O que perguntar ao oncologista na primeira consulta?
Perguntado por: Gil Fábio Araújo Pinho Vicente | Última atualização: 18. Mai 2025Pontuação: 4.4/5 (19 avaliações)
- Como será o tratamento?
- Qual é o objetivo principal do tratamento?
- Quais medicamentos utilizarei? ...
- Posso fazer algo para evitar os efeitos colaterais? ...
- Quanto tempo deve durar o tratamento aproximadamente?
- Os sintomas irão melhorar com o tratamento?
O que acontece na primeira consulta com o oncologista?
O que acontece na primeira consulta? Esse primeiro contato tem como principal objetivo fazer o mapeamento completo do paciente e conhecer o seu estado clínico e emocional, a partir das informações passadas, avaliação dos exames, do histórico clínico e de outras doenças, histórico familiar, etc.
Como conversar com oncologista?
Uma boa opção é você falar sobre a sua vida, dúvidas e até de preocupações do seu cotidiano. Ele poderá se sentir útil dando-lhe também algum conselho ou ajuda. Caso ele queira falar sobre a doença e você estiver bem com isso, respeite e ouça. Desviar do assunto ou ouvi-lo sem estar à vontade será pior.
Quais exames o oncologista costuma pedir?
- Alfa-fetoproteína (carcinoma hepatocelular, carcinoma testicular)
- Antígeno carcinoembriônico (câncer de colo)
- Gonadotropina coriônica beta-humana (coriocarcinoma, carcinoma testicular)
- Imunoglobulinas séricas (mieloma múltiplo)
- Testes moleculares (diversos tipos de câncer)
- CA 125 (câncer de ovário)
Quando o paciente é encaminhado para oncologista?
Confirmado o diagnóstico de câncer, esse paciente deverá ser encaminhado para algum estabelecimento de saúde habilitado em oncologia pelo SUS, seja um Cacon (Centro de Assistência de Alta Complexidade em Oncologia) ou Unacon (Unidade de Assistência de Alta Complexidade em Oncologia), para dar início ao tratamento.
O que faz na primeira consulta com o oncologista?
O que é prioridade em Oncologia?
Significa que o paciente com câncer é prioridade na ordem de processos em tramitação na Justiça, ou seja, o portador de câncer tem direito a prioridade processual, e seu caso é preferencial.
São diagnósticos frequentes no paciente oncológico?
diagnósticos mais comuns, em uma população de 48 pacientes oncológicos, a alteração no conforto (dor) e a alteração na nutrição (menos do que o corpo necessita).
Qual o exame mais completo para detectar câncer?
A tomografia computadorizada é recomendada para pessoas que apresentam sintomas de câncer ou para aquelas que têm um alto risco de desenvolver a doença.
Qual o nome do exame que detecta câncer em qualquer parte do corpo?
Exames para detectar câncer incluem mamografia, tomografia e radiografia. Saiba mais! A realização de exame para detectar câncer é fundamental para que a patologia seja identificada precocemente, contribuindo imensamente nas chances de cura e melhores prognósticos.
Qual é o exame de sangue que detecta o câncer?
Não existe nenhum exame de sangue para detectar câncer no corpo inteiro. O que existe, além do hemograma completo, são exames de sangue específicos, que ajudam no rastreamento de determinados tipos de neoplasias. É o caso de uma série de marcadores tumorais circulantes.
Qual o valor de uma consulta com um oncologista?
O valor da consulta é de R$ 100,00.
Quanto tempo após a quimioterapia deve ser feita a cirurgia?
Portanto, foi possível concluir que existe um período ideal para a realização da cirurgia complementar à quimioterapia neoadjuvante. O estudo mostrou que ela deve ser realizada entre quatro e oito semanas após a quimioterapia.
O que vem a ser metástase?
A metástase acontece quando as células do câncer se desprendem do tumor principal, entram na circulação sanguínea ou linfática e, por meio dela, se disseminam e se alojam em outras partes do corpo, como tecidos e órgãos distantes do local onde a primeira lesão se iniciou, formando novos tumores.
Como funciona o tratamento de câncer pelo SUS?
Os usuários do SUS que necessitam de investigação ou tratamento do câncer devem procurar a UBS mais próxima de sua residência, para que sejam inseridos no sistema.
Qual é o papel do oncologista?
Oncologista clínico trata o câncer com quimioterapia ou outros medicamentos, como terapia direcionada (terapia-alvo), hormonioterapia ou imunoterapia. A sua abordagem é geral, pois vai do cuidado do paciente a tratamentos sistêmicos.
O que é uma consulta oncológica?
Informações sobre o uso contínuo de medicamentos; Exames pertinentes ao diagnóstico de câncer; Exames mais antigos, que não precisam ter relação com o câncer; Informações detalhadas sobre o apoio que o paciente terá em seu tratamento.
Quais são os sete sintomas do câncer?
- Perda de peso inexplicável.
- Fadiga.
- Suores noturnos.
- Perda de apetite.
- Dor nova e persistente.
- Problemas com a visão ou audição.
- Enjoos e vômitos frequentes.
- Sangue na urina.
O que altera no hemograma quando a pessoa está com câncer?
O que altera no hemograma quando se tem câncer ou tumor? Olá! É frequente aparecer anemia. Eventualmente os glóbulos brancos ou plaquetas podem estar alterados também.
O que altera no exame de sangue quando tem câncer?
Saiba mais sobre o PSA. Valor de referência: Quando a concentração do PSA no sangue é superior a 4,0 ng/ml pode indicar o desenvolvimento de câncer e, quando é superior a 50 ng/ml, pode indicar a presença de metástases.
Quando o PET scan é indicado?
O PET-CT é indicado para todos os tipos de cânceres e pode ser realizado no começo, meio e fim do tratamento oncológico, a fim de avaliar o avanço da doença no paciente.
Como saber se o câncer se espalhou?
A metástase geralmente é diagnosticada por meio dos exames de acompanhamento do paciente, que são feitos depois do fim do tratamento do câncer. Esses testes também ajudam na escolha do tratamento, que leva em conta a origem, o tamanho e a extensão da metástase.
É possível detectar câncer na tomografia?
A tomografia é um exame de imagem que ajuda a diagnosticar o câncer e outros tumores em diferentes partes do corpo. Ele identifica, ainda, o tamanho do tumor, o formato, a localização e a maneira como ele se comporta e se dissemina, o que auxilia no direcionamento dos próximos passos.
Como fica o psicológico de uma pessoa com câncer?
Episódios de angústia, tristeza e raiva são comuns — até esperados. Uma pessoa com câncer vai, naturalmente, passar por períodos de instabilidade emocional. E contar com uma rede de apoio sólida, presente e capacitada pode fazer total diferença, inclusive na adesão ao tratamento.
Como fica o paciente com câncer?
É comum que se sinta injustiçado e comece a questionar sobre seu propósito de vida e até sobre sua fé. É comum sentir raiva de si mesmo ou ficar decepcionado com as pessoas que o rodeiam. É possível perceber que o paciente entrou nessa fase quando começam os questionamentos “Por que eu?” e “O que eu fiz de errado?”.
O que não podemos fazer quando se tem câncer?
O paciente com câncer precisa evitar o consumo de carnes processadas, como presunto, mortadela, bacon, salsicha, salame, entre outros. Isso porque o processo de produção desses alimentos envolve vários elementos que aumentam a chance de desenvolver câncer.
Qual o juros do ciclo Toyota?
Qual melhor TV Custo-benefício 2022?