterino intenso, endometrite e formação de aderências no útero, que podem causar infertilidade.

Curetagem

26 questões relacionadas encontradas

Quando faz curetagem tem que ficar de repouso?

Quanto tempo dura a recuperação

A recuperação da curetagem uterina (tratamento) é de cerca de 3-7 dias, devendo a mulher permanecer em repouso para prevenir aparecimento de complicações, que são raras, mas podem surgir sangramentos, infecções uterinas, perfuração do útero, bexiga ou alça intestinal.

Precisa ficar internada para fazer curetagem?

Como é feita a curetagem? É um procedimento delicado que deve ser feito por médico experiente para evitar efeitos adversos e minimizar os riscos. Seu pós-operatório imediato é simples, e a mulher ficar internada apenas para recuperar-se da anestesia.

Precisa fazer curetagem com 9 semanas?

tive um aborto com 9 semanas de gestação, preciso fazer curetagem? Se você já fez uma ultrassonografia e mostrou que o aborto foi completo, a curetagem não se faz necessária. Ela fica reservada para os casos em que ainda há restos ovulares dentro do utero (abortamento incompleto).

Quanto tempo leva para fechar o útero?

Geralmente o colo do útero fechará no período médio de 7 dias, 1 semana.

Qual o motivo de fazer curetagem?

Curetagem é um procedimento médico utilizado para a raspagem da cavidade uterina. Normalmente, é realizado para retirar os restos placentários de um aborto. Também pode ser usado para diagnóstico, quando o tecido é retirado para análise das causas de um sangramento no endométrio, por exemplo.

O que fazer depois que perde um bebê?

A mulher geralmente tem um sangramento vaginal franco, o que pode causar até mesmo um choque, e que é acompanhado de dor, similar às contrações de trabalho que causam dilatação do colo do útero com a expulsão completa do saco gestacional ou não. Neste caso, a mulher deve ir para a sala de emergência de um hospital.

O que fazer para expelir o feto morto?

A curetagem é um procedimento realizado pelo ginecologista, em que se faz uma limpeza do útero através de raspagem da parede do útero e a aspiração manual intra-uterina consiste na aspiração do interior do útero com uma espécie de seringa, para eliminar o embrião morto e restos de um aborto incompleto.

É necessário fazer curetagem com 2 semanas?

Pode esperar até um mês, há um risco de infecção, assim não é recomendado esperar mais que duas semanas. Se apresentar febre ou mal-estar, deve procurar um médico.

Quando perde o bebê tem que fazer raspagem?

Um aborto espontâneo pode ocorrer por diversos motivos, e algumas vezes pode ser preciso uma intervenção médica para retirar o que o corpo não eliminou sozinho. Abortos incompletos precisam de curetagem uterina, e ela precisa ser feita em um hospital por um médico ginecologista.

Como saber se o útero foi perfurado?

Havendo introdução acima do tamanho registrado previamente, confirma-se a perfuração uterina. Se não diagnosticada, pode complicar com hemorragia abdominal, choque e até infecção.

Como saber quando o colo do útero está fechado?

Como sentir o colo do útero

Depois, pode-se inserir delicadamente o dedo indicar na vagina, com a ajuda de um lubrificante se necessário, deixando-o deslizar até sentir o colo do útero. Chegando a essa região, é possível perceber se o orifício está aberto ou fechado, através do toque.

Como saber se o colo do útero está fechado?

Útero baixo: o que é, causas, sintomas e tratamento
  1. Dificuldade para urinar ou defecar;
  2. Dificuldade para caminhar;
  3. Dor durante a relação sexual;
  4. Proeminência da vagina;
  5. Corrimento frequente;
  6. Sensação de que algo está saindo pela vagina.

Como saber se meu colo do útero está fechado?

Colo do útero fechado

Normalmente o colo do útero se encontra fechado e rígido durante a gestação, ou quando não estamos no período fértil. Durante o período de infertilidade, ele também produz um muco que formará uma barreira para protegê-lo da entrada, e da proliferação de microorganismos no útero.

Como é o aborto espontâneo com 9 semanas?

O sintoma de aborto espontâneo talvez mais evidente seja uma forte cólica acompanhado de sangramento, porém nem sempre ocorre o sangramento anunciando o ocorrido e em alguns casos quando ocorre e a mulher não tem ciência da gravidez ainda, acredita que seja a menstruação que estava atrasada.

É necessário fazer curetagem com 3 meses?

Até 8 semanas de gravidez, a grande chance é de ocorrer um abortamento completo e de a curetagem não ser necessária. Acima de 8 semanas, o risco é de um aborto incompleto é uma curetagem pode ser necessária. O seu caso precisa ser revisto. Converse com o seu médico.

Precisa fazer curetagem com 2 meses?

Você tem o prazo de 4 a 6 semanas para que isso ocorra. A definição de aborto retido é a permanência do aborto dentro do útero por 4 semanas, sem a eliminação espontânea pelo seu organismo. Neste caso, a conduta deve ser ativa sendo necessária a realização da curetagem.

Quanto tempo fica no hospital após curetagem?

Normalmente, a mulher pode deixar o hospital e voltar para casa seis horas após o procedimento e, em alguns casos, retornar às suas atividades 24 a 48 horas após a curetagem uterina. O período de repouso indicado é de 24 a 72 horas, a depender do tipo de anestesia.

Como é a anestesia da curetagem?

A curetagem uterina pode ser realizada sob sedação venosa, em outros casos é realizada anestesia peridural ou raquidiana. Na maioria dos casos, é sob sedação venosa, o que significa que o paciente dorme durante todo o procedimento e não sente qualquer dor ou desconforto.

Tem q ficar com quanto tempo de jejum para fazer a curetagem?

Verificar as condições clínicas e os exames complementares da paciente. Observar o jejum de 2 horas para líquidos claros e 6 horas para sólidos em caso de cirurgia eletiva.

Artigo anterior
Porque o patrono da Hermione e uma lontra?
Artigo seguinte
Com quantas semanas faz o ultrassom morfológico?