O que pep?

Perguntado por: Paulo Lopes  |  Última atualização: 15. März 2025
Pontuação: 4.5/5 (27 avaliações)

Profilaxia pós-exposição é qualquer tratamento médico preventivo iniciado imediatamente após a exposição a um patógeno, tal como um vírus, de forma a prevenir a infeção por esse patógeno e o desenvolvimento de uma doença.

Quando devo tomar a PEP?

A PEP deve ser iniciada o mais precocemente possível, tendo como limite as 72 horas subsequentes à exposição. Indicado para todos tipos de exposição ou do material biológico, homens e mulheres.

Como pegar o PEP no SUS?

A PEP é gratuita e tem duração de 28 dias. Você pode acessar a PEP também pelo canal SPrEP, dentro do aplicativo e-saúdeSP. Clique aqui para baixar e utilizar gratuitamente! TEL.: 5677-6277/ 5679-0340.

O que é o que é PEP?

A PEP é uma medida de prevenção de urgência para ser utilizada em situação de risco à infecção pelo HIV, existindo também profilaxia específica para o vírus da hepatite B e para outras infecções sexualmente transmissíveis (IST).

O que é PEP é para que serve?

A PEP – Profilaxia Pós-Exposição – é o uso de medicamentos antirretrovirais após um possível contato com o HIV em situações como: violência sexual; relação sexual desprotegida (sem o uso de camisinha ou com rompimento da camisinha), acidente ocupacional (com instrumentos perfurocortantes ou em contato direto com ...

O QUE É A PEP E EM QUE CASOS ELA PODE TE PROTEGER DO HIV?

36 questões relacionadas encontradas

Quanto custa o PEP na farmácia?

Cada frasco com 30 comprimidos custa R$ 280 reais. Mesmo tomando o remédio, ele diz saber que a pílula sozinha não deve ser vista como único método de proteção contra a Aids. “Eu gosto de comparar a um anticoncepcional: é uma coisa que você toma a iniciativa, que você toma todos os dias, pelo período que você desejar.

Qual o efeito da PEP?

Os efeitos adversos mais frequentes são os gastrointestinais, como diarreia, náuseas, vômitos, desconforto ou dor abdominal e flatulência, que podem estar presentes desde o início do esquema, como no caso relatado, no qual a funcionária queixava-se de náuseas e vômitos desde o segundo dia da PEP.

É possível comprar PEP na farmácia?

Rico Vasconcelos: O da PEP não é vendido nas farmácias, mas a pessoa consegue entrando no site do Ministério da Saúde (www.aids.gov.br) e encontrando o lugar mais próximo da casa deles para pegar a Profilaxia Pós-Exposição. A PrEP também pode ser obtida pelo mesmo site do Ministério da Saúde, pelo SUS.

Como é feita a PEP?

A Profilaxia Pós-Exposição (PEP), por outro lado, é uma medida preventiva de urgência que atende indivíduos já expostos ao vírus por diferentes motivos. O tratamento é realizado por meio de dois medicamentos antirretrovirais diários ao longo de 28 dias, de modo a eliminar o HIV.

Quem pode ser PEP?

O que são Pessoas Politicamente Expostas? São todas as pessoas que, nos últimos cinco anos, exercem ou exerceram, no Brasil ou no exterior, algum cargo, emprego ou função pública relevante ou se têm, nessas condições, familiares, representantes ou ainda pessoas de seu relacionamento próximo.

Por que a PEP dura 28 dias?

Após 10 dias o vírus cai na corrente sanguínea e se dissemina, indo para os linfonodos. O pico de vírus na corrente sanguínea ocorre de 21 a 28 dias após a exposição. A PEP atua matando os vírus que entraram no organismo antes que eles tenham a chance de se estabelecer.

Quanto tempo dura o efeito da PEP no organismo?

Quanto tempo a PEP fica no sangue? Tenofovir (TDF) + Lamivudina (3TC) + Dolutegravir (DTG) A duração da PEP é de 28 dias.

Qual farmácia vende PEP?

Comprar Pep com o melhor preço é na farmácia online Drogaria Net. Entregamos Pep em todo do Brasil.

Quando a PEP não é indicada?

A PEP não é indicada para os casos de exposições sucessivas a relações sexuais desprotegidas, pois seus efeitos colaterais pelo uso repetitivo são desconhecidos em pessoas HIV negativas. Assim sendo, não se justifica que algumas pessoas mais responsáveis, com exposição a risco ocasional, deixem de se beneficiar da PEP.

Quantas vezes pode fazer a PEP?

A PEP pode ser feita quantas vezes for necessário, mas se as exposições de risco forem frequentes aí vale a pena fazer o Prep.

Quantos comprimidos por dia PEP?

Sim, pode tomar os 2 comprimidos juntos e 1 vez ao dia.

Pode ter relação Usando PEP?

A PEP em nada lhe impede de se relacionar sexualmente.

Quais são os tipos de PEP?

O documento deixa de fazer distinção entre os três tipos de PEP existentes — acidente ocupacional, violência sexual e relação sexual consentida.

É raro a PEP falhar?

Não falha por este motivo, as falhas são por uso irregular da medicação, ou por vírus resistente aos antiretrovirais que compõem PEP (e pelos estudos, ainda são raros os casos). As 72h é o tempo maximo para o início da PEP para que o tratamento seja eficaz.

Qual é a diferença entre PrEP e PEP?

A PEP é o uso de medicamento anti-HIV em caráter de urgência, APÓS uma situação de risco, por somente 28 dias, e já está disponível no Brasil há anos. Já a PrEP é o uso programado, ou seja, a pessoa começa a tomar ANTES da próxima exposição e toma por um tempo indefinido que depende de vários fatores (veja abaixo).

Quais os riscos da PEP?

Apesar disso, quase metade dos expostos em uso da PEP apresenta efeitos adversos. Geralmente, eles são leves e autolimitados. Os mais comuns são alterações gastrointestinais, astenia, cefaleia e tontura. Entretanto, eventos mais graves já foram observados e a taxa de interrupção da profilaxia permanece elevada.

O que fazer após tomar PEP?

Quando você termina a PEP, então, aproximadamente um mês depois da sua exposição, é recomendado fazer uma nova sorologia, ou seja, um novo teste.

Pode tomar os 30 comprimidos do PEP?

Posso tomar a PEP por 30 dias já que recebi 30 comprimidos? O tempo de tratamento indicado para se iniciar a PEP é de até 72 hs após a exposição, então você ainda estava dentro do limite. Você até pode realizar o tratamento por 30 dias mas isso não vai aumentar a eficacia da profilaxia.

Tem PEP na UPA?

A PEP é oferecida a adultos e adolescentes a partir de 14 anos no Serviços de Atenção Especializada em Infectologia – SAE, de segunda a sexta-feira, das 7h às 18h, ou na UPA, à noite, feriados e fins de semana.

O que corta o efeito do antirretroviral?

Alguns antirretrovirais podem interagir com métodos contraceptivos hormonais, como anticoncepcionais orais, injetáveis ou implantes. Algumas dessas interações podem aumentar a chance de ocorrer uma gravidez não planejada por diminuir o efeito dos contraceptivos.

Artigo anterior
Como proteger o sistema respiratório?
Artigo seguinte
O que é o pis pasep?