O que Paulo Freire fala sobre o estágio supervisionado?

Perguntado por: Santiago Nunes  |  Última atualização: 26. April 2022
Pontuação: 4.5/5 (48 avaliações)

Tido como parte obrigatória para a integralização da formação docente, o estágio supervisionado, contribui para que seja proporcionado ao estudante uma aproximação a sua área de atuação, a fim de construir e significar a sua identidade profissional.

O que os teóricos falam sobre estágio supervisionado?

O estágio supervisionado é considerado o momento em que as teorias aprendidas pelos acadêmicos são aliadas à prática bem como o momento em que o futuro profissional experimenta e atua efetivamente em seu campo de formação.

Qual a importância do estágio supervisionado na formação de professores?

O estágio supervisionado torna-se imprescindível no processo de formação docente, pois oferece condições aos futuros educadores, em específico aos estudantes da graduação, uma relação próxima com o ambiente que envolve o cotidiano de um professor e, a partir desta experiência os acadêmicos começarão a se compreenderem ...

O que os autores falam sobre o estágio?

11.788/2008 apresenta em seu artigo 1º: “Estágio é ato educativo escolar supervisionado, desen- volvido no ambiente de trabalho, que visa à preparação para o trabalho produtivo de educandos que estejam frequentando o ensino regular [...]”, acrescentando em seus incisos que o estágio faz parte do projeto pedagógico do ...

Qual é a importância do estágio?

O estágio ajuda no desenvolvimento da carreira de todo e qualquer profissional. Ele traz para o então estudante o conhecimento e as experiências práticas que desenvolvem a competência dele como futuro profissional.

Estágio Supervisionado em Educação Fundamental Anos Iniciais - Docência - Importância e fundamentos

37 questões relacionadas encontradas

Qual a importância do estágio para a formação do pedagogo?

A Importância do Estágio Supervisionado Durante o Curso de Pedagogia. ... Durante o estágio supervisionado é possível a aplicação e concretização dos conhecimentos teóricos obtidos durante o curso é a oportunidade para os professores em formação exercitem os princípios de cidadania e de responsabilidade social.

Qual é a importância do estágio supervisionado?

O estágio supervisionado enriquece o currículo e é uma ótima oportunidade para complementar a experiência acadêmica, além de preparar o estudante para conquistar novas posições no mercado. A atividade permite fazer contatos na sua área profissional, aumentando as chances de conseguir efetivação no futuro.

Qual é a importância do estágio para a formação dos profissionais da educação?

Entretanto, é preciso alertar que a importância do estágio para a formação profissional é indiscutível, pois lhe garante a chance de aplicar seus conhecimentos adquiridos na faculdade, entender como funciona uma empresa, além de ser a forma mais simples de ingressar em uma grande organização.

Qual é o objetivo do estágio supervisionado?

O objetivo do Estágio Supervisionado é proporcionar ao aluno a oportunidade de aplicar seus conhecimentos acadêmicos em situações da prática profissional, criando a possibilidade do exercício de suas habilidades.

O quê Libâneo fala sobre o estágio?

Assim, os profissionais em formação devem compreender a complexidade em que estão direta e indiretamente envolvidos no processo de ensino – aspectos sociais, multidisciplinares, políticos, culturais, econômicos etc. – para que se torne modificadora de sua prática e da vida de cada cidadão (Libâneo, 1990; Freire, 1996).

Como surgiu o estágio supervisionado?

O Estágio Curricular foi criado pela Lei 6.494, de 7 de dezembro de 1977 e regulamentado pelo Decreto 87.497, de 18 de agosto de 1982, que dispõe sobre o estágio de estudantes de estabelecimentos de ensino superior e de 2º grau regular e supletivo.

Quais os objetivos do estagiário?

O principal objetivo do estágio é proporcionar para os alunos os instrumentos de preparação para a introdução e inserção no mercado de trabalho, mediante ambiente de aprendizagem adequado e acompanhamento pedagógico supervisionado pelo professor em sala de aula.

O que colocar no objetivo de estágio?

Uma dica sobre o que colocar no objetivo do currículo de estágio é especificar a área em que você deseja atuar. Caso a vaga tenha detalhado a função, relacione o seu objetivo ao que é esperado pela empresa.

Qual é o objetivo do estágio Supervisionado na Educação Infantil?

O estágio supervisionado em educação infantil e anos iniciais do ensino fundamental tem como objetivo: ... Desenvolver conhecimentos, habilidades e atitudes relativas à profissão docente, considerando o contato direto com o campo de estágio e a formação teórica proporcionada pelo curso.

Qual a importância do estágio para vida pessoal e profissional?

Ele conta como uma imersão profissional na área. No âmbito pessoal, consegue-se ter mais confiança, pois o jovem terá novas responsabilidades e descobrirá novidades sobre seu potencial. Socialmente, o afazer também melhora a qualidade de vida e patrocina os estudos por meio da bolsa-auxílio e demais pontos positivos.

Qual a importância do estágio na formação docente e a sua contribuição para a construção da identidade do professor de educação infantil?

O estágio é muito importante para a formação do educador, pois vai promover a relação teoria-prática através das reflexões, análises e experiências vivenciadas dentro de sala de aula. Tal prática leva o professor a refletir sobre a sua própria prática.

O que é o estágio em Pedagogia?

O estágio é uma das etapas obrigatórias para se formar em Pedagogia. Trata-se de uma experiência em que os conteúdos vistos ao longo do curso são aplicados na prática e o estudante pode observar e executar rotinas que farão parte de sua futura atuação profissional.

O que colocar no objetivo de?

O objetivo profissional ideal para inserir no currículo deve ter somente uma frase. Você pode colocar apenas o cargo que quer ocupar, a área pretendida ou os dois. Há também a opção de formatar a sentença com o seu contexto profissional.

Qual o objetivo de um estagiário em uma empresa?

O principal objetivo da atividade, para os estudantes, é proporcionar um meio de inserção no mundo corporativo e ser o ponta pé inicial para a sua carreira.

Quem inventou o estágio?

O estagio escolar somente foi instituído em 1967, quando o Ministro do Trabalho sancionou a Portaria 1.002 de 29/09/1967, disciplinando a relação entre as empresas e os estagiários, estabelecendo os direitos e as obrigações dos estagiários e das empresas.

Quando surgiu estagiário?

Foi mais ou menos assim que surgiu o estágio, em 1977, com a Lei 6.494. Na época não havia Internet e as oportunidades de emprego eram procuradas nos classificados dos jornais de domingo. Porém, todos os anúncios tinham uma palavra em comum: experiência.

Quem criou o estágio?

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva sancionou a Lei 11.788, de 25/09/2008, publicada no "Diário Oficial da União" desta sexta-feira (26), que regulamenta o estágio profissional.

Qual seria a importância do estágio na concepção de Libâneo?

De acordo com Libâneo (2010 apud PIMENTA E LIMA, 2012, p. 153), o estágio “é um campo de conhecimento sobre a problemática educativa na sua totalidade e historicidade e, ao mesmo tempo, uma diretriz orientadora da ação educativa”. Assim sendo, os alunos entendem que é importante a aprendizagem do campo de estágio.

O que é contextualização do estágio?

A contextualização inter-relaciona conhecimentos diferentes contribuindo para a estruturação de novos significados. Contextualizar, portanto, é construir significados (SILVA, et al., 2009).

O que é estágio Segundo Pimenta?

Pimenta e Gonçalves (1990) consideram que a finalidade do estágio é a de propiciar ao aluno uma aproximação à realidade na qual atuará. Assim, o estágio se afasta da compreensão até então corrente, de que seria a parte prática do curso.

Artigo anterior
Qual praia fica a Ilha do Mel?
Artigo seguinte
O que são semicondutores para que servem?